HUMANIZAÇÃO E ATIVIDADE ESCOLAR NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Lucinete Marques Lima Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v21.n1.p.27-41

Palavras-chave:

Teoria histórico-cultural. Humanização. Atividade. Educação escolar.

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre as contribuições da teoria histórico-cultural, particularmente, da teoria da atividade na análise da educação escolar e de seu significado no processo de emancipação dos seres humanos, enfatizando o pensamento de Vygotsky (concepção desenvolvimento/
aprendizagem) e Leontiev (concepção de atividade humana e atividade escolar) e suas implicações pedagógicas na formação da individualidade e na prática escolar. Essas reflexões concretizam-se num diálogo com referências textuais desses autores e intérpretes, com destaque para a produção intelectual de Duarte (1993), Libâneo (2003) e Martins (2007). Inicialmente, sob o fundamento da teoria marxista, será demarcado o conceito de gênero humano como ser histórico e educável. Em seguida, discute-se a educação escolar na mediação de processos educativos alienantes, contrapondo-a com a atividade educativa com potencialidades de humanização. Por último, destacam-se algumas implicações da teoria da atividade para o desenvolvimento humano e para a atividade escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Teoria histórico-cultural. Humanização. Atividade. Educação escolar.


HUMANIZATION AND SCHOOL ACTIVITY ON HISTORICAL-CULTURAL THEORY

ABSTRACT: This article has the objective to reflect about the contributions of the Historical-Cultural Theory,
particularly, of the activity theory in the analysis of the school education and about this meaning in the process of emancipation of humans, emphasizing Vygotskys (development conception/apprenticeship) and Leontievs thoughts (conception of the human activity and school activity) and their pedagogical implications on the degree of the individuality and school practice. Those reflections accomplish in a dialogue with textual references of those authors and interpreters, with prominence to the intellectual production of Davilov, Duarte, Libâneo, Mello and Martins. Initially, under the foundation of Marxist Theory, will be determinated the concept of human species as historical and teachable been. Afterwards, it is discussed school education on the mediation of alienating educative processes, opposing with the educative activity with potentialities of humanization. At last, it is detached some implications of the activity theory for the human development and for the school activity.

KEYWORDS: Historical-cultural theory. Humanization. Activity. School education.


LA HUMANIZACIÓN Y LA ACTIVIDAD ESCOLAR EN LA TEORÍA HISTÓRICO-CULTURAL

RESUMEN: En este artículo se objetiva reflexionar sobre las contribuciones de la teoría histórico-cultural, particularmente, de la teoría de la actividad en el análisis de la educación escolar y de su significado en el proceso de emancipación de los seres humanos, enfatizando el pensamiento de Vygotsky (concepción desarrollo/aprendizaje) y de Leontiev (concepción de la actividad humana y de la actividad escolar) y sus implicaciones pedagógicas en la formación de la individualidad y en la práctica escolar. Esas reflexiones se concretizan en un diálogo con referencias textuales de esos autores e intérpretes, con destaque para la producción intelectual de Davilov, Duarte, Libâneo, Mello y Martins. Inicialmente, sobre el fundamento de la teoría marxista, será demarcado el concepto de género humano como ser histórico y educable. En seguida, se discute la educación escolar en la mediación de procesos educativos alienantes, contraponiéndola con la actividad educativa con potencialidades de humanización. Por último, se destacan algunas implicaciones de la teoría de la actividad para el desarrollo humano y para la actividad escolar.

PALABRAS CLAVE: Teoría histórico cultural. Humanización. Actividad. Educación escolar.

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Biografia do Autor

Lucinete Marques Lima, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1975), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1979) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência de docência e gestão na área de Educação Básica e Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica, educação de jovens e adultos, política e gestão educacional, educação superior. Na Educação Superior desempenhou funções e cargos de direção, tais como chefe de departamento acadêmico, coordenação de curso (graduação e pós-graduação), direção do Centro de Ciências Sociais e Pró-Reitoria de Graduação. Coordenou vários projetos de extensão,com foco na formação de docentes para a educação rural, escolas comunitárias e ensino fundamental, bem como na formação do corpo social dos Centros de Atenção Integral às Crianças e Adolescentes (CAICs) no Maranhão numa perspectiva de implantação da proposta de educação integral. Atualmente, é professora e coordenadora do Curso de Pedagogia/CCSo do Campus de São Luís-MA e do Programa de Formação de Professores para a Educação do Plano de Ações Articuladas.Em 2013, ingressou no Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufma.

 

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Publicado

2014-08-31

Como Citar

Lima, L. M. (2014). HUMANIZAÇÃO E ATIVIDADE ESCOLAR NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Cadernos De Pesquisa, 21(1), 27–41. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v21.n1.p.27-41

Edição

Seção

Artigos