A aplicação da metodologia feminista de Alda Facio Montejo como chave de compreensão da manifestação do sexismo em entidades coletivas da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n1.2024.14

Palavras-chave:

sexismo, Alda Facio Montejo, sindicalismo docente

Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar as diferentes manifestações do sexismo no bojo das relações coletivas docentes e no âmbito de suas entidades representativas, questionando os papéis de gênero estabelecidos com base nas reflexões propostas por Alda Facio Montejo na obra “Cuando el género suena câmbios trae” (1992). Para tanto, o procedimento metodológico empregado foi a revisão bibliográfica com uma abordagem qualitativa, utilizando como marco teórico a obra mencionada. Partindo da problematização da concepção de docência como atividade vocacional feminina, exploramos os seis passos desenvolvidos por Montejo em sua metodologia feminista para aplicar as lentes de gênero nas relações sindicais docentes e verificar de que maneira as diferentes formas de sexismo se apresentam, além dos seus impactos. Apontamos, ainda, os avanços constatados a partir de pesquisas recentes e as proposições de superação dessas opressões por meio da conscientização dos sujeitos envolvidos e de um processo cíclico e coletivo.

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Biografia do Autor

Thaís Rodrigues Martins, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Integrante do Laboratório de Educação e República (LER-UERJ). Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Stella Mendes de Castro Reis, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGD-UFRJ). Grupo de Pesquisa Configurações Institucionais e Relações de Trabalho (CIRT-UFRJ). Bolsista CAPES.

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

MARTINS, Thaís Rodrigues; REIS, Stella Mendes de Castro.
A aplicação da metodologia feminista de Alda Facio Montejo como chave de compreensão da manifestação do sexismo em entidades coletivas da educação básica
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 1, p. 264–286, 31 Mar 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21928. Acesso em: 22 dez 2024.

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Artigos