Profissionais da Educação Infantil: perspectivas sobre Intervenção Precoce

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n1p151-175

Palabras clave:

Intervenção precoce, Concepção de profissionais da educação, Perspectiva bioecológica do desenvolvimento humano, Educação Infantil

Resumen

A demanda pelo atendimento na Educação Infantil (EI) e o avanço das políticas públicas voltadas a crianças com atraso no desenvolvimento alterou as características da população atendida na EI. Este artigo procura verifi car as concepções dos profi ssionais da Educação Infantil sobre Intervenção Precoce. A pesquisa teve caráter quantitativo contou com 322 participantes que atuam em Centros de Educação Infantil. O instrumento utilizado foi o “Questionário das concepções dos profissionais da Educação Infantil sobre Intervenção Precoce”, elaborado pela pesquisadora e colaboradores. A coleta dos dados ocorreu online. Os resultados apontaram que as concepções dos profissionais da Educação Infantil sobre IP são variadas, desde a centrada na criança, visando à superação de déficits a concepções pautadas na perspectiva bioecológica do desenvolvimento. O contexto familiar apresenta-se como um desafio para a melhoria da comunicação e parceria entre as famílias de crianças com atraso e os Centros de Educação Infantil.

Palavras-chave: Intervenção precoce. Concepção de profissionais da educação. Perspectiva bioecológica do desenvolvimento humano. Educação Infantil.

Early Childhood Professionals: Perspectives on Early Intervention

Abstract

The growing demand for care in Early Childhood Education (EI) and the advancement of public policies aimed at children with developmental delays change the characteristics of the population served in relation to the social, cultural and educational delineation, as well as the demands related to EI. Therefore, this article seeks to verify the conceptions of early childhood education professionals about EI. The research has a predominantly quantitative character and included 322 EI professionals, they answered the “Questionnaire on the Conceptions of Early Childhood Education Professionals”, an instrument developed by the researcher and collaborators. Data collection took place online. The results showed that the conceptions of the professionals of the Early Education are varied, from the centered in the child aiming at the overcoming of deficits, to conceptions centered in the family or systems. The family context presents itself as a challenge to improve communication and partnership with the Centers for Early Childhood Education.

Keywords: Early intervention. Conceptions of education professionals. Bioecology human development. Childhood education.

Profesionales de la Educación Infantil: Perspectivas sobre la Intervención Temprana

Resumen

La demanda por la atención en la Educación Infantil (EI) y el avance de las políticas públicas dirigidas a niños con retraso en el desarrollo han alterado las características de la población atendida en la EI. Este artículo busca verificar las concepciones de los profesionales de la Educación Infantil sobre Intervención Temprana. La encuesta tuvo carácter cuantitativo contó con 322 participantes que actúan en Centros de Educación Infantil. El instrumento utilizado fue “Cuestionario de las concepciones de los profesionales de la Educación Infantil sobre Intervención Temprana”, elaborado por la investigadora y colaboradores. La recolección de datos se produjo en línea. Los resultados apuntaron que las concepciones de los profesionales de la Educación Infantil sobre IP son variadas, desde la centrada en el niño, visando la superación de déficits, hasta las pautadas en la perspectiva bioecológica del desarrollo. El contexto familiar se presenta como un desafío para la mejora de la comunicación y asociación entre las familias de niños con retraso y los Centros de Educación Infantil.

Palabras clave: Intervención temprana. Concepción de profesionales de la educación. Perspectiva bioecológica del desarrollo humano. Educación Infantil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafaeli Cappellaro-Kobren

Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pedagoga graduada pela Universidade
Castelo Branco (UCB), com Mestrado pela UFPR na linha de pesquisa em "Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano", Especialista em Educação Especial pelo Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão (IBPEX) e Especialista em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão pela UCB.

Maria de Fátima Minetto, Universidade Federal do Paraná

Professora titular da Universidade Federal do Paraná e do Programa de Pós Graduação em Educação
da UFPR, na linha de pesquisa Processos Psicológicos em Contextos Educacionais.

Wesley Correa, UNIMED Curtiiba

Psicólogo na área clínica, educacional e social, Docente para cursos de Graduação, Pós-Graduação e Formação Continuada. Psicólogo clínico na cooperativa de médicos Unimed Curitiba.

Leandro Kruzielski, Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto A do Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação da Universidade Federal
do Paraná.

Publicado

2020-08-07

Cómo citar

CAPPELLARO-KOBREN, Rafaeli; MINETTO, Maria de Fátima; CORREA, Wesley; KRUZIELSKI, Leandro.
Profissionais da Educação Infantil: perspectivas sobre Intervenção Precoce
. Cadernos de Pesquisa, v. 27, n. 1, p. 151–175, 7 ago. 2020 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14751. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos