LEITURA DO MUNDO E LITERATURA INFANTIL

vivências de estágio curricular com crianças bem pequenas

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-0805v5n8.2023.8

Parole chiave:

Estágio curricular supervisionado, Educação Infantil, Literatura Infantil, Leitura do Mundo

Abstract

O artigo resulta da experiência de estágio supervisionado em Educação Infantil, realizado por meio do diálogo entre uma universidade e uma creche, ambas públicas, em Fortaleza, Ceará, no segundo semestre letivo de 2022. Tem como objetivos discutir a importância da literatura infantil no processo de conhecimento do mundo, que as crianças pequenas constroem em sua apropriação da função social da escrita, assim como ratificar a importância investigativa do estágio curricular na formação inicial de professores para a Educação Infantil. Ancora­se teoricamente em Paulo Freire, em sua defesa de que, antes da leitura da palavra, há que se empreender a leitura do mundo; na abordagem de Reggio Emilia, no que tange à pedagogia de projetos, assim como em autores de referência na relação criança e literatura infantil. Conclui­se que o projeto desenvolvido com as crianças durante o estágio, ampliou sua curiosidade pela leitura, despertando a correlação escrita, leitura e cotidiano. Para os (as) acadêmicos do curso de Pedagogia, que vivenciaram a experiência do estágio, este se mostrou um conduto de pesquisa e produção de sentidos intersubjetivos sobre docência em Educação Infantil.

 

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Biografie autore

Isabela de Jesus Freitas, Universidade Federal do Ceará

Estudante de Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (2019 - presente). É bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Matheus de França Adeodato, Universidade Federal do Ceará

Estudante de Graduação em Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará- FACED/UFC. Atualmente, atua como cuidador educacional na sala de Atendimento Educacional Especializado- AEE, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Walmiki Sampaio de Albuquerque, Maracanaú, Ceará.

Eunice Andrade de Oliveira Menezes, Universidade Federal do Ceará

Pedagoga. Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará- FACED/UFC. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Didática, Docência e Educação – GEPEDE (URCA/UFC).

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Pubblicato

2023-08-21 — Aggiornato il 2023-08-26

Versioni

Come citare

FREITAS, Isabela de Jesus; ADEODATO, Matheus de França; MENEZES, Eunice Andrade de Oliveira.
LEITURA DO MUNDO E LITERATURA INFANTIL: vivências de estágio curricular com crianças bem pequenas
. Revista Humanidades & Educação, v. 5, n. 8, p. 94–105, 26 ago. 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/21135. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê