RESEARCH AND EDUCATION

GLEPDIAL and the professional development of educators in basic education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n1.2022.6

Keywords:

Teachers Professional Growth, Research groups, Teacher Development

Abstract

The relationship between school and university as a fruitful exchange on the education of teachers and professors can be experienced in research groups to favor the professional development of educators. This article addresses the formative role of the Study and Research Group on Reading and Writing as a Dialogical Process (Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita como Processo Dialógico/GLEPDIAL) in the professional development of Basic Education teachers. This is established as exploratory research of qualitative foundation about the formative experience of the cited group, at the Federal University of Maranhão (Universidade Federal do Maranhão/UFMA). The text has been divided into four parts: the first part situates the theme, the objective, and the methodology; the second presents the discussion on docent formation and research, with emphasis on reflection on practice; in the third, it is presented the analysis of data in the light of the chosen authors; and in the fourth, some provocative considerations. Of qualitative foundation, with an interpretivist perspective, the data were generated via an open questionnaire along with three educators who participated in the group and whose debate was carried out through textual discourse analysis. The results point out that participating in research groups instigates the return to the University, giving new meaning to personal and professional projects, enabling exchanges and knowledge, appropriation of acquired understanding, and moving them to reflect on their practice.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Francy Sousa Rabelo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2014), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (2004) e graduação em PEDAGOGIA (2003), ambas pela Universidade Federal do Maranhão. Foi Professora Substituta na UFMA no período de 2007 e início de 2008. Atualmente é Professora do Quadro Efetivo (desde 2008) na Universidade Federal do Maranhão, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa Educacional, Pedagogia Hospitalar, Formação de Professores, Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado. Ministra as disciplinas: Pesquisa Educacional e Estágio Supervisionado em Educação Infantil. Coordena o Projeto de Extensão Estudar, uma ação Saudável: construindo uma Pedagogia Hospitalar (UFMA) que acontece no Hospital Universitário Materno Infantil. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita como processo dialógico -GLEPDIAL/UFMA e o Grupo de Pesquisa, Docência no Ensino Superior e na Educação Básica - GDESB/PPGE/UECE.

Maria Socorro Lucena Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Educação na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Universidade de São Paulo - USP (2001) com Pós-doutorado em Educação junto ao Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada na Universidade de São Paulo-USP (2007), com Estágio na Universidade do Minho-Portugal. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1995), Graduada em Letras (1971) e em Pedagogia (1978) pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Integra o quadro de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE da Universidade Estadual Estadual - UECE, na linha Docência no Ensino Superior e na Educação Básica. Foi Professora Visitante na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB 2017-2019. Pertence ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Educadores - GEPEFE e Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação do Educador e ELOSS - Educação e Cooperação Su -Sul - UNILAB.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Estágio Curricular Supervisionado, trabalho docente, práticas escolares, docência no ensino superior e formação continua e professores.

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE (supervisora de pós-doutorado e orientadora de doutorado, mestrado, especialização, graduação e iniciação científica). Possui Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Universidade de Brasília (UNB); Doutorado e mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela PUC/MG; Licenciada em Pedagogia pela UECE. Editora da Revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Membro do conselho editorial da Revista Educação em Questão (UFRN) e da Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (ANPEd GT8/Editora Autêntica), além de outros periódicos qualificados. Vice-coordenadora (2011-2012) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE (2012-2017), contemplada com os financiamentos: FUNCAP/CAPES Edital 02/2013 - Estímulo à Cooperação Científica e Desenvolvimento da Pós-Graduação; FUNCAP/CAPES Edital 04/2015 - Programa de Pós-Doutorado para Jovens Doutores, que investiu na atuação de jovens doutores no desenvolvimento do Ceará. Coordenadora da Coordenadoria do Ensino lato sensu do Centro de Educação da UECE (10/2004 a 03/2010). Vice-diretora da Faculdade de Educação de Crateús – FAEC/UECE (12/1992 a 10/1996). Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS) e membro do grupo de estudo e pesquisa Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE/UFSC). Coordenadora do Observatório Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação, que tem contado com financiamentos diversos (CAPES/OBEDUC, CNPq e FUNCAP). Pesquisadora de projetos financiados pelo CNPq (Universal 2018): Pesquisa com Professores Iniciantes: Um estudo sobre indução profissional, iniciativa interinstitucional entre UFRJ, UFSC e UECE; e, Processos de indução de professores iniciantes na escola básica, investigação em rede envolvendo 14 IES e vinculada à PUC/SP. Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Ceará (2013-2014). Tutora de projetos de pesquisa apoiados pelo Programa Jovens Pesquisadores (FUNCAP Edital 07/2012). Vice-presidente Nordeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) (12/2015 a 12/2019). Vice-coordenadora (2012-2013) e Coordenadora do FORPRED Nordeste/ANPEd (2013-2015). Representante da ANPEd no Fórum Estadual de Educação do Ceará (FEE-CE). Avaliadora externa do PIBIC/UNILAB e interna da UECE. Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID, 11/2009 a 07/2014) e do Programa de Consolidação das Licenciaturas (PRODOCÊNCIA, 11/2010 a 02/2015) na UECE. Organizadora de eventos científicos (ANPEd, EPEN, ENDIPE, ENALIC etc.). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE). Integra a Red de inducción a la docencia (RID), a Red Iberoamericana de Liderazgo y Prácticas Educativas (RILPE) e a Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (RIDES). Tem se dedicado a estudos e pesquisas sobre desenvolvimento profissional de professores, inovação e docência na Educação Básica e Educação Superior.

Published

2022-03-29

How to Cite

RABELO, Francy Sousa; LIMA, Maria Socorro Lucena; FARIAS, Isabel Maria Sabino de.
RESEARCH AND EDUCATION: GLEPDIAL and the professional development of educators in basic education
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 1, p. 129–148, 29 Mar. 2022 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/16072. Acesso em: 21 nov. 2024.