O amor como recurso teórico e prático numa experiência pedagógico-filosófica na EJA (Maceió/AL)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n1.2024.2

Palavras-chave:

filosofia, EJA, didática

Resumo

O presente artigo tem como objetivo socializar uma experiência pedagógico-filosófica entre alunos/as da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma Escola Pública Estadual situada na cidade de Maceió/AL. Traçamos uma práxis na qual o tema do Amor (Philia) fosse possível se desdobrar como recurso filosófico e didático aos sujeitos envolvidos. A participação dos sujeitos-estudantes da Escola foi efetiva, nos proporcionando relacionar a cultura das afecções com as teorias epistemológicas sobre o Amor, visando uma Educação emancipadora (Rajanell, 2012; Schwartz, 2012; Freire, 1997).Com essa metodologia voltada à Educação Básica, a qual chamamos de medodologia Estética, conseguimos traçar uma teleologia afetiva ou de amorosidade, mantendo o conteúdo didático alinhado a uma prática pegagógica inovadora em consonância com a raiz etimológica da Filosofia, a saber: o amor pela sabedoria.

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Biografia do Autor

Yvisson Gomes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (PPGE/CEDU/UFAL). Professor efetivo de Filosofia da Secretaria de Estado de Educação de Alagoas (SEDUC/AL). Vinculado ao grupo de pesquisa filosofia e educação (UFAL).

Marinaide Lima de Queiroz Freitas, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em Linguística pela UFAL. Pós-doutorado em Educação - área de Formação docente, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Porto – Portugal. Líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação (PPGE/CEDU/UFAL). Curadora do Café com Paulo Freire em Alagoas.

Walter Matias Lima, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em Educação (Filosofia e Educação) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Estágio Pós-Doutorado na Université Rennes II: Centre de recherche sur l'éducation, les apprentissages et la didactique (CREAD). Professor Titular da UFAL, no Centro de Educação.

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

SANTOS, Yvisson Gomes dos; FREITAS, Marinaide Lima de Queiroz; LIMA, Walter Matias.
O amor como recurso teórico e prático numa experiência pedagógico-filosófica na EJA (Maceió/AL)
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 1, p. 32–53, 31 Mar 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21763. Acesso em: 22 dez 2024.

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Artigos