INCLUSIVE TEACHING PRACTICES FOR STUDENTS WITH INTELLECTUAL DISABILITIES IN SCHOOL CONTEXTS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.24

Keywords:

Teaching practice, School inclusion , Intellectual disability

Abstract

This study had as a general objective to investigate the teaching practices of teachers whose students have intellectual disability in regular school. It is a research of qualitative nature with delineation of the
action research. The study was carried out in two public schools from the Municipal Network in Teresina (PI) and developed with six participants, tearchers from early years of elementary school who worked in the common class. As methodological procedures, it was used the diagnosis of the previous knowledge of the teachers; study sessions denominated study meetings; and observation. For information production, we have used the strategy teaching cases and, as tools, the questionnaire and the field diary. The results highlighted that the
teachers could not organize and implement differentiated practices from the curricular proposal of the school year when the student was attending. They used activities distanced from the class’ curriculum which were simpler and easier with students with intellectual disability. The lack of specific training to work with students from Target Group Students in Especial Education (PAEE) was the most highlighted element as a difficulty in the comment of the teachers, outlined by the feeling of unpreparedness for work.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria do Socorro Santos Leal Paixão, Universidade Federal do Piauí

Centro de Ciências da Educação

Departamento de Fundamentos da Educação

Área de Fundamentos Psicológicos da Educação

Ana Valéria Marques Fortes Lustosa, Universidade Federal do Piauí

Centro de Ciências da Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação

Departamento de Fundamentos da Educação

Área de Fundamentos Psicológicos da Educação

References

ALMEIDA, Mariangela Lima de. A prática pedagógica inclusiva: o ensino em multiníveis como possibilidade. In: ALMEIDA, Mariangela Lima de; RAMOS, Ines de Oliveira (Orgs.). Diálogos sobre práticas pedagógicas inclusivas. Curitiba: Appris, 2012, pp. 71-100.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004.

BRAUN, Patrícia. Uma intervenção colaborativa sobre os processos de ensino e aprendizagem do aluno com deficiência intelectual. Rio de Janeiro, RJ, 2012. Tese de Doutorado.

BRAUN, Patrícia. A pesquisa-ação: aspectos conceituais, aplicação e implicações em investigações sobre Educação Especial. In: Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes (Org.). Novas trilhas no modo de fazer pesquisa em Educação Especial. São Carlos: Marquezine & Manzini: ABPEE, 2014, p. 89-103.

CAMPOS, Mariana de Lima Isaac Leandro; MENDES, Enicéia Gonçalves. Formação de professores para a educação inclusiva em cursos à distância: um estudo de campo documental. Revista Cocar, Belém/Pará, Edição Especial, n.1, p. 209-227, 2015

CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim. Concepções de professores acerca dos fatores que dificultam o processo da educação inclusiva. Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 3, p. 355-364, set./dez. 2009, pp. 355-364.

CARNEIRO, Maria Sylvia Cardoso. A Deficiência Mental como produção social: de Itard à Abordagem Histórico-Cultural. In: BAPTISTA, Claudio Roberto (Org.). Inclusão e Escolarização. Porto Alegre: Mediação, 2006.

CHINALIA, Fabiana. Perspectivas de inclusão escolar: deficiência intelectual, conhecimento e trabalho pedagógico. In: MONTEIRO, Maria Inês Bacellar; FREITAS, Ana Paula de; CAMARGO, Evani Andreatta Amaral (Orgs.). Relações de ensino na perspectiva inclusiva: alunos e professores no contexto escolar. Araraquara- SP: Junqueira &Marin, 2014. pp. 111-133.

COSTA, Maria da Piedade Resende da. Alfabetização para o aluno com Deficiência Intelectual. São Paulo: Edicon, 2011.

COSTA, Raquel Almeida. A prática pedagógica de professoras de uma aluna com deficiência intelectual: desafios e possibilidades no cotidiano de uma escola de ensino fundamental. Uberlândia, MG, 2016. Dissertação de Mestrado.

DORZIAT, Ana. A inclusão escolar de surdos: um olhar sobre o currículo. In: JESUS, Denise Meyrelles de; BAPTISTA, Claudio Roberto; BARRETO, Maria Aparecida Santos Côrrea; VICTOR, Sonia Lopes (org.). Inclusão: práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação, 2007, pp. 54-62.

DUEK, Viviane Preichardt. Formação Continuada: análise dos recursos e estratégias de ensino para a educação inclusiva sob a ótica docente. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 30, n.02, p.17-42|abril-junho 2014.

DUEK, Viviane Preichardt. Docência e inclusão: reflexões sobre a experiência de ser professor no contexto da escola inclusiva. Dissertação de Mestrado Goiânia (GO), 2006.

DUEK, Viviane Preichardt Educação Inclusiva e formação continuada: contribuição dos casos de ensino para os processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional dos professores. Natal, RN, 2011. Tese de Doutorado.

