A educação do campo e seus sujeitos:

uma análise sobre a contextualização a partir de grupos de pesquisa brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.8

Palavras-chave:

grupo de pesquisa, Educação do Campo, contexto, especificidade

Resumo

Trazemos uma sistematização sobre os grupos de pesquisa em Educação do Campo registrados
no Diretório de Grupos de Pesquisas no Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico até o ano de 2021. Em seguida, identificamos aqueles que abordam o contexto/contextualização e realizamos a análise a partir dos Núcleos de Significação. Visamos uma compreensão sobre a territorialização da pesquisa em Educação do Campo no Brasil e procuramos identificar a significação para a contextualização nos grupos. No total são 276 grupos ativos, sendo que 10 deles tratam de contexto/contextualização. Há grupos específicos sobre a Educação do Campo e/ou que a aborde em todo o território nacional, predominando as instituições públicas. Sobre a contextualização, a significação está mais relacionada à dimensão político-pedagógica da educação, focando na sua forma e conteúdo. Já o contexto está em relação àquele a quem a educação está voltada, dando ênfase às especificidades históricas e sociais dos sujeitos. Ademais, compreende-se relevante aprofundamento em torno das produções diretamente relacionadas aos grupos de pesquisa em Educação do Campo. 

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Biografia do Autor

Daniele Cristina Souza, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Formação em Ciências Biológicas, com mestrado e doutorado na área de ensino de ciências. As linhas de pesquisa envolvem O ensino de ciências e a educação ambiental; Ensino de Biologia e História e Filosofia da Ciência; Formação de Professores; Educação do Campo

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

SOUZA, Daniele Cristina.
A educação do campo e seus sujeitos:: uma análise sobre a contextualização a partir de grupos de pesquisa brasileiros
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–21, 28 Jun 2024 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/20735. Acesso em: 22 jul 2024.

Edição

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Artigos