AS VOZES DAS CRIANÇAS DIANTE DOS DESAFIOS SOCIOAMBIENTAIS NA CIDADE

Autores

Palavras-chave:

Infância, Contexto urbano, Desafios socioambientais.

Resumo

Ouvir crianças é uma abertura para expandir o conhecimento sobre a sociedade. As crianças têm sim muito a dizer sobre os espaços em que estão inseridas. Ao ouvir a voz das crianças, quais seriam os desafios por elas vivenciados no cotidiano da cidade? A partir deste questionamento, 77 crianças, entre 7 e 11 anos, alunos de uma escola de artes em Manaus, Amazonas, foram ouvidas numa entrevista semiestruturada e em rodas de conversas. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo. As vozes das crianças foram incluídas num contexto bibliográfico a fim de problematizar a relação da criança com a cidade, destacando a relevância do reconhecimento das crianças como sujeitos. Os resultados evidenciam a necessidade das vozes infantis na compreensão dos processos de percepção sobre a circulação, apropriação e vivências no contexto urbano.

Palavras-chave: Infância. Contexto urbano. Desafi os socioambientais.

CHILDREN’S VOICES OF DAILY SOCIO-ENVIRONMENTAL CHALLENGES IN THE CITY

Listening to children is an opening to expand knowledge about society. Children do have a lot to say about the spaces in which they live. When listening to the children’s voice, what would be learning about the challenges they experience in the daily life of the city? Based on this questioning, 77 children, between 7 and 11 years old, students from an art school in Manaus, Amazonas, were heard in a semi-structured interview and in conversation circles. The data were analyzed using content analysis. The children’s voices were included in a bibliographic context in order to problematize the child’s relationship with the city, highlighting the relevance of recognizing children as subjects. The results show the need for children’s voices to understand the processes of perception about circulation, appropriation and experiences in the urban context.

Keywords: Childhood. Urban contexto. Socio-environmental challenges.

LAS VOCES DE LOS NIÑOS FRENTE A LOS DESAFÍOS SOCIOAMBIENTALES EN LA CIUDAD

Escuchar a los niños es una oportunidad para expandir el conocimiento sobre la sociedad. Los niños tienen mucho que decir sobre los espacios en los que viven. Al escuchar la voz de los niños, ¿cuáles serían los desafíos que experimentan en la vida diaria de la ciudad? De este interrogatorio, 77 niños, entre 7 y 11 años, estudiantes de una escuela de arte en Manaus, Amazonas, fueron escuchados en una entrevista semiestructurada y en círculos de conversación. Los datos se analizaron mediante el análisis de contenido. Las voces de los niños se incluyeron en un contexto bibliográfico para problematizar la relación del niño con la ciudad, destacando la relevancia de reconocer a los niños como sujetos. Los resultados muestran la necesidad de que las voces de los niños comprendan los procesos de percepción sobre la circulación, la apropiación y las experiencias en el contexto urbano.

Palabras clave: Infancia. Contexto urbano. Desafíos socioambientales.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Cavalcante Lacerda Junior, Instituto Federal do Amazonas - Ifam.

Doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Professor de Filosofia.

Maria Inês Gasparetto Higuchi, Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia - Inpa

Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental. Pesquisadora.

Evelyn Lauria Noronha, Universidade do Estado do Amazonas - UEA>

Escola Normal Superior. Professora de Filosofia.

Downloads

Publicado

2022-03-29

Como Citar

Lacerda Junior, J. C., Higuchi, M. I. G., & Lauria Noronha, E. (2022). AS VOZES DAS CRIANÇAS DIANTE DOS DESAFIOS SOCIOAMBIENTAIS NA CIDADE. Cadernos De Pesquisa, 29(1), 177–196. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15063