GESTÃO ESCOLAR E A DEMOCRACIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA EQUIPE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL I
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202153Keywords:
John Dewey, Princípios democráticos, EscolasAbstract
O objeto de investigação deste artigo é a gestão democrática. O questionamento que embasa esta pesquisa é: como a gestão democrática e o conceito de democracia são percebidos e experienciados pela equipe escolar de duas escolas do ensino fundamental 1? O conceito de democracia foi explorado a partir da concepção do filósofo John Dewey, da mesma forma que são apresentados estudos sobre a gestão democrática. A partir da revisão bibliográfica, realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, no período de 2008 a 2018, não foram encontrados resultados aderentes à temática no município de Campinas. Do ponto de vista do método, a pesquisa contemplou o uso de dois instrumentos na pesquisa empírica, quais sejam: (i) entrevista e (ii) observação não participante com diário de campo. Os resultados evidenciaram o quão fragilizado ainda se encontra o conceito de democracia e a sua vivência na escola, principalmente no que se refere à gestão escolar. A contribuição do artigo para a área de educação e para a construção de políticas públicas reside na criação de uma formação continuada para os integrantes dos conselhos escolares, haja vista que os problemas encontrados nessas duas escolas são recorrentes no cenário nacional. Além da criação da formação continuada para os conselheiros, aconselha-se também a construção de um conceito de democracia nessas instituições.
Palavras-chave: John Dewey; princípios democráticos; escolas.
School management and democracy: conceptions and practices of the primary school
Abstract
The object of investigation in this article is democratic management. The question that underlies this research is: how are democratic management and the concept of democracy perceived and experienced by the school staff of two primary schools? The concept of democracy was explored from the conception of the philosopher John Dewey, similarly that studies on democratic management are presented. From the bibliographic review, executed at the Digital Library of Theses and Dissertations, from 2008 to 2018, no results were found that adhered to the theme in the city of Campinas, State of São Paulo. From the point of view of the method, the research contemplated the use of two instruments in the empirical research, namely: (i) interview and (ii) non-participant observation with field diary. The results showed how fragile the concept of democracy still is and its experience at school, especially with regard to school management. The article's contribution to the area of education and the construction of public policies is the establishment of a continuing education for members of school councils, given that the problems encountered in these two schools are recurrent in the national scenario. In addition to creating continuing education for counselors, it is also advisable to build a concept of democracy in these institutions.
Keywords: John Dewey; democratic principles; schools.
Gestión y democracia escolar: concepciones y prácticas del equipo escolar de la ensenãnza fundamental
Resumen
El objecto de la investigación de este artículo es la gestión democrática. El cuestionamiento de base de la pesquisa es: ¿cómo la gestión democrática y el concepto de democracia son percibidos y experimentados por el equipo escolar de dos escuelas de la enseñanza fundamental? El concepto de democracia fue analizado partiendo de la concepción del filosofo John Dewey, de la misma forma que son presentados estudios acerca de la gestión democrática. Con una revisión bibliográfica hecha en la Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, en el periodo de 2008 a 2018, no fueron encontrados resultados compatibles a la temática en el municipio de Campinas, Estado de San Pablo. Desde el punto de vista del método, la pesquisa contempló el uso de dos instrumentos en la pesquisa empírica, los cuales son: (i) entrevista y (ii) observación no participante con diario de campo. Los resultados evidenciaron cuán fragilizado todavía se encuentra el concepto de democracia y sus vivencias en la escuela, principalmente en lo que se refiere a la gestión escolar. La contribución del articulo para el área de educación y para la construcción de políticas publicas reside en la creación de una formación continuada para los integrantes de los consejos escolares, haya vista que los problemas encontrados en esas dos escuelas son recurrentes en el escenario nacional. Además de la creación de la formación continuada para los consejeros, aconsejase también la construcción de un concepto de democracia en esas instituciones.
Palabras clave: John Dewey; principios democráticos; escuelas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.