HUMANIZAÇÃO E ATIVIDADE ESCOLAR NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v21.n1.p.27-41Keywords:
Teoria histórico-cultural. Humanização. Atividade. Educação escolar.Abstract
Este artigo tem por objetivo refletir sobre as contribuições da teoria histórico-cultural, particularmente, da teoria da atividade na análise da educação escolar e de seu significado no processo de emancipação dos seres humanos, enfatizando o pensamento de Vygotsky (concepção desenvolvimento/aprendizagem) e Leontiev (concepção de atividade humana e atividade escolar) e suas implicações pedagógicas na formação da individualidade e na prática escolar. Essas reflexões concretizam-se num diálogo com referências textuais desses autores e intérpretes, com destaque para a produção intelectual de Duarte (1993), Libâneo (2003) e Martins (2007). Inicialmente, sob o fundamento da teoria marxista, será demarcado o conceito de gênero humano como ser histórico e educável. Em seguida, discute-se a educação escolar na mediação de processos educativos alienantes, contrapondo-a com a atividade educativa com potencialidades de humanização. Por último, destacam-se algumas implicações da teoria da atividade para o desenvolvimento humano e para a atividade escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Teoria histórico-cultural. Humanização. Atividade. Educação escolar.
HUMANIZATION AND SCHOOL ACTIVITY ON HISTORICAL-CULTURAL THEORY
ABSTRACT: This article has the objective to reflect about the contributions of the Historical-Cultural Theory,
particularly, of the activity theory in the analysis of the school education and about this meaning in the process of emancipation of humans, emphasizing Vygotskys (development conception/apprenticeship) and Leontievs thoughts (conception of the human activity and school activity) and their pedagogical implications on the degree of the individuality and school practice. Those reflections accomplish in a dialogue with textual references of those authors and interpreters, with prominence to the intellectual production of Davilov, Duarte, Libâneo, Mello and Martins. Initially, under the foundation of Marxist Theory, will be determinated the concept of human species as historical and teachable been. Afterwards, it is discussed school education on the mediation of alienating educative processes, opposing with the educative activity with potentialities of humanization. At last, it is detached some implications of the activity theory for the human development and for the school activity.
KEYWORDS: Historical-cultural theory. Humanization. Activity. School education.
LA HUMANIZACIÓN Y LA ACTIVIDAD ESCOLAR EN LA TEORÍA HISTÓRICO-CULTURAL
RESUMEN: En este artículo se objetiva reflexionar sobre las contribuciones de la teoría histórico-cultural, particularmente, de la teoría de la actividad en el análisis de la educación escolar y de su significado en el proceso de emancipación de los seres humanos, enfatizando el pensamiento de Vygotsky (concepción desarrollo/aprendizaje) y de Leontiev (concepción de la actividad humana y de la actividad escolar) y sus implicaciones pedagógicas en la formación de la individualidad y en la práctica escolar. Esas reflexiones se concretizan en un diálogo con referencias textuales de esos autores e intérpretes, con destaque para la producción intelectual de Davilov, Duarte, Libâneo, Mello y Martins. Inicialmente, sobre el fundamento de la teoría marxista, será demarcado el concepto de género humano como ser histórico y educable. En seguida, se discute la educación escolar en la mediación de procesos educativos alienantes, contraponiéndola con la actividad educativa con potencialidades de humanización. Por último, se destacan algunas implicaciones de la teoría de la actividad para el desarrollo humano y para la actividad escolar.
PALABRAS CLAVE: Teoría histórico cultural. Humanización. Actividad. Educación escolar.
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