EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL PÓS LDB 1996: contradições e sentidos

Autores

  • Francisca das Chagas Silva Lima Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Lucinete Marques Lima Universidade Federal do Maranhão -UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v23n3p16-30

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Educação profissional. Formação do trabalhador.

Resumo

 

O artigo reflete sobre a Educação Profissional no Brasil pós LDB buscando apreender os princípios e concepções fundamentadoras dos instrumentos normativos e programáticos, suas relações, contradições ou sentidos. Utiliza-se de pesquisa bibliográfica e análise documental. Considera que, nos últimos vinte anos, as políticas educacionais brasileiras aprofundam os vínculos com a lógica da reestruturação capitalista de produção e com a concepção de formação polivalente para uma estrutura de mercado de trabalho flexível, seletiva e excludente. As bases normativas da educação nacional, a partir da LDB 1996, incorporam influências desse modelo de acumulação flexível e respectivo referencial de formação por competência, e da doutrina neoliberal, no entanto, permanece a disputa e a contradição no debate acadêmico e práticas programáticas e institucionais com outras concepções de formação.

Palavras-chave: Políticas educacionais. Educação profissional. Formação do trabalhador.

 

PROFESSIONAL EDUCATION IN BRAZIL POST LDB 1996: contradictions and senses

Abstract: The article reflects on the Professional Education in Brazil post LDB seeking to grasp the principles and conceptions underlying normative and programmatic instruments, their relations, contradictions or senses. Bibliographical research and documentary analysis are used. It considers that, in the last twenty years, Brazilian educational policies have deepened the ties with the logic of capitalist restructuring of production and with the concept of multipurpose training for a flexible, selective and excluding labor market structure. The normative bases of national education, since LDB 1996, incorporate influences of this model of flexible accumulation and respective reference of training by competence, and of neoliberal doctrine, nevertheless, the dispute and the contradiction remain in the academic debate and programmatic and institutional practices With other conceptions of formation.

Keywords: Educational policies. Professional education. Training of the worker

 

LA EDUCACIÓN PROFESIONAL EN BRASIL TRAS LDB 1996: contradicciones y significados

Resumen: En este artículo se reflexiona sobre la educación profesional en Brasil después de la LDB buscando entender los principios y conceptos fundamentadoras instrumentos normativos y programáticos, sus relaciones, contradicciones o sentidos. Utiliza la literatura y el documento de análisis. Se estima que, en los últimos veinte años, las políticas educativas de Brasil profundizan los lazos con la lógica de la reestructuración capitalista de la producción y el diseño de la formación polivalente para una estructura de mercado de trabajo flexible, selectiva y excluyente. Las bases normativas de la educación nacional, de LDB 1996 incorporan influencias de este modelo de acumulación flexible y su punto de referencia para la formación de competencia, y la doctrina neoliberal, sin embargo, sigue siendo la diferencia y contr adicción en el debate académico y prácticas programáticas e institucionales con otros conceptos de entrenamiento.

Palabras clave: Políticas educativas. La educación profesional. Formación de los trabajadores.

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Biografia do Autor

Francisca das Chagas Silva Lima, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1980), mestrado em Educacao pela Universidade Federal do Maranhão (2002) e doutorado em educação brasileira pela Universidade Federal do Ceará(2007). Tem experiência na área de educação, com ênfase em Política e Planejamento Educacional, Gestão e Organização de Sistemas de Ensino, Orientação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, ensino médio, educação profissional, educação de jovens e adultos, formação de professores, e trabalho/educação.

Lucinete Marques Lima, Universidade Federal do Maranhão -UFMA

Professora Doutora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
 



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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Silva Lima, F. das C., & Lima, L. M. (2016). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL PÓS LDB 1996: contradições e sentidos. Cadernos De Pesquisa, 23(3), 16–30. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v23n3p16-30

Edição

Seção

Artigos