FERREIRA, Maria Cecília Carareto. A educação escolar de alunos com deficiência intelectual pode se viabilizar na perspectiva do letramento? In: JESUS, Denise Meyrelles; BAPTISTA, Claudio Roberto; BARRETO, Maria Aparecida S. Côrrea Barreto; VICTOR, Sonia Lopes. Inclusão: práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação, 2007, p. 101-109.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set/dez.2005.

FANCO, Maria Laura P. B. Análise de conteúdo. Brasília: Líber Livro Editora, 2008

GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. O conceito de flexibilidade curricular nas políticas públicas de inclusão educacional. In: In: JESUS, Denise Meyrelles de; BAPTISTA, Claudio Roberto; BARRETO, Maria Aparecida Santos Côrrea; VICTOR, Sonia Lopes (org.). Inclusão: práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação, 2007, pp. 11-20.

GESSER, Marivete; NUERNBERG, Adriano Henrique; TONELI, Maria Juracy Filgueiras. A contribuição do modelo social da deficiência à Psicologia Social. Psicologia & Sociedade; 24(3): 2012, p. 557-566.

GOULART, Aurea Maria Paes Leme. Adaptação/Flexibilização Curricular. In: MARQUEZINE, Maria Cristina; BUSTO, Rosângela Marques; FUJISAWA, Dirce Shizuko (Org.). Reflexões, Experiências e Práticas sobre Inclusão. São Carlos: ABPEE, Marquezine & Manzini, 2014, pp. 57-70.

GUADAGNINI, Larissa; DUARTE, Márcia. Práticas Pedagógicas de Acessibilidade Curricular para Alunos com Deficiência Intelectual em classes do ensino fundamental e médio. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial. Londrinas, 2013.

HEACOX, Diane. Diferenciação curricular na sala de aula: como efectuar alterações curriculares para todos os alunos. Porto, Portugal: Porto Editora, 2006.

LIMA, Rita Carla; SÉRGIO, Maria Cândida; SOUZA, Adriana Cristina de. A Prática docente do professor da educação infantil: contribuições para o desenvolvimento das crianças. Revista e-curriculum, São Paulo, v.8 n.1 ABRIL 2012. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em: 15/06/2018.

LUSTOSA, F. G.; FREIRE, A. M. Bem-vindos à inclusão: relatos de uma professora sobre a experiência de receber alunos com deficiência no sistema regular de ensino. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 18, 2007 Maceió. Anais…Maceió: EPENN, 2007, p. 1 – 13.

MAZZOTA, Marcos J. S. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996.

MENDES, Enicéia Gonçalves. Deficiência mental: a construção científica de um conceito e a realidade educacional. 1995. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.

MENDES, Enicéia Gonçalves; VILARONGA, Carla Ariela Rios; ZERBATO, Ana Paula. Ensino Colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. São Carlos: EDUFSCar. 2014.

MENDES, Enicéia Gonçalves; TANNÚS-VALADÃO, Gabriela; MILANESI, Josiane Beltrame. Atendimento Educacional Especializado para estudante com deficiência intelectual: os diferentes discursos dos professores especializados sobre o que e como ensinar. Revista Linhas. Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 45-67, set./dez. 2016.

MOSCARDINI, Saulo Fantato. Escolarização de alunos com deficiência intelectual em classes comuns e em Salas de Recursos Multifuncionais, 2011. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras UNESP/Araraquara. Orientadora Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo.

NONO, Maévi Anabel; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente. R. bras. Est. pedag. Brasília, v. 83, n. 203/204/205, p. 72-84, jan. /dez. 2002.

OLIVEIRA, Glaucimara Pires. Intervenção pedagógica individualizada para alunos com deficiência intelectual: ensino de leitura em salas de recursos. São Carlos, 2010. Tese de Doutorado.

PICCOLO, Gustavo Martins. Por um pensar sociológico sobre a deficiência. Curitiba: Appris, 2015.

PICCOLO, Gustavo Martins; MENDES, Enicéia Gonçalves. Para além do natural: contribuições sociológicas a um pensar sobre a deficiência. In: MENDES, Enicéia Gonçalves; ALMEIDA, Maria Amélia (org.). A pesquisa sobre inclusão escolar em suas múltiplas dimensões: teoria, política e formação. Marília: ABPEE, 2012, p. 53-90.

PLETSCH, Márcia Denise. Repensando a inclusão escolar de pessoas com deficiência mental: diretrizes políticas, currículo e práticas pedagógicas. 2009. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Orientadora: Rosana Glat

PLETSCH, Márcia Denise. Notas sobre o desenvolvimento e a aprendizagem de pessoas com deficiência mental/intelectual: o caso de inclusão do aluno Maciel. In: MARQUEZINE, Maria Cristina; BUSTO, Rosângela Marques; FUJISAWA, Dirce Shizuko (Org.). Reflexões, Experiências e Práticas sobre inclusão. São Carlos: ABPEE: Marquezine& Manzini, 2014, pp 43-56.

