IRMÃS CATEQUISTAS FRANCISCANAS EM ITAPORÃ (1964-1983):

CATEQUIZAR E EDUCAR COMO MISSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.50

Palavras-chave:

História das Instituições Escolares, Irmãs Catequistas Franciscanas, Escola Francisco de Assis, Sul de Mato Grosso/Mato Grosso do Sul

Resumo

O objetivo do artigo é abordar a presença e atuação missionária das Irmãs Catequistas Franciscanas (1964-1983) na zona rural de Itaporã, antigo sul de Mato Grosso (até 1977)/Mato Grosso do Sul (depois de 1977), mais precisamente na escola rural mista  inicialmente denominada como “Escola de São Francisco” (1955-1974), e, por fim, como “Escola Francisco de Assis” (1974-2003). Adota-se a perspectiva teórico-metodológica da História Cultural e da História Oral temática. Recorreu-se a diversas fontes, como: documentação escrita da e sobre a escola, depoimentos orais de ex-alunos e/ou ex-professores da escola, correspondências trocadas com as religiosas e livros de memorialistas. Os resultados indicam que as religiosas representavam confiança para as famílias dos estudantes, pois, naquela época, a maioria das pessoas que residia na região se declarava católica e, para elas, tendo pessoas da mesma religiosidade no comando dos estudos, era considerado privilégio, pois, comumente, os professores de escolas rurais eram leigos. A educação e a religião estiveram, assim, aliadas. As religiosas estabeleciam relações de respeito com a população por meio de suas ações catequéticas e pedagógicas na região. A sala de aula era vista como um processo civilizatório dotados de valores cristãos em busca de uma sociedade exemplar, segundo a moral cristã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Zanquini Janczeski, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professora da rede municipal de ensino de Dourados-MS. Pedagoga pela Universidade Luterana do Brasil.

Giovani Ferreira Bezerra, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD (Dourados – Mato Grosso do Sul – Brasil).

Referências

ABREU, Geysa Spitz Alcoforado de; MINHOTO, Maria Angélica Pedra. Política de admissão ao ginásio (1931-1945): conteúdos e forma revelam segmentação do primário. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 12, n. 46, p. 107-118, 2012. DOI: 10.20396/rho.v12i46.8640074. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640074. Acesso em: 5 mar. 2023.

AMARO, Eliane Maria. Escola Franciscana Imaculada Conceição: História da instituição educativa na região de Dourados, sul de Mato Grosso (1955-1975). 2018. 236 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2018.

ANDRADE, Gustavo Figueira; PADOIN, Maria Medianeira. A evolução do conceito de fontes históricas a partir da Nova História Cultural e o estudo de cartas. História em Revista, Pelotas, v. 21, n. 22, p. 11-26, dez. 2015/dez. 2016. DOI: Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/HistRev/article/view/15954/10009. Acesso: 19 fev. 2023.

BRASIL. Lei Complementar nº 31, de 11 de outubro de 1977. Cria o Estado de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências. Brasília: DF, 1977. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/Lcp31.htm. Acesso em: 26 fev. 2023.

BRASIL. Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1971. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/128525/lei-de-diretrizes-e-base-de-1971-lei-5692-71 Acesso em: 31 ago. 2022.

CARLI, Maria Aparecida Ferreira. Dourados e a Democratização da Terra: povoamento e colonização da Colônia Agrícola Municipal de Dourados (1946-1956). Dourados-MS: Editora da UFGD, 2008.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Saber Teórico – Saber Escolar: perspectiva de pesquisa no campo da história cultural. In: CATANI, Denice Barbara. A pesquisa em educação e o intercâmbio cultural. São Paulo: USP, 1991. p. 37-44.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: Artes de fazer. Petrópolis-RJ: Ed. Vozes, 3. ed., 1998.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações, Lisboa: DIFEL, 1990.

CUNHA, Luiz Antônio; OLIVA, Carlos Eduardo. Sete teses sobre o Estado Laico. In: MINISTÉRIO PÚBLICO. Ministério Público em Defesa do Estado Laico. Brasília: CNMP, 2014. Disponível Em: http://ole.uff.br/wp-content/uploads/sites/600/2019/07/SETE-TESES-EQUIVOCADAS-DESTACADO-DO-LIVRO.pdf. Acesso em: 26 fev. 2023.

DAVID, Anita. Páscoa de Irmã Maria Caetana Fachini. In: Irmãs Catequistas Franciscanas. 2019. Disponível em: https://www.cicaf.org.br/portal/index.php/noticias/item/2431-pascoa-irma-maria-caetana-fachini. Acesso em: 20 de nov. 2022.

DAVID, Priscila. História Oral: metodologia do diálogo. Patrimônio e Memória, Assis, v. 9, n. 1, p. 157-170, jan./jun. 2013. Disponível em: https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/313/601. Acesso em: 26 fev. 2023.

FERREIRA, Marieta; AMADO, Janaína (org.). Usos e Abusos da História Oral. 8. ed. Rio de Janeiro-RJ: Editora Fundação Getúlio Vargas, 2006.

FERREIRA, Vanessa Scherer. A influência da Religião na Educação: uma análise do contexto atual brasileiro. In: ZANOTTO, Marijane; ZEN, Rosane Toebe (org.). Cenários Políticos e Pedagógicos. Uberlândia, Minas Gerais: Navegando Publicações. 2021. p. 91-107.

Disponível em: https://www.editoranavegando.com/_files/ugd/35e7c6_fa2bbe58f5264edd9c9b6ab0de81c764.pdf#page=91. Acesso em:07 jul. 2023.

FREIRE, Azarias et al. Paróquia São José de Itaporã: seu povo, sua história. Dourados-MS: Editora Dinâmica, 2006.

JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como Objeto Histórico. Tradução de Gizele de Souza. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749. Acesso em: 15 set. 2021.

KANTOVITZ, Geane; OTTO, Caricia. Memórias das Irmãs Catequistas acerca de suas práticas docentes (Santa Catarina, Brasil, 1930-1960). Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 15, n .3, p. 980-1005, set-dez. 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/38544. Acesso em: 27 fev. 2023.

KERN, Nathália Lunardi. Sistema trágico coercitivo de Aristóteles e Nazismo: a construção da tragédia nazista. 2012. 65 f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia e Comunicação) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, 2012. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/54322/000855544.pdf?sequence=1 Acesso em: 26 jun. 2023.

KNOB, Frei Pedro. A Missão Franciscana do Mato Grosso. Campo Grande-MS: Ed. Loyola, 1988.

MAGALHÃES, Justino Pereira de. A História das Instituições Educacionais em Perspectiva. In: GATTI Júnior, Décio; INÁCIO FILHO, Geraldo. (org.). História da educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas: Autores Associados; Uberlândia-MG: EdUFU, 2005. p. 91-103.

MAGALHÃES, Justino Pereira de. Tecendo Nexos: história das instituições educativas. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.

MANZINI, Eduardo José. Considerações sobre a transcrição de entrevistas. UNESP, Marília-SP, 2014. Disponível em: https://transcricoes.com.br/wp-content/uploads/2014/03/texto_orientacao_transcricao_entrevista.pdf. Acesso em: 21 fev. 2023.

MARIN, Jérri Roberto. Diáspora e identidades: as experiências missionárias dos franciscanos alemães em mato grosso. Revista Brasileira de História das Religiões, ano v. 5, n. 13, p. 205-234, maio 2012. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RbhrAnpuh/article/view/30259. Acesso em: 30 jun. 2023.

MARIN, Jérri Roberto. Os Franciscanos Alemães em Mato Grosso: Vivências e Identidades. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 5., 2011. Anais [...]. Maringá-PR: Universidade Estadual de Maringá, 2011. p. 334-344. Disponível em: http://www.cih.uem.br/anais/2011/trabalhos/115.pdf. Acesso em: 01 mar. 2023.

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. Vitrine de guardados: exposições de escritas ordinárias como estratégia de preservação da memória escolar. Resgate, Campinas, v. 14, p. 35-46, 2005. DOI: https://doi.org/10.20396/resgate.v13i14.8645628. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645628. Acesso em: 27 fev. 2023.

MONTALVÃO. Sérgio de Sousa. Gustavo Capanema e o Ensino Secundário no Brasil: a invenção de um legado. Revista História da Educação, Porto Alegre; Santa Maria, v. 25, p. 1-31, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/108349. Disponível em: https://www.scielo.br/j/heduc/a/Y9mMQd66DF8Gdr8NpwRbBhB/?lang=pt. Acesso em: 14 fev. 2023.

NAGLIS, Suzana Gonçalves Batista. “Marquei aquele lugar com o suor do meu rosto”: os colonos da Colônia Agrícola Nacional de Dourados – CAND (1943-1960). Dourados: EdUFGD, 2014.

PIACENTINE, Ana Paula Fernandes da Silva. História da formação para professores leigos rurais: o curso de magistério rural de Dourados, na década de 1970. 2012. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados-MS, 2012.

PROVÍNCIA. In: Dicionário Online de Português. 2023. Disponível em: https://www.dicio.com.br/provincia/. Acesso em: 17 fev. 2023.

RODELINI, Claudiani Ferreira da Cunha. A Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã e sua atuação na educação escolar em Itaporã - MT (1958-1972). 2022. 174 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/5353/1/ClaudianiFerreiradaCunhaRodelini.pdf. Acesso em: 3 jul. 2023.

SARAT, Magda; SANTOS, Reinaldo dos. História Oral como fonte: apontamentos metodológicos e técnicos da pesquisa, In: COSTA, Célio Juvenal; MELO, José Joaquim Pereira; FABIANO, Luiz Hermenegildo (org.) Fontes e Métodos em História da Educação. Dourados-MS: Ed. UFGD, 2010. p. 49-78.

AUTORAAAAAAA

Arquivo

ARQUIVO Particular da Província Santa Tereza do Menino Jesus, Rondonópolis - MT, 2022.

Entrevistas e Relatos

ANDRADE, Rosa dos Santos. Entrevista [25 mai. 2022]. Entrevistadora: XXXXXX. Itaporã - MS, 2022. Arquivo mp3 [59 min.].

BENTO, Feliciana. [Correspondência]. Destinatário: Vanessa Zanquini Janczeski. Dourados, MS, 28 jun. 2022. Carta.

BENTO, Feliciana. Irmandade em Itaporã-Chácara. 15 abr. 2018. Destinatário: XXXXXX.05 jul. 2022. 1 mensagem eletrônica.

DAVID, Anita. Histórico Itaporã. Destinatário: XXXXXXX. 28 jun. 2022. Carta.

REBEQUE, Sebastião. Entrevista [11 mai. 2022]. Entrevistadora: XXXXX. Itaporã - MS, 2022. Arquivo mp3 [40min.].

SAMPAIO, Marlene Barbosa. Entrevista [18 mai. 2022]. Entrevistadora: XXXXXXX. Itaporã - MS, 2022. Arquivo mp3 [1h].

Downloads

Publicado

2023-09-30

Como Citar

JANCZESKI, Vanessa Zanquini; BEZERRA, Giovani Ferreira.
IRMÃS CATEQUISTAS FRANCISCANAS EM ITAPORÃ (1964-1983): : CATEQUIZAR E EDUCAR COMO MISSÃO
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 269–298, 30 Set 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/21880. Acesso em: 18 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos