O diálogo entre a implementação da BNCC, a formação continuada de professores e as tecnologias digitais no cotidiano de uma escola de São Luís

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n3.2022.34

Mots-clés :

BNCC, formação continuada, tecnologias digitais

Résumé

Este trabalho, recorte de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA), aborda a formação continuada como um dispositivo de implementação das prescrições da Base Nacional Comum Curricular – BNCC – em uma escola municipal da zona rural de São Luís-MA, por meio de um recurso tecnológico – o blog. Construído como um produto educacional, esse instrumento constituiu um espaço de escrita colaborativa com e entre os professores por ter sido um meio de comunicação e compartilhamento de materiais e ferramentas possibilitando, assim, a incursão nas orientações prescritas da BNCC , seus efeitos no trabalho pedagógico e , nesse processo, a formação continuada dos profissionais da escola, campo empírico da pesquisa original e onde se deu a construção daquela ferramenta tecnológica, essencial ao trabalho educacional em tempo de pandemia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Ilma Vieira do Nascimento, Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutora em Educação pela USP (Universidade de São Paulo). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE): mestrado acadêmico e doutorado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); mestrado profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Wendla Mendes Silva Borges, Faculdade Laboro de São Luís-MA. Secretaria Municipal de Educação de São Luís-MA

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE-UEMA). Docente da Faculdade Laboro de São Luís - MA. Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental pela Secretaria Municipal de Educação de São Luís-MA (SEMED). 

Téléchargements

Publié-e

2022-12-27

Comment citer

NASCIMENTO, Ilma Vieira do; BORGES, Wendla Mendes Silva.
O diálogo entre a implementação da BNCC, a formação continuada de professores e as tecnologias digitais no cotidiano de uma escola de São Luís
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 3, 27 déc. 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20560. Acesso em: 19 févr. 2026.