MENSAGEM PEDAGÓGICA EM TEXTOS DE MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS: uma análise a partir da dimensão organizacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202145

Palavras-chave:

Mensagem pedagógica, Texto, Materiais curriculares educativos

Resumo

Nosso objetivo é identificar e caracterizar as variações na mensagem pedagógica que ocorrem na dimensão organizacional, no que diz respeito à prática pedagógica escolar representada em textos dos materiais curriculares educativos. O trabalho caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, cujos dados foram produzidos por meio de documentos. A principal referência teórico-metodológica utilizada foi a teoria de Basil Bernstein. Em particular, foi utilizado o conceito de classificação, para analisar as relações entre discursos e espaços que são veiculados em textos desses materiais. Os resultados da análise mostraram que, além de motivos explícitos, a mensagem pedagógica em textos dos materiais curriculares educativos quanto à relação entre os espaços dos sujeitos, apresentou um partilhamento na organização e durante a realização da tarefa matemática, uma prática pedagógica escolar regulada por uma forte relação de intradisciplinaridade. Para isso, são empreendidos modos de ações de ensino que favorecem o sequenciamento da tarefa matemática.

Palavras-chave: Mensagem pedagógica; Texto; Materiais curriculares educativos.

Pedagogical message in texts of educational curriculum  materials: an analysis based on the organizational dimension

Abstract

We aim to identify and characterize the variations in the pedagogical message which occur in the organizational dimension referring to the pedagogical practice represented in texts of educational curriculum materials. The work is characterized by a qualitative approach whose data were produced through documents. The main reference theoretical-methodological used was Basil Bernstein’s theory. In particular, it was used the concept of classification in order to analyze the relations among discourses and spaces that are transmitted in texts of these materials. The results of the analysis demonstrated that beyond explicit reasons, the pedagogical message in texts of educational curriculum materials referring to the subject’s spaces showed a sharing in the organization and during the realization of the mathematical task a school pedagogical practice regulated by a strong relation of intradisciplinarity. For this, modes of action are undertaken that favor the sequencing of the mathematical task.

Key words: Pedagogical message; Text; Educational curriculum materials.

Mensaje pedagógico en textos de materiales curriculares educativos: un análisis a partir de la dimensión organizacional

Resumen

Nuestro objetivo es identificar y caracterizar las variaciones en el mensaje pedagógico que ocurren en la dimensión organizacional, en lo que se refiere a la práctica pedagógica escolar representada en textos de los materiales curriculares educativos. El trabajo se caracteriza por un enfoque cualitativo, cuyos datos se han producido a través de documentos. La principal referencia teórico-metodológica utilizada fue la teoría de Basil Bernstein. En particular, se utilizó el concepto de clasificación, para analizar las relaciones entre discursos y espacios que se transmiten en textos de esos materiales. Los resultados del análisis mostraron que, además de motivos explícitos, el mensaje pedagógico en textos de los materiales curriculares educativos en cuanto a la relación entre los espacios de los sujetos, presentó un reparto en la organización y durante la realización de la tarea matemática, una práctica pedagógica escolar regulada por uma fuerte relación de intradisciplinaridad. Para ello, se emprenden modos de acciones de enseñanza que favorecen la secuenciación de la tarea matemática.

Palabras clave: Mensaje pedagógico;. Texto; Materiales curriculares educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reinaldo Feio Lima, UNIFESSPA/IEA

Doutor em Educação (UFBA). Professor Adjunto da área temática "Educação Matemática" no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), lotado no Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA).

Andreia Maria Pereira de Oliveira, UFBA

Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (2010). Atualmente, é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e é credenciada como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-09-30

Como Citar

LIMA, Reinaldo Feio; OLIVEIRA, Andreia Maria Pereira de.
MENSAGEM PEDAGÓGICA EM TEXTOS DE MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS: uma análise a partir da dimensão organizacional
. Cadernos de Pesquisa, p. 226–251, 30 Set 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/11414. Acesso em: 26 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos