FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DOCENTE NO CONTEXTO DAS CONTRARREFORMAS À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n3.2022.44

Palavras-chave:

Pedagogo(a) docente, Pedagogia histórico-crítica, escola elementar, resistência ativa

Resumo

O objetivo é analisar a formação e o trabalho do(a) pedagogo (a) docente no contexto das contrareformas neoliberais a partir das teses da pedagogia histórico-crítica com vistas a extrair contribuições para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que na sua intencionalidade primem pela sólida formação teórico-prática e política dos pedagogos(as). Problematiza a formação de professores na educação superior no contexto da mundialização do capital e a redefinição das finalidades da universidade brasileira, Como também analisa as DCNP de 2006 e o neotecnicismo no contexto do recuo da teoria. O estudo tem como base teórico-metodológica os fundamentos ontognosiológicos da teoria do ser social de Marx e seu o método dialético, recorre-se a Marx (1978;1983), e aos marxianos Kosik (1995), Paulo Netto (2009) e Frigotto (2006; 2107) e, ainda, a pedagogia como ciência da e para a práxis educativa Saviani (2004; 2005; 2008ª; 2008b; 2010). E a didática como teoria do ensino como prática social e totalidade concreta Faria (2011;2012; 2018). As análises indicam que ao pensamento pedagógico e didático contra-hegemônico, próprio da pedagogia histórico-crítica, cabe a tarefa de explicar a prática educativa e o ensino como fenômeno complexo e uma totalidade concreta. Aponta a necessidade de que o eixo da organização curricular do curso de pedagogia tome por base a história da escola elementar, como também, configure uma formação baseada nos clássicos. Possibilitando aos pedagogos(as) docentes o desenvolvimento de uma aguda consciência das finalidades da educação escolar e da prática pedagógica, assim como propõe a resistência ativa: coletiva e propositiva em defesa da educação e da escola pública.

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Biografia do Autor

Tânia Mara Rezende Machado, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1993), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo- Nupecamp. É professora associada 3 e professora permanente do Mestrado Acadêmico em Educação da UFAC e do mestrado Profissionalizante em Ensino História da mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo e em Ensino de História.

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

Faria, L. R. A. de, & Machado, T. M. R. (2022). FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DOCENTE NO CONTEXTO DAS CONTRARREFORMAS À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Cadernos De Pesquisa, 29(3). https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n3.2022.44