EVALUACIÓN DE LA CALIDAD EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: Una revisión de la literatura a partir de la satisfacción del alumnado

Autores

  • Lucía Herrera Torres Universidad de Granada (UGR). Granada, Espanha.
  • Mara Rachel Souza Soares de Quadros Universidad de Granada (UGR). Granada, Espanha.
  • João Fortunato Soares de Quadros Júnior Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n2p71-89

Palavras-chave:

Ensino Superior, Qualidade, Satisfação, Infraestrutura, Revisão de Literatura,

Resumo

El presente estudio pretende examinar aspectos actuales con relación a la educación superior, en especial la calidad y la satisfacción de los estudiantes. Para ello, fue realizada una amplia y profunda revisión de la literatura con el propósito de situar las discusiones corrientes sobre la influencia de la calidad en el mercado dinámico y competitivo de la educación superior, y principalmente la importancia de la satisfacción del alumnado con la educación recibida, posibilitando como ventajas: motivación, retención, reclutamiento, captación de recursos y lealtad. Además, se señala la relevancia de la satisfacción frente a la infraestructura, dado que su calidad influye de modo decisivo en la satisfacción del estudiante con el servicio educativo prestado y, consecuentemente, influye en su rendimiento académico. Por otro lado, se abordó también la satisfacción con relación a la calidad de enseñanza, en la que el alumno, a través de una evaluación del trabajo docente, indica posibles trayectorias de mejora en el proceso de enseñanza-aprendizaje. 

Palabras claves: Educación Superior. Calidad. Satisfacción. Infraestructura. Revisión de Literatura.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo examinar aspectos atuais referentes à educação superior, tais como qualidade, e por extensão, satisfação dos estudantes. Para tanto, foi realizada uma ampla e rigorosa revisão de literatura com o intuito de situar as discussões correntes sobre a influência da qualidade em um mercado dinâmico e competitivo da educação terciária, e, principalmente, a importância da satisfação dos alunos com a educação recebida, que possibilita dentre outras vantagens: motivação, retenção, recrutamento, captação de recursos e lealdade. Destaca-se a importância da satisfação frente à infraestrutura, pois a qualidade da mesma influi na satisfação do estudante com o serviço educacional prestado e, consequentemente, repercute em seu rendimento acadêmico. Ademais, tratou-se sobre a satisfação com relação ao ensino, no qual o aluno, por meio de uma avaliação do trabalho docente, indica possibilidades de melhorias no processo ensino-aprendizagem.

Abstract

The present study aims to examine current aspects in relation to higher education, especially the quality and satisfaction of students. For it, a broad and deep literature review was carried out with the purpose of identifying current discussions on the influence of quality in the dynamic and competitive market of higher education, and mainly the importance of student satisfaction with education received, enabling as advantages: motivation, retention, recruitment, fundraising and loyalty. In addition, the relevance of satisfaction with infrastructure is pointed out, given that its quality decisively influences student satisfaction with the educational service provided and, consequently, influences their academic performance. On the other hand, satisfaction was also addressed in relation to the quality of teaching, in which the student, through an evaluation of the teaching work, indicates possible trajectories of improvement in the teaching-learning process.

Keywords: Higher Education. Quality. Satisfaction. Infrastructure. Literature Review.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucía Herrera Torres, Universidad de Granada (UGR). Granada, Espanha.

Doutora em Psicologia - Universidad de Granada (Espanha). Professora Titular do Departamento de Psicología Evolutiva y de la Educación dessa Universidad. Responsável pelo grupo de pesquisa DEDiCA (HUM-742). Coordenou programas de pós-graduação. Terceiro Prêmio Nacional de Pesquisa Educacional (2004). Prêmio à Excelência Docente (2010) - Universidad de Granada.

Mara Rachel Souza Soares de Quadros, Universidad de Granada (UGR). Granada, Espanha.

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Granada/Espanha. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Metodologia do Ensino Superior (CEMES/UFMA). Pedagoga e Turismóloga (UFMA). Ocupa o cargo de Pedagogo-área na Divisão de
Capacitação/ Departamento de Gestão de Pessoas/PRH/UFMA.

João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pós-doutor em Psicologia Evolutiva e de la Educación e Doutor em Educação Musical ambos pela Universidad de Granada (Espanha). Professor permanente do Programa
de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) e do Departamento de Música, ambos da Universidade Federal do Maranhão. É professor colaborador do Máster Oficial “Educación Musical: una perspectiva multidisciplinar”, da Universidad de Granada (Espanha).

Publicado

2018-07-08

Como Citar

TORRES, Lucía Herrera; QUADROS, Mara Rachel Souza Soares de; QUADROS JÚNIOR, João Fortunato Soares de.
EVALUACIÓN DE LA CALIDAD EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: Una revisión de la literatura a partir de la satisfacción del alumnado
. Cadernos de Pesquisa, v. 25, n. 2, p. 71–89, 8 Jul 2018 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9294. Acesso em: 23 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)