PLETSCH, Marcia Denise; GLAT, Roxana. A escolarização de alunos com deficiência intelectual: uma análise da aplicação do Plano de Desenvolvimento Educacional Individualizado. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 18, n. 35, p. 193-208, jan./abr. 2012 pp. 193- 207.

PLETSCH, Márcia Denise; SOUZA, Flávia Faissal de; ORLEANS,Luis Fernando. A diferenciação curricular e o desenho universal na aprendizagem como princípios para a inclusão escolar. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 14, Nº 35 (2017)

RICHARDSON, Roberto Jarry. Como fazer pesquisa-ação? In: RICHARDSON, Roberto Jarry (Org.). Pesquisa-Ação: princípios e métodos. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2003, p. 149-174.

ROCHA, Maíra Gomes de Souza da; AVILA, Leila Lopes de. Pesquisas, práticas e experiências sobre os processos de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual e múltipla em escolas públicas da Baixada Fluminense. In: PLETSCH, Márcia Denise; MENDES, Geovana Mendonça Lunardi; HOSTIN, Regina Célia Linhares (org.). A escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas, práticas e processos cognitivos. São Carlos: Marquezine& Manzini: ABPEE, 2015, pp.31-44.

RODRIGUES, Suellen da Rocha; FERNANDES, Edccléa Mascarenhas; ORRICO, Helio Ferreira; ALBUQUERQUE, Caroline da Silvan; MACHADO, Gabriela Rivas. Acessibilidade ao currículo e práticas pedagógicas. In: MARQUEZINE, Maria Cristina; BUSTO, Rosângela Marques; FUJISAWA, Dirce Shizuko (org.). Reflexões, Experiências e Práticas sobre Inclusão. São Carlos: ABPEE, Marquezine& Manzini, 2014, pp.101-112.

SANDIN ESTEBAN, Maria Paz. Pesquisa Qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.

SANTOS, Ana Lucia Félix dos; AZEVEDO, Janete Maria Lins de. A pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico. Revista Brasileira de Educação. v 14. N. 42. set. /dez. 2009.

SANTOS, Teresa Cristina Coelho dos. Educação inclusiva: práticas de professores frente à Deficiência Intelectual, 2012. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação –Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Orientadora: Lucia de Araújo Barros Martins.

SANTOS, Geandra Claudia Silva. Os impactos dos alunos com desenvolvimento atípico na subjetividade do professor e a configuração do trabalho pedagógico. Brasília-DF, 2010. Tese de Doutorado.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Deficiência Intelectual e Inclusão. Revista Nacional de Reabilitação, ano X, n. 54 (p. 8-11, jan./fev.2007). Disponível em http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1320. Acesso em 06/07/2016.

SILVA, Esther Giacomimi. Formulação de um Programa de Ensino Individualizado (PEI) para o Ensino Inclusivo. In: MANZINI, Eduardo José (Org.). Educação Especial e Inclusão: temas atuais. São Carlos: Marquezine e Manzini Editora, ABPEE, 2013.

SILVA-PORTA, Wilma Carin. Prática pedagógica aos educandos com deficiência intelectual numa escola de ensino fundamental com alto ideb. São Carlos, SP, 2015. Dissertação de Mestrado.

SIQUEIRA, Carla Fernanda Oliveira de et al. Planos de ensino individualizados na escolarização de alunos com deficiência intelectual. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos: novembro de 2012. Disponível em http://www.eduinclusivapesq-uerj.pro.br/images/pdf/Carla.Ufscar.2012.pdf.Acesso : 08/-7/ 2012.

SOUZA, João Francisco de. Prática pedagógica e formação de professores. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012.

TACCA, Maria Carmen Vilela Rosa (org.). Aprendizagem e Trabalho pedagógicas. Campinas, SP: Editora Alínea, 2006.

TANNÚS-VALADÃO, Gabriela. Inclusão Escolar e Planejamento Educacional Individualizado: avaliação de um programa de formação continuada para educadores. São Carlos-SP. Tese de Doutorado, 2014.

TOMLINSON, Carol Ann. Diferenciação pedagógica e diversidade: ensino de alunos em turmas com diferentes níveis de capacidade. Porto, Portugal, Porto Editora, 2008.

VELTRONE, Aline Aparecida. Inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual no estado de São Paulo: identificação e caracterização. São Carlos-SP. Tese de Doutorado, 2011.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

ZERBATO, Ana Paula; MENDES, Enicéia Gonçalves. Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Educação Unisinos. 22(2):147-155, abril-junho 2018.

Published

2023-06-30

How to Cite

PAIXÃO, Maria do Socorro Santos Leal; LUSTOSA, Ana Valéria Marques Fortes.
INCLUSIVE TEACHING PRACTICES FOR STUDENTS WITH INTELLECTUAL DISABILITIES IN SCHOOL CONTEXTS
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 2, p. 145–169, 30 Jun. 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14312. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos