VAMOS DANÇAR? DANÇAS DE SALÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n3.2022.56

Palavras-chave:

Danças de Salão, Educação Física, Revisão de Literatura, Educação

Resumo

Este estudo contextualiza sobre os significados atribuídos às Danças de Salão (DS) como tema investigativo em periódicos brasileiros específicos para a Educação Física (EF), entre 1979 e 2019, com destaque especial para o campo educacional. É uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa que se estrutura na correlação de fontes bibliográficas e documentais, ancorada teoricamente no campo da Dança, DS e EF.  Nos 14 periódicos investigados encontramos 22 artigos que foram organizados em 05 categorias: revisão de literatura, esporte, lazer, saúde e educação. A categoria mais evidenciada foi “educação” com 08 artigos, o que não representa que o contexto escolar tenha sido a ênfase nas publicações. A dança se apresenta de forma tímida no universo da EF, indicando que essa discussão representa uma longa trajetória que ainda encontra-se nos seus primeiros passos. 

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Biografia do Autor

Neil Franco, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Docente da Faculdade de Educação Física e Desportos e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atuante no ensino, na pesquisa e na extensão nas áreas de dança e ginástica. Coordenador dos projetos de extensão “Espetáculo Itinerante: história das danças de salão” e “Pés de Valsa: danças de salão UFJF”. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Corpo, Cultura e Diferença.

Beatriz Gomes de Souza, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrado (em curso) em Educação, Especialista em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência, Licenciada e Bacharel em Educação Física pela UFJF. Voluntária nos projetos de extensão “Espetáculo Itinerante: história das danças de salão” e “Pés de Valsa: danças de salão UFJF”.  Professora da Educação Básica. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Corpo, Cultura e Diferença.

Annelise Gomes de Paiva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrado (em curso) em Educação pela UFJF. Especialista em Educação Física Escolar pela Faculdade UNINTER. Licenciada e Bacharel em Educação Física pela UFJF. Voluntária nos projetos de extensão “Espetáculo Itinerante: história das danças de salão” e “Pés de Valsa: danças de salão UFJF”.  Professora da Educação Básica na E. E. Mariano Procópio. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Corpo, Cultura e Diferença.

Anderson José de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorado (em curso) em Educação/UFJF. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora desde 2015. Concluiu a especialização em "Educação Física Escolar" em 2019  e "Arte e Educação Infantil" em 2004. Graduado  em Educação Física no ano de 2003. Professor efetivo de educação física  na rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora/MG, desde 2005 e na rede estadual de ensino de MG desde 2015. Integrante dos Grupos de Pesquisas GEFLIC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Linguagem e Cultura) e GPCD (Grupo de Estudos e Pesquisa: Corpo, Culturas e Diferença), ambos vinculados a Universidade Federal de Juiz de Fora. Já atuou nos seguintes temas: Educação Física Escolar (em diferentes temáticas como dança, lutas, recreação/ jogos e ginástica), Currículo, BNCC, Prática Docente, Dança Educação, Dança de Salão.

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

FRANCO, Neil; SOUZA, Beatriz Gomes de; PAIVA, Annelise Gomes de; OLIVEIRA, Anderson José de.
VAMOS DANÇAR? DANÇAS DE SALÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 3, 29 Dez 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 23 abr 2024.