POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL

um estudo em pesquisas acadêmicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n3.2022.51

Palavras-chave:

Discursos curriculares, Políticas Educacionais, Educação Básica, Novo Ensino Médio

Resumo

Este artigo tem o objetivo de mapear os estudos que tratam das políticas curriculares para o Ensino Médio no Brasil. Por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizou-se uma revisão bibliográfica, tendo como objeto teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), produzidas a partir de 2009, período em que políticas públicas para o Ensino Médio foram intensificadas no Brasil. O processo de análise de conteúdo possibilitou identificar duas categorias: reflexões sobre as políticas educacionais curriculares para o Ensino Médio no Brasil e interfaces entre objeto de estudo e tipo de pesquisa acerca de políticas educacionais curriculares do Ensino Médio. Os resultados apontam para um afastamento do que está proposto nas políticas e o que é realizado no contexto escolar, contribuindo para entendimentos equivocados no processo de construção/implementação de políticas para o Ensino Médio na Educação Básica brasileira.

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Biografia do Autor

Fabiane Habowski, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda do Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências - Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo, RS - Brasil.

Fabiane de Andrade Leite, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação nas Ciências. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências –UFFS – Campus Cerro Largo/RS – Brasil.

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

HABOWSKI, Fabiane; LEITE, Fabiane de Andrade.
POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL: um estudo em pesquisas acadêmicas
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 3, 29 Dez 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.