A VOZ DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n3.2022.52

Palavras-chave:

Ensino por Investigação, Sequência de Ensino Investigativa, Proposta Didática

Resumo

Este artigo busca contribuir com os estudos sobre práticas investigativas para o Ensino Médio. A pesquisa se vale de análises bibliográficas para a produção de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com atividades interdisciplinares e contextualizadas sobre recursos hídricos. Os estudantes participantes eram de uma escola pública do Rio Grande do Sul. Para compreender o envolvimento nas atividades e suas ideias sobre a SEI, aplicou-se um questionário aos estudantes. Dentre os principais resultados, destaca-se que os estudantes valorizam as práticas de ensino que relacionam os conceitos científicos a sua realidade, construindo aprendizagens mais significativas quando se envolvem ativamente na aprendizagem. As opiniões dos estudantes revelam que as abordagens interdisciplinares dão maior significado aos conteúdos porque rompe-se com a visão fragmentada do conhecimento, partindo para uma interpretação integral dos fenômenos e situações reais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Ciência-tecnologia-sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 5, n. 2, Espanha, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno III: o currículo do ensino médio, seu sujeito e o desafio da formação humana integral. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013

BIZZO, N. Pensamento científico: a natureza da Ciência no ensino fundamental. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

BYBEE, R. W. Teaching Science as Inquiry. In: American Association for the Advancement of Science: Inquiring into inquiry learning and teaching in Science. Washington, DC, 2000

CACHAPUZ, A. et al. (Orgs.) A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2011.

CACHAPUZ, A. F.; PRAIA, J. F.; JORGE, M. P. Perspectivas de ensino das Ciências. Porto: Eduardo & Nogueira, 2000.

CARLESSO, J. P. P.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem na Concepção de Profissionais da Área da Saúde. Research, Society and Development, v. 9, n. 1, p. 1- 16, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1821

CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Thomson, 2004.

CARVALHO, A. M. P. Ensino e aprendizagem de Ciências: referenciais teóricos e dados empíricos das sequências de ensino investigativas (SEI). In: LONGHINI, M. D. (Org.). O Uno e o Diverso na Educação. 1. ed.Uberlândia: EDUFU, 2011, p. 253-266.

CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

DREHMER-MARQUES, K. C.; SAUERWEIN, I. P. S.Interdisciplinaridade na Formação Inicial de professores da área das Ciências da Natureza e Matemática: um estudo em periódicos A1 e A2. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 11, n. 31, p. 329 - 362, 2020.

FARIAS, I. M. S. de. Os professores e as tecnologias na escola: limites e perspectivas da inovação. Tecnologia educacional, v. 30/31, n. 159/160, p. 11-20, 2002

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOUW, A. M. S.; MOTA, H. S.; BIZZO, N. M. V. O Jovem Brasileiro e a Ciência: Possíveis Relações de Interesse. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 16, n. 3, p. 627–648, 2016.

HERNÁNDEZ, F. Transgressão e Mudança na Educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

HODSON, D. In search of a meaningful relationship: an exploration of some issues relating to integration in science and science education. International Journal of Science Education, v. 14, n. 5, p. 541-562, 1992. DOI: https://doi.org/10.1080/0950069920140506

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LAVONEN, J.; JUUTI, K.; UITTO, A.; MEISALO, V.; BYMAN, R. Attractiveness of Science Education in the Finnish Comprehensive School. In: A. Manninen; K. Miettinen & K. Kiviniemi. (Eds.). Research Findings on Young People’s Perceptions of Technology and Science Education. Mirror results and good practice (5-30). Helsinki: Technology Industries of Finland, 2005.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2015.

MACIEL, V. A. Questões teóricas sobre o ensino pela pesquisa: problematizações. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis/SC, p. 103. 2005.

MARTINHO, T.; POMBO, L. Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais: um estudo de caso. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, n. 2, 2009.

MEIRINHOS, M.; OSÓRIO, A. O estudo de caso como estratégia de investigação em educação. EDUSER, v. 2, n. 2, p. 49-65, 2010.

MOTOKANE, M. T. Sequências Didáticas Investigativas e argumentação no ensino de ecologia. Revista Ensaio, vol. 17, n. especial, p. 115-138, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s07

NASCIMENTO, L.; GARCIA, L. Promovendo o protagonismo juvenil por meio de blogs e outras redes sociais no Ensino de Biologia. Novas Tecnologias na Educação, v. 12, n. 1, 2014.

NUNES, M. O.; GUERINO, M. F.; STANZANI, E. L. O uso das TICs na formação continuada: iniciativas e experiências presentes na produção acadêmica brasileira. Revista Iberoamericana de Educación, n. 65, p. 111-126, 2014.

PERSICH, G. D. O. Projeto investigativo interdisciplinar conexão delta e as potencialidades do ensino por investigação no ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) –Universidade Federal de Santas Maria. Santa Maria, p. 164. 2017.

REIS, P. Ciência e Controvérsia. REU, Sorocaba, SP, v. 35, n. 2, p. 09-15, dez. 2009.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011

SCHEID, N. M. J.; PERSICH, G. D. O. Os recursos da web 2.0 na educação científica escolar fundamentada em inquiry. In: MORA, M. C. G. (Org.). Aplicación de las Tecnologías para la enseñanza de la matemática, física, química y biología: implicaciones didácticas: Experiencias en América Latina. 1ed. Bogotá, 2016, v. 1, p. 154-162.

SCHEID, N. M. J.; REIS, P. G. R. dos. As tecnologias da informação e da comunicação e a promoção da discussão e ação sociopolítica em aulas de ciências naturais em contexto português. Ciência & Educação, Bauru, v. 22, n. 1, p. 129-144, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320160010009

SCHÖN, D. Formar Professores como Profissionais Reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações D. Quixote, 1997.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SJØBERG, S. Science and Technology in Education – Current Challenges and Possible Solutions. In: JENKINS, E. W. (Ed.). Innovations in Science and Technology Education (v. VIII). Paris: UNESCO, United Nations Educational, Science and Cultural Organization, 2001. p. 1–13.

TAVARES, A. et al. Inquiry at Coimbra botanic garden: Products and process of an IBSE educative Project. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 116, p. 4353-4356, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.01.945

TEITELBAUM, K.; APPLE, M. John Dewey. Currículo sem fronteiras, v.1, n. 2, p. 194- 201, 2001.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

TRIVELATO, S. L. F.; TONIDANDEL, S. M. R. Ensino por investigação: eixos organizadores para sequências de ensino de biologia. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17,n. especial, p. 97-114, nov. 2015. DOI: DOI - http://dx.doi.org/10.1590/1983-2117201517s06

VIEIRA, F. A. C. Ensino por investigação e aprendizagem significativa crítica: análise fenomenológica do potencial de uma proposta de ensino. Tese (Doutorado em Educação)–Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Bauru/SP, p. 197. 2012.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

YOUNG, M. Para quê servem as escolas? Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, set.dez. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000400002

ZAMUNARO, A. N. B. C. A prática de ensino de ciências e biologia e seu papel na formação de professores. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Bauru/SP, p. 237. 2006.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

PERSICH, Gracieli Dall Ostro; MARQUES, Keiciane Canabarro Drehmer; TOLENTINO NETO, Luiz Caldeira Brant de.
A VOZ DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 3, 29 Dez 2022Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 24 abr 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.