A INSERÇÃO DOS BEBÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE MATO GROSSO

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil. Cultura Quilombola. Educação Quilombola. Inserção dos bebês quilombolas.

Resumo

Este artigo publiciza aspectos de uma pesquisa realizada no município de Poconé/Mato Grosso, no Distrito de Nossa Senhora Aparecida do Chumbo, na Creche Municipal Vovó Teófila.  O seu objetivo foi compreender o processo de inserção dos bebês quilombolas e suas relações cotidianas nos espaços coletivos da creche e da comunidade, bem como, qual o entendimento dos moradores/familiares da comunidade acerca da presença dos bebês nesses espaços coletivos. A investigação se constituiu em uma pesquisa etnográfica, de abordagem qualitativa, que se valeu de observação in loco, com registros no diário de campo e de entrevistas realizadas com coordenadora, professores, pais e moradores desta comunidade.   As informações foram sistematizadas de forma descritiva e analisadas de forma interpretativa. Os resultados permitem afirmar que a creche se constitui como um espaço de referência cultural, identitária e produtora de história, uma vez que os bebês que ali estão, participam ativamente desse processo. Assim, a comunidade caminha para uma mudança sobre a história de seu povo, construindo registros e preenchendo lacunas que caminham com a história do Distrito do Chumbo.

Palavras-Chave: Educação Infantil. Cultura Quilombola. Educação Quilombola. Inserção dos bebês quilombolas.

THE INSERTION OF BABIES IN CHILDHOOD EDUCATION IN A QUILOMBOLA COMMUNITY IN MATO GROSSO

This article publishes aspects of a research carried out in the municipality of Poconé / Mato Grosso, in the District of Nossa Senhora Aparecida do Chumbo, at the Vovó Teófi la Municipal Creche. Its objective was to understand the process of insertion of quilombola babies and their daily relationships in the collective spaces of the day care center and the community, as well as, what is the understanding of the residents / family members of the community of babies in these collective spaces. The investigation consisted of an ethnographic research, with a qualitative approach, which used observation in loco, with records in the fi eld diary and interviews with coordinator, teachers, parents and residents of this community. The information was systematized in a descriptive way and analyzed in an interpretative way. The results allow us to affi rm that the nursery is constituted as a space of cultural reference, identity and producing history, since the babies who are there, actively participate in this process. Thus, the community is moving towards a change in the history of its people, building records and filling in gaps that go along with the history of the District of Lead.

Keywords: Child education. Quilombola culture. Quilombola Education. Insertion of quilombola babies.

LA INSERCIÓN DE BEBÉS EN EDUCACIÓN INFANTIL EN UNA COMUNIDAD QUILOMBOLA EN MATO GROSSO

Este artículo publica aspectos de una investigación realizada en el municipio de Poconé / Mato Grosso, en el Distrito de Nossa Senhora Aparecida do Chumbo, en la Guardería Municipal Vovó Teófila. Su objetivo fue comprender el proceso de inserción de los bebés quilombolas y sus relaciones cotidianas en los espacios colectivos de la guardería y la comunidad, así como, cuál es el entendimiento de los residentes / familiares de la comunidad sobre la presencia de bebés en estos espacios colectivos. La investigación consistió en una investigación etnográfica, con enfoque cualitativo, que utilizó la observación in loco, con registros en el diario de campo y entrevistas con coordinadora, docentes, padres y residentes de esta comunidad. La información fue sistematizada de forma descriptiva y analizada de forma interpretativa. Los resultados nos permiten afirmar que la guardería se constituye como un espacio de referencia cultural, identidad e historia productora, ya que los bebés que allí se encuentran, participan activamente en este proceso. Así, la comunidad avanza hacia un cambio en la historia de su gente, construyendo registros y llenando vacíos que van de la mano con la historia del Distrito de Plomo.

Palabras clave: Educación Infantil. Cultura quilombola. Educación Quilombola. Inserción de bebés quilombola

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Biografia do Autor

Joice Ribeiro da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestra em Educação – Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU), UNEMAT, campus de Cáceres (MT). Professora da Rede Municipal de Educação no município de Sinop (MT).

Angela Rita Christofolo de Mello, Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT).

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Estágio Científico Avançado no Âmbito de Doutoramento na Universidade do Minho em Braga (PT). Pós-doutorado, Programa Nacional de Pós-doutorado em Educação (PNPD), ofertado pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da UFMT, Campus de Rondonópolis. Professora Adjunta da UNEMAT, lotada na Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Pedagogia, câmpus de Juara, permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado na UNEMAT, Campus de Sinop, e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), ofertado na UNEMAT, campus de Cáceres. Tem 35 anos de experiência em docência, atuados na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental (Alfabetização), Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores, Inicial e Continuada: Orientação Acadêmica (NEAD/UFMT. Pesquisadora de políticas públicas educacionais para a Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização e Formação Inicial e Continuada de Professores. Atua nos seguintes temas: Alfabetização, letramentos e suas práticas sociais; políticas públicas educacionais; formação inicial e continuada de professores. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa de Formação Docente, Gestão e Prática Educacional (GEFOPE) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), cadastrado no diretório do CNPq. Integrante do grupo de pesquisa: Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE) da UFMT e GRAFITE da UNEMAT . Editora-chefe da Revista de Educação do Vale do Arinos (RELVA). 

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Publicado

2022-03-29

Como Citar

Silva, J. R. da, & Mello, A. R. C. de. (2022). A INSERÇÃO DOS BEBÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE MATO GROSSO. Cadernos De Pesquisa, 29(1), 237–256. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15440