GESTÃO ESCOLAR E A DEMOCRACIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA EQUIPE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202153

Palavras-chave:

John Dewey, Princípios democráticos, Escolas

Resumo

O objeto de investigação deste artigo é a gestão democrática. O questionamento que embasa esta pesquisa é: como a gestão democrática e o conceito de democracia são percebidos e experienciados pela equipe escolar de duas escolas do ensino fundamental 1? O conceito de democracia foi explorado a partir da concepção do filósofo John Dewey, da mesma forma que são apresentados estudos sobre a gestão democrática. A partir da revisão bibliográfica, realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, no período de 2008 a 2018, não foram encontrados resultados aderentes à temática no município de Campinas. Do ponto de vista do método, a pesquisa contemplou o uso de dois instrumentos na pesquisa empírica, quais sejam: (i) entrevista e (ii) observação não participante com diário de campo. Os resultados evidenciaram o quão fragilizado ainda se encontra o conceito de democracia e a sua vivência na escola, principalmente no que se refere à gestão escolar. A contribuição do artigo para a área de educação e para a construção de políticas públicas reside na criação de uma formação continuada para os integrantes dos conselhos escolares, haja vista que os problemas encontrados nessas duas escolas são recorrentes no cenário nacional.  Além da criação da formação continuada para os conselheiros, aconselha-se também a construção de um conceito de democracia nessas instituições.

Palavras-chave: John Dewey; princípios democráticos; escolas.

School management and democracy: conceptions and practices of the primary school

Abstract

The object of investigation in this article is democratic management. The question that underlies this research is: how are democratic management and the concept of democracy perceived and experienced by the school staff of two primary schools? The concept of democracy was explored from the conception of the philosopher John Dewey, similarly that studies on democratic management are presented. From the bibliographic review, executed at the Digital Library of Theses and Dissertations, from 2008 to 2018, no results were found that adhered to the theme in the city of Campinas, State of São Paulo. From the point of view of the method, the research contemplated the use of two instruments in the empirical research, namely: (i) interview and (ii) non-participant observation with field diary. The results showed how fragile the concept of democracy still is and its experience at school, especially with regard to school management. The article's contribution to the area of education and the construction of public policies is the establishment of a continuing education for members of school councils, given that the problems encountered in these two schools are recurrent in the national scenario. In addition to creating continuing education for counselors, it is also advisable to build a concept of democracy in these institutions.

Keywords: John Dewey; democratic principles; schools.

Gestión y democracia escolar: concepciones y prácticas del equipo escolar de la ensenãnza fundamental

Resumen

El objecto de la investigación de este artículo es la gestión democrática. El cuestionamiento de base de la pesquisa es: ¿cómo la gestión democrática y el concepto de democracia son percibidos y experimentados por el equipo escolar de dos escuelas de la enseñanza fundamental? El concepto de democracia fue analizado partiendo de la concepción del filosofo John Dewey, de la misma forma que son presentados estudios acerca de la gestión democrática. Con una revisión bibliográfica hecha en la Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, en el periodo de 2008 a 2018, no fueron encontrados resultados compatibles a la temática en el municipio de Campinas, Estado de San Pablo. Desde el punto de vista del método, la pesquisa contempló el uso de dos instrumentos en la pesquisa empírica, los cuales son: (i) entrevista y (ii) observación no participante con diario de campo. Los resultados evidenciaron cuán fragilizado todavía se encuentra el concepto de democracia y sus vivencias en la escuela, principalmente en lo que se refiere a la gestión escolar. La contribución del articulo para el área de educación y para la construcción de políticas publicas reside en la creación de una formación continuada para los integrantes de los consejos escolares, haya vista que los problemas encontrados en esas dos escuelas son recurrentes en el escenario nacional. Además de la creación de la formación continuada para los consejeros, aconsejase también la construcción de un concepto de democracia en esas instituciones.

Palabras clave: John Dewey; principios democráticos; escuelas.   

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Biografia do Autor

Gabryelle Rahyara Miranda Castro da Cunha, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Programa de Pós-Graduação em Educação

Mestre em Educação pela PUC Campinas com financiamento pela CAPES (Prosuc Processo nr. 88887.177969/2018-00). Membro do Grupo de Pesquisa Política e Fundamentos da Educação (CNPq/PUC Campinas). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Atua principalmente com os seguintes temas: Educação do Campo, Gestão Democrática e Filosofia da Educação.

Samuel Mendonça, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Programa de Pós-Graduação em Educação

Samuel Mendonça é Professor Titular vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação, líder do grupo de pesquisa Política e Fundamentos da Educação (CNPq/PUC Campinas), da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde (2019-2022). Bolsista Produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pós-doutor pelo Departamento de Economia da Educação da FE-USP, sob a supervisão do Prof. Dr. Romualdo Luiz Portela de Oliveira. Atuou como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC Campinas no ano de 2019. É o Presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (2018-2020), membro da Comissão de Avaliação da área de Educação da CAPES (2019). Editor Assistente da Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano Revista da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, Editor Assistente da Revista Educação da PUC Campinas. Participante de diversas sociedades internacionais: North American Nietzsche Society, PES - Philosophy of Education Society, INPE - International Network of Philosophers of Education, ALFE - Asociación Latinoamericana de Filosofía de la Educación. Atuou como Visiting Scholar na Shanghai Jiao Ton University, China, em 2014. Desenvolveu atividades como Professor Visitante na PUC Peru, em 2013 e em 2018. Foi professor de Filosofia na Educação Básica, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, nas redes pública e privada, por 5 anos. Doutor em Filosofia da Educação pela Unicamp, Mestre (área de Ética), Licenciado e Bacharel em Filosofia pela PUC Campinas. Foi Presidente da Associação Latino-americana de Filosofia da Educação (ALFE - 2011-2013 e 2013-2015). Foi Secretário da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (2016-2018). Foi Vice-Coordenador do Forpred Nacional (ANPEd - 2014-2015). Foi Coordenador do Forpred Sudeste (ANPEd - 2013-2014). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Campinas em 2 mandatos, de 2010 a 2018. Foi Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Cento de Ciências Humanas e do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de 2006 a 2010. Participou de eventos acadêmicos com apresentação de trabalhos ou proferiu conferências em diferentes países, como Estados Unidos da América, China, Etiópia, República Tcheca, Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru e México. É autor de Aristocratic Education in Nietzsche: individual achievement (Maryland: GlobalSouth, 2018).

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

CUNHA, Gabryelle Rahyara Miranda Castro da; MENDONÇA, Samuel.
GESTÃO ESCOLAR E A DEMOCRACIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA EQUIPE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL I
. Cadernos de Pesquisa, p. 419–444, 30 Set 2021 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13521. Acesso em: 14 nov 2024.

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