MÚSICA NA ESCOLA: proposta de intervenção em escolas de ensino médio em São Luís-MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n2p104-124

Palavras-chave:

Música. Ensino médio. Pesquisa-ação. Adolescentes. Currículo. Brasil.

Resumo

 

Resumo: Esse estudo teve como objetivo implementar um plano de ações para a inclusão da Música no ensino médio em São Luís/MA. Para tanto, buscamos elaborar uma proposta curricular adequada à legislação e aos documentos norteadores da educação, tanto em âmbito nacional como local. Além disso, o trabalho propôs também a elaboração de materiais didáticos para o ensino de Música direcionado ao ensino médio, a partir da consulta a materiais didáticos já existentes e em conformidade com o previsto nas Diretrizes Curriculares da SEDUC-MA. Dessa forma, a pesquisa empregou como método a pesquisa-ação, contando com a participação de 10 escolas públicas, contemplando aproximadamente 1000 alunos. Para coleta de dados, utilizou-se da aplicação de questionários para diagnóstico das turmas e avaliação da proposta desenvolvida, reuniões pedagógicas e relatórios dos professores. Assim, esse trabalho conseguiu obter as seguintes conclusões: 1) a proposta desenvolvida obteve a aprovação dos participantes; 2) os estudantes de ensino médio são favoráveis à inserção da Música enquanto disciplina do currículo escolar; 3) fatores como infraestrutura, água e segurança influem diretamente no desenvolvimento da educação. Dessa forma, espera-se que esse estudo possa contribuir para o surgimento de propostas similares em outras localidades do país.

Palavras-chave: Música. Ensino médio. Pesquisa-ação. Adolescentes. Currículo. Brasil.

 

MUSIC INTO SCHOOL: Proposal for intervention in high schools in São Luís-MA

Abstract: This study aims to implement an action plan to include Music in high school in São Luis/MA. For this end, it was elaborated a curricular proposal according to the current legislation and documents that guides the educational system, in both local and national context. In addition, this work proposed the elaboration of material to music teaching appropriated to high school through searching of existent materials and according to the Curricular Guidelines of SEDUC – MA. Thus, this research used the action research methodology and had the participation of 10 public schools, including around 1000 students. To data collection, it was used bibliographic and documental research, questionnaires to the group diagnostics and evaluations of the developed proposal, week meetings, and teachers’ reportings. As conclusion, this work obtains the following results: 1) The developed proposal obtained the approval of the participants; 2) high school students were favorable to the insertion of Music as a discipline of the school curriculum; 3) factors such as infrastructure, water, and safety influence directly to the educational development. Thus, it is expected that this study may contribute to the emergence of similar proposals in other localities of the country.

Keywords: Music. High school. Action research. Teenagers. Curriculum. Brazil.


MÚSICA EN LA ESCUELA: propuesta de intervención en escuelas de enseñanza media en São Luís-MA

Resumen: Este estudio tuvo como objetivo implementar un plan de acciones para inclusión de la Música en la enseñanza media en São Luís/MA. Para tanto, buscamos elaborar una propuesta curricular adecuada a la legislación y a los documentos oficiales de la educación brasileña, tanto en ámbito nacional como local. Además, el trabajo propuso también la elaboración de materiales didácticos para la enseñanza de Música dirigida a la enseñanza media, a partir de la consulta a materiales ya existentes y en conformidad con lo previsto en las Directrices Curriculares de SEDUC-MA. De esa forma, la investigación empleó como método la investigación-acción y contó con la participación de 10 escuelas públicas, abarcando aproximadamente 1000 estudiantes. Para la recopilación de datos, se ha utilizado cuestionarios para diagnóstico de los participantes y evaluación de la propuesta desarrollada, encuentros pedagógicos e informes de los maestros. Así, este trabajo logró obtener las siguientes conclusiones:1) la propuesta desarrollada obtuvo la aprobación de los participantes; 2) los estudiantes de la enseñanza media son favorables a la inclusión de la Música cómo asignatura del currículo escolar; 3) factores como infraestructura, agua y seguridad influyen directamente en el desarrollo de la educación. De este modo, logramos que ese estudio pueda contribuir para el surgimiento de propuestas similares en otras localidades del país.

Palabras clave: Música. Enseñanza Media. Investigación-acción. Adolescentes. Currículo. Brasil.

 

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Biografia do Autor

João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutorado Internacional e Mestrado em Educação Musical pela Universidad de Granada (Espanha). Mestrado em Música pela Universidade Federal da Bahia (Brasil). Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa "Arte, Cultura e Educação" (GEPACE). Professor do Departamento de Artes e do Mestrado Profissional em Gestão de Ensino da Educação Básica da Universidade Federal do Maranhão. Publicou artigos em diferentes revistas indexados em A&HCI e participou em congressos e projetos internacionais sobre Educação e Música.

Oswaldo Lorenzo Quiles, Universidad de Granada

Doutor em Ciencias de la Educación, pela Universidad Nacional de Educación a Distancia de España (Premio Extraordinario). Tercer Premio Nacional de Investigación Educativa. Professor investigador na Universidad de Granada e coordenador do Mestrado Oficial "Educación Musical: una Perspectiva Multidisciplinar". Publicou artigos em diferentes revistas JCR e A&HCI e participou de inúmeros congressos e projetos internacionais sobre educação musical. Orientou 15 teses doutorais de alunos do Brasil, Porto Rico, Colômbia, Méximo, Espanha e Romênia.

Mara Rachel Souza Soares de Quadros, Universidad de Granada

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Granada. Mestra em Educação (Programa de Pós-graduação em Educação / UFMA). Licenciada em Pedagogia e Especialista em Metodologia do Ensino Superior (CEMES), ambas pela Universidade Federal do Maranhão. Estuda questões relacionadas à temática racial, escolarização de crianças negras na história da educação maranhense. Atualmente pesquisa sobre aprendizagem e satisfação dos alunos no ensino superior. É Pedagoga na Divisão de Capacitação/ Departamento de Gestão de Pessoas/PRH/UFMA.

Ana Déborah Pereira de Barros, Centro de Educação Manoel Beckman - Secretaria de Estado da Educação do Maranhão

Mestrando no Programa de Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão. Professora efetiva vinculada à Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, lotada no Centro de Educação Manoel Beckman. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa "Arte, Cultura e Educação"(GEPACE), da UFMA.

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Publicado

2017-09-03

Como Citar

QUADROS JÚNIOR, João Fortunato Soares de; QUILES, Oswaldo Lorenzo; QUADROS, Mara Rachel Souza Soares de; BARROS, Ana Déborah Pereira de.
MÚSICA NA ESCOLA: proposta de intervenção em escolas de ensino médio em São Luís-MA
. Cadernos de Pesquisa, v. 24, n. 2, p. 104–124, 3 Set 2017Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.

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