PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: território de ensino e aprendizagem

Autores

  • Silvia Maria Nóbrega-Therrien Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Jacques Therrien Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Isabel Maria Sabino de Farias Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Silvina Pimentel Silva Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v22.n1.p.16-30

Palavras-chave:

Integração ensino-pesquisa. Docência universitária. Gestão pedagógica. Epistemologia daprática. Ensino superior na saúde.

Resumo

O estudo aprofunda dimensões da gestão pedagógica na docência universitária no campo da saúde,concebendo a pesquisa como princípio educativo na medida em que a aprendizagem à reflexividade crítica. própriaa essa atividade, propicia a consolidação da autonomia profissional do educando. Tendo como suporte teórico-metodológicoa epistemologia da prática docente, a etnometodologia e a ergonomia do trabalho docente configurouo desenvolvimento do objeto de investigação: a prática pedagógica de docentes universitários com atuação empesquisa. A coleta de dados incluiu o estudo inicial dos documentos e a aplicação de questionário aos professoresseguida da observação de docentes, em sala de aula e a realização de entrevistas. As atividades de análise foramdesenvolvidas mediante um roteiro de categorias definidas. Os documentos analisados, enquanto conjunto de dispositivoslegais evidenciaram o reconhecimento do princípio formativo da pesquisa. Por outro lado, dos 164 professoresidentificados nos cinco cursos da área da saúde, somente 81 (49.4%) atuam efetivamente com pesquisa.Os dados coletados confirmaram que as iniciativas identificadas dessa integração são esparsas e frágeis, tantona prática quanto na compreensão conceitual dos professores sobre essa dimensão da docência na formação.Configura-se, contudo, uma tendência em reconhecer sua fundamentação e a utilizá-la como estratégia de ensinoe aprendizagem. De modo transversal, as atividades integradas são mais notórias entre os docentes com inserçãoem programas de iniciação científica, grupos de pesquisa e desenvolvimento de projetos. Professores pesquisadorescom experiência consolidada denotam um modo diferenciado de lecionar e de desenvolver a atitude investigativaem seus alunos.

Palavras-chave: Integração ensino-pesquisa. Docência universitária. Gestão pedagógica. Epistemologia daprática. Ensino superior na saúde.

 

RESEARCH AS AN EDUCATIVE PRINCIPLE IN TEACHING AT UNIVERSITY: ateaching and learning territory

Abstract: This study broadens the dimensions of pedagogic management in university teaching in the healthfield, conceiving research as an educative principle, mostly as a learning strategy for critical reflexivity leading toprofessional autonomy of the students. With theoretical and methodological support encountered in epistemologyof practice, ethnomethodology and ergonomics of teachers’ work configured the development of the objective: pedagogicpractice of university teachers with performance in research. Data collection included, in the first phase, thesearch for documents and a questionnaire with the teachers, and in the second phase, observations in the classroomand interviews. The analysis activities were developed with an itinerary of defined categories. The results fromanalyses of documents witnessed the recognition of research as a training principle in the set of legal provisions.Otherwise, among the 164 teachers identified from the five courses in the area of health, only 81 (49.4%) conductresearch. Data showed that the initiatives identified about this integration are sparse and fragile, as much in theteachers’ practice, as from the conceptual comprehension they have on this teaching dimension and his importancein training. It is accurate to say that there is a trend in recognizing its fundaments and using it as a teaching andlearning strategy. The presence of cross-cutting research is more notorious among teachers with insertion in scientificinitiation programs, research groups and the development of projects. Teachers with consolidated experiencedenoted a differentiated method of teaching and developing an investigative posture in their students.

Keywords: Teaching-research integration. University teaching. Pedagogic management. Epistemology of practice.Higher education in health.

 

INVESTIGACIÓN COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO EN LA DOCENCIA UNIVERSITARIA: territorio de enseñanza y aprendizaje

Resumen: El estudio profundiza dimensiones de la gestión pedagógica en la enseñanza universitaria en el campode la salud, concibiendo la investigación como principio educativo en la medida en que el aprendizaje de la reflexividadcrítica a esa actividad propicie la autonomía profesional del estudiante. Tiendo como soporte teórico-metodológicola epistemología de la práctica docente, la etnometodología y la ergonomía del trabajo docente configuróel desarrollo del objeto de la investigación: la práctica pedagógica de profesores universitarios con actuación en lainvestigación. La colección de datos incluyó el estudio de los documentos y la aplicación de cuestionarios a los profesoresseguidos por la observación de docentes en aula y la realización de entrevistas. Las actividades de análisisse desarrollaron a través de una guía de categorías definidas. Los documentos analizados, en cuanto conjunto dedispositivos legales evidenciaron el reconocimiento del principio formativo de la investigación. Por otro lado, de los164 profesores identificados en los cinco cursos de la área de la salud, solamente 81 (49.4%) actúan efectivamentecon investigación. Los datos recopilados confirmaron que las iniciativas identificadas de esta integración son escasasy frágiles, tanto en la práctica como en la comprensión conceptual de los profesores sobre la dimensión de laformación docente. Establece, sin embargo, una tendencia a reconocer la investigación como estrategia de apoyoa la enseñanza y aprendizaje. Transversalmente, las actividades integradas son más notables entre los profesorescon inserción en los programas de iniciación científica, grupos de investigación y desarrollo de proyectos. Profesoresinvestigadores con experiencia consolidada demuestran una forma diferente de enseñar y desarrollar unaactitud investigativa en sus alumnos.

Palabras clave: Integración enseñanza-investigación. Docencia universitaria. Gestión pedagógica. Epistemologíade la práctica. Enseñanza superior en la salud.

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Biografia do Autor

Silvia Maria Nóbrega-Therrien, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Enfermeira. Doutora em Sociologia pela Universidade de Salamanca, Espanha; Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Valência, Espanha. Professora do Curso de Medicina e do Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual do Ceará - UECE; Pesquisadora PQ do CNPq.

Jacques Therrien, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pedagogo, com Mestrado em Filosofia, Doutorado em Educação e Pós-Doutorado na Université Laval e na Universitat de Valencia. Professor Titular aposentado da UFC. Professor visitante no PPGE da Universidade Estadual do Ceará. PQ Sênior/CNPq.

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pedagoga. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará; Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual do Ceará – UECE.

Silvina Pimentel Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pedagoga. Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará; Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília UNB, Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Universidade Estadual do Ceará – UECE.

 

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Publicado

2015-04-29

Como Citar

NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; THERRIEN, Jacques; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; SILVA, Silvina Pimentel.
PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: território de ensino e aprendizagem
. Cadernos de Pesquisa, v. 22, n. 1, p. 16–30, 29 Abr 2015 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3391. Acesso em: 4 nov 2024.

Edição

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