FORMAÇÃO REFLEXIVA NO ENSINO DA ENFERMAGEM: discussão à luz de Schön

Autores

  • Roberlandia Evangelista Lopes Universidade Estadual Vale do Acaraú -UEVA
  • Andréa da Costa Silva Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Silvia Maria Nóbrega-Therrien Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v22.n1.p.47-58

Palavras-chave:

Ensino em Enfermagem. Formação reflexiva. Donald Schön.

Resumo

O estudo se ancora nos fundamentos da abordagem reflexiva de Donald Schön. Objetivamos refletiracerca dos conceitos abordados por Schön e sua contribuição no processo de reflexão da formação do enfermeiro.Assumimos o movimento renovador e reflexivo da enfermagem, subsidiando-a a romper os obstáculos epistemológicosque reduzem a sua prática a um fazer técnico e dissociado de uma prática científica e humana. Trata-sede um estudo bibliográfico. Não temos a pretensão de resolver todos os desafios do ensino na formação em enfermagem,entretanto, compreendemos que a anunciação dessa nova ou não tão nova identidade epistemológicana enfermagem, pressupõe sistematização da dialeticidade no fazer do enfermeiro. Schön aborda o conceito desujeito reflexivo inspirado nas concepções de Dewey e nos imbui a refletir sobre três níveis de reflexão. Entretanto,situamos nossa preocupação no ensino em enfermagem, ou seja, pautar-se apenas em um conhecimento tácito.A visão não ampliada dessa concepção pode nos direcionar à “velha” racionalidade técnica, epistemologia da qualSchön intentava combater.

Palavras-chave: Ensino em Enfermagem. Formação reflexiva. Donald Schön.

 

REFLECTIVE TRAINING IN NURSING ECUCATION: discussion based on Schön’sconcepts

Abstract: The study is supported in the fundamentals of Donald Schön’s reflective approach. We aim to reflecton the concepts covered by Schön and his contribution to the reflection process of nursing education. We assumethe renewal and reflexive movement of nursing, supporting it to break the epistemological obstacles that reduce theirpractice to a technical task and dissociated from a scientific and human practice. This is a bibliographic study. We donot claim to solve all the challenges of teaching in nursing education, however, understand that the announcementof this new or not so new epistemological identity in nursing requires systematization of dialectics in the nursing task.Schön addresses the concept of reflective subject inspired by Dewey’s conceptions and takes us to three levels ofreflection. However we place our emphasis in teaching nursing, in other words guided only in a tacit knowledge. Thenonzoomed vision of this conception can direct us to “old” technical rationality, epistemology which Schön aimed tocombat.

Keywords: Nursing Education. Reflective training. Donald Schön.

 

FORMACIÓN REFLEXIVA EN LA ENSEÑANZA DE LA ENFERMERÍA: análisis ala luz de Schön

Resumen: El estudio se ampara en los fundamentos del enfoque reflexivo de Donald Schön. Nuestro objetivo esreflexionar sobre los conceptos tratados por Schon y su contribución al proceso de reflexión de la educación deenfermería. Asumimos el movimiento renovador y reflexivo de la enfermería, subsidiando la misma para romperlos obstáculos epistemológicos que reducen su práctica a un hacer técnico y disociado de una práctica científicay humana. Se trata de un estudio bibliográfico. No tenemos la pretensión de solucionar todos los desafíos de laenseñanza en la formación en enfermería, sin embargo, comprendemos que la anunciación de esa nueva o no tannueva identidad epistemológica en la enfermería requiere la sistematización de la dialecticidad en lo hacer de loenfermero. Schön aborda el concepto de sujeto reflexivo inspirado en las concepciones de Dewey y nos imbuye areflexionar sobre tres niveles. Sin embargo situamos nuestra preocupación en la enseñanza en enfermería, es decir,guiarse sólo en un conocimiento tácito. La visión no expandida de esa concepción puede nos direccionar para“vieja” racionalidad técnica, epistemología de la cuál Schön intentaba combatir.

Palabras clave: Enseñanza en Enfermería. Formación Reflexiva. Donald Schön.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberlandia Evangelista Lopes, Universidade Estadual Vale do Acaraú -UEVA

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009), Especialista em Saúde da Família pelas Faculdades INTA, possui Mestrado(2012) em Saúde da Família-Universidade Federal do Ceará (UFC); Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA) em Sobral-CE.

Andréa da Costa Silva, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Silvia Maria Nóbrega-Therrien, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Enfermeira. Doutora em Sociologia pela Universidade de Salamanca, Espanha; Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Valência, Espanha. Professora do Curso de Medicina e do Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual do Ceará - UECE; Pesquisadora PQ do CNPq.

Downloads

Publicado

2015-04-29

Como Citar

LOPES, Roberlandia Evangelista; SILVA, Andréa da Costa; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria.
FORMAÇÃO REFLEXIVA NO ENSINO DA ENFERMAGEM: discussão à luz de Schön
. Cadernos de Pesquisa, v. 22, n. 1, p. 47–58, 29 Abr 2015 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3393. Acesso em: 4 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)