AS PROPOSTAS DO BANCO MUNDIAL PARA A ESCOLA PÚBLICA E SUA INFLUÊNCIA NA POLÍTICA BRASILEIRA (2016-2018)

Autores

Palavras-chave:

Políticas Educacionais. Discurso e Ideologias. Escola Pública. Agentes hegemônicos globais.

Resumo

Este artigo se propõe a compreender as demandas de agentes hegemônicos globais – em especial o Banco Mundial – na esfera educacional brasileira, bem como a infl uência dessas propostas na política brasileira no período de 2016 a 2018. Para tanto, os documentos analisados são: “Um Ajuste Justo: análise da efi ciência e equidade no gasto público no Brasil” (produzido pelo Banco Mundial – 2017); “A Travessia: Uma ponte para o futuro” (lançado pelo (P)MDB – 2016); e “O Caminho da Prosperidade” (proposta de plano de governo de Jair Bolsonaro). Pelo viés dos estudos discursivos embasados no pensamento do Círculo Bakhtiniano e utilizando o cotejamento como percurso metodológico, no estudo dos documentos são tratados os seguintes pontos: 1) caracterização da situação brasileira no que se refere a aspectos políticos, econômicos e sociais; 2) lugar que a educação ocupa no projeto de sociedade defendido; 3) propostas de agenda para esfera educacional, em particular para a escola pública. Nas considerações fi nais, o cotejamento dos documentos faz emergir uma espécie de coesão discursiva entre as demandas do Banco Mundial, o documento produzido pelo partido de Michel Temer e propostas da candidatura presidencial de Jair Bolsonaro, mostrando o caminho das ideologias da política neoliberal de forma articulada na materialidade da palavra e se constituindo como uma força hegemônica na esfera educacional brasileira.

Palavras-chave: Políticas Educacionais. Discurso e Ideologias. Escola Pública. Agentes hegemônicos globais.

THE WORLD BANK’S PROPOSALS FOR PUBLIC SCHOOLS AND THEIR INFLUENCE ON BRAZILIAN POLITICS (2016-2018)

: This article proposes to understand the demands of global hegemonic agents - in particular the World Bank - in the Brazilian educational sphere, as well as the influence of these proposal son Brazilian politics in the period from 2016 to 2018. Tothis end, the documents analyzed are: “A Fair Adjustment: analysis of efficiency and equity in publics pending in Brazil” (produced by the World Bank - 2017); “The Crossing: a bridge to the future” (released by the (P)MDB - 2016); and “The Path to Prosperity” (proposed government plan of Jair Bolsonaro). Through the approach of discourse studies based on the thought of the Bakhtinian Circle and using collation as a methodological path, the study of documents addresses the following points: 1) characterization of the Brazilian situation with regard to political, economic and social aspects; 2) place that education occupies in the project of society advocated; 3) agenda proposals for the educational sphere, in particular for public schools. In the final considerations, the collation of the documents brings out a kind of discursive cohesion between the demands of the World Bank, the document produced by the party of Michel Temer and proposals of the presidential candidacy of Jair Bolsonaro, showing the path of the ideologies of neoliberal politics articulated in the materiality of the word and constituting itself as a hegemonic force in the Brazilian educational sphere.

Keywords: Educational Policies. Discourse and Ideologies. Public School. Global hegemonic agents.

LAS PROPUESTAS DEL BANCO MUNDIAL PARA LAS ESCUELAS PÚBLICAS Y SU INFLUENCIA EN LA POLÍTICA BRASILEÑA (2016-2018)

Este artículo se propone entender las demandas de los agentes hegemónicos globales -em particular el Banco Mundial- em el ámbito educativo brasileño, así como la influencia de estas propuestas em la política brasileña em el período de 2016 a 2018. Para ello, los documentos analizados son: “Em ajuste justo: análisis de la deologias y la deologi em el gasto público em Brasil” (elaborado por el Banco Mundial – 2017); “A Travessia: Em puente hacia el futuro” (publicado por el (P)MDB – 2016); y “El deolog de la deologiasd” (propuesta de plan de deologi de Jair Bolsonaro). Por el sesgo de los deologi del discurso basados em el deologias del Círculo Bajtiniano y utilizando el cotejo como vía metodológica, em el deolog de los documentos se abordan los siguientes puntos: 1) caracterización de la situación brasileña em cuanto a los aspectos políticos, económicos y sociales; 2) lugar que ocupa la educación em el proyecto de deologia preconizado; 3) propuestas de agenda para la esfera educativa, em particular para la escuela pública. Em las consideraciones finales, el cotejo de los documentos hace emerger em deolog de cohesión discursiva entre las demandas del Banco Mundial, el documento producido por el partido de Michel Temer y las propuestas de la candidatura presidencial de Jair Bolsonaro, mostrando el recorrido de las deologias de la política neoliberal articulada em la deologias de la palabra y constituyéndose como fuerza hegemónica em el ámbito educativo brasileño. Palabras clave: Políticas educativas. Discurso e Ideologias. Escuela pública. Agentes hegemónicos globales.

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Biografia do Autor

Fernanda Franz Willers, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal da Fronteira Sul. Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC. É membro do Laboratório bakhtiniano de estudos do discurso, das expressões artísticas e da educação.

Camila Caracelli Scherma, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. É professora de Língua Portuguesa e Linguística e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da UFFS. É membro do Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (GEGe) e coordena o Laboratório bakhtiniano de estudos do discurso, das expressões artísticas e da educação.

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Publicado

2022-03-29

Como Citar

Willers, F. F., & Scherma, C. C. (2022). AS PROPOSTAS DO BANCO MUNDIAL PARA A ESCOLA PÚBLICA E SUA INFLUÊNCIA NA POLÍTICA BRASILEIRA (2016-2018). Cadernos De Pesquisa, 29(1), 379–404. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18986