Extensão universitária ferramenta de participação social não formal: contribuição de estudantes do ensino médio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v27n1p71-96

Palabras clave:

Cidadania, Participação social, Nós propomos, Extensão universitária

Resumen

Este estudo objetivou compreender a extensão universitária como meio de instigar estudantes do ensino médio a participação social. Buscou-se despertar nos estudantes das escolas públicas de ensino médio a cidadania a partir da identifi cação de problemas urbanos e proposições de resoluções para estes problemas. Este estudo constatou que o mecanismo não formal de extensão se apresenta como um modo alternativo adequado e efetivo de inserção dos estudantes secundários nos debates sobre a cidade. A metodologia qualitativa aplicada nesta pesquisa partiu da análise das ações e dos resultados das atividades do projeto “Nós propomos” realizadas pelos estudantes de seis escolas estaduais em Palmas durante o ano de 2017. Concluiu-se que a extensão universitária possibilita experimentar novas ferramentas participativas não formais adequadas para a inserção de estudantes secundaristas na participação social.

Palavras-chave: Cidadania. Participação social. Nós propomos. Extensão universitária.

University extension social non-formal participation tool: contribution of high school students

Abstract

This study aimed to understand the universitary extension as a means of high school studants to social participation. Sough to show to the public school high students the citizenship from the identifi cation of the urban problems and preposition of resolutions for this problems. The study checked to see if the non-formal mecanism of the extension show as alternative way appropriate and effective of secondary student’s insertion in the discussions of citizenship in the debates of the city. The qualitative metodology applied in this research started of the analysis of the actions and results of the projecto “We Propose” performed by the students from six public schools in Palmas during the year 2017. Concluded that the universitary extention makes possilble to experiment new participatory tools appropriate non-formal and promotes the integration of students in social participation.

Keywords: Citizenship. Socia participation. “We Propose”. Universitary extension.

Extensión universitaria herramienta de participación social no formal: contrición de estudiantes de secundaria

Resumen

Este estudio objetivó comprender la extensión universitaria como medio de instigar a estudiantes de la enseñanza media a la participación social. Se buscó despertar en los estudiantes de las escuelas públicas de enseñanza media la ciudadanía a partir de la identificación de problemas urbanos y proposiciones de resoluciones para estos problemas. Este estudio constató que el mecanismo no formal de extensión se presenta como un modo alternativo adecuado y efectivo de inserción de los estudiantes secundarios en los debates sobre la ciudad. La metodología cualitativa aplicada en esta investigación partió del análisis de las acciones y de los resultados de las actividades del proyecto “Nosotros Proponemos” realizadas por los estudiantes de seis escuelas estatales en Palmas durante el año 2017 Se concluyó que la extensión universitaria posibilita experimentar nuevas herramientas participativas no formales adecuadas para la inserción de estudiantes secundarios en la participación social.

Palabras clave: Ciudadanía. Participación social. Nosotros proponemos. Extensión universitaria. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Aparecido Bazzoli, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT) do Curso de Direito. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UFT)

Maria da Vitoria Costa Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Colaboradora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), nos projetos: Palmas Participa, Nós Propomos
e Cidade e Meio ambiente: Estudo ampliado em Perspectiva Interdisciplinar.

Tatiana de Oliveira Sousa, Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Membro do Projeto de Extensão Palmas Participa; Membro Voluntários do Projeto de Extensão Nós Propomos
- Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Publicado

2020-08-07

Cómo citar

BAZZOLI, João Aparecido; SILVA, Maria da Vitoria Costa; SOUSA, Tatiana de Oliveira.
Extensão universitária ferramenta de participação social não formal: contribuição de estudantes do ensino médio
. Cadernos de Pesquisa, v. 27, n. 1, p. 71–96, 7 ago. 2020 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14727. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos