A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO FRENTE ÀS QUEIXAS DA INDISCIPLINA ESCOLAR

Autori

Parole chiave:

Pedagogo. Indisciplina. Queixas escolares.

Abstract

O presente trabalho aborda a atuação do pedagogo frente às queixas de indisciplina no espaço escolar em uma escola técnica no cenário nordestino. Possui como objetivo compreender a atuação do pedagogo frente às queixas de indisciplina no espaço escolar. Assim, o método utilizado foi o de abordagem qualitativa e quanto aos objetivos da pesquisa classificada como descritiva. Os participantes foram 3 (três) pedagogos de uma escola técnica federal do município de Floriano/PI. Os instrumentos de coleta dos dados foram um roteiro de entrevista semiestruturado e um questionário para obtenção de dados sociodemográficos. O procedimento de análise dos dados utilizado foi a Hermenêutica de Profundidade, constituída pelas suas três etapas: análise sócio-histórica, análise formal ou discursiva e (re)interpretação. A partir dos resultados obtidos, constata-se que a atuação do pedagogo frente às queixas de indisciplina escolar é fundamental para o crescimento do ambiente educacional, pois atua como profissional responsável pela melhor organização e funcionamento do espaço educacional.

Palavras-chave: Pedagogo. Indisciplina. Queixas escolares.

THE ACTION OF THE PEDAGOGUE AGAINST THE COMPLAINTS OF THE SCHOOL INDISCIPLINA

Abstract

This work addresses the role of the pedagogue in the face of complaints of indiscipline in the school space in a technical school in the Northeast scenario. It aims to understand the role of the pedagogue in the face of complaints of indiscipline in the school space. Thus, the method used was the qualitative approach and regarding the objectives of the research classified as descriptive. The participants were 3 (three) pedagogues from a federal technical school in the municipality of Floriano/PI. The data collection instruments were a semi-structured interview script and a questionnaire to obtain sociodemographic data. The data analysis procedure used was Depth Hermeneutics, consisting of its three stages: socio-historical analysis, formal or discursive analysis and (re) interpretation. From the results obtained, it appears that the role of the pedagogue in the face of complaints of school indiscipline is fundamental for the growth of the educational environment, as he acts as a professional responsible for the best organization and functioning of the educational space.

Keywords: Pedagogist. Indiscipline. School complaints.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, J. M. D. Indisciplina no contexto escolar: causas e consequências no processo ensino aprendizagem: uma experiência estudada no ensino fundamental de uma escola de Brejo do Cruz-PB. 2017.

ANDRADE, P.S; CARDOSO, T. A. O. Prazer e dor na docência: revisão bibliográfica sobre a síndrome de Burnout. Saúde Soc. São Paulo, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 129-140, 2012.

AQUINO, J. G. Indisciplina escolar: um itinerário de um tema/problema de pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n. 161, p. 664-692. 2016.

BELLIA, R. A. C. L., & SANTOS, S. A. D. Indisciplina escolar: um dos desafios à gestão democrática. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artig o_rogeria_aparecida_camargo_lima.pdf>. Acesso em: 17 set. 2019.

BENETTE, T.; COSTA, L. Indisciplina na sala de aula: algumas reflexões. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2186-8.pdf. Acesso em: 17 set. 2019.

FAJER, R. F., ARAÚJO, M. P., & WAISMANN, M. Importância do diário de campo nas pesquisas qualitativas com metodologia de história oral. In: SEMANA CIENTÍFICA UNILASALLE SEFIC, Canoas, RS, 17 a 21 de outubro de 2016. Anais [...]. Canoas, 2016. 6 p.

GARCIA, J. Um estudo sobre o conceito de intervenção disciplinar. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - SIEDUCA, Cachoeira do Sul. Anais [...]. Cachoeira do Sul, 2011. 9 p.

GUILHERME, P. Professor no Brasil perde 20% da aula com bagunça na classe, diz estudo. Disponível em: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/03/professor-no-brasil-perde-20-daaula-com-bagunca-na-classe-diz-estudo.html. Acesso em: 20 de nov. 2018.

LIBANEO, J. C. Formação de professores e didática para desenvolvimento humano. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 629-650. 2015.

MOURA, D. A; PRODÓCIMO. Indisciplina escolar: análise dos registros de ocorrências de indisciplinas em escolas estaduais de São Paulo. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP. v. 21, n. 2 , p. 513-529, abr./jun. 2019.

PAULA, G. C. R.; FREITAS, A. C.; ALBUQUERQUE, J. G. M.; SOUSA, L. M. S.; DA ROCHA, M. F.; SILVA, S. M. P. Indisciplina escolar e a relação professor aluno: práticas a serem construídas significadamente. RACE-Revista da Administração, v. 4, n. 2, p. 81-91. 2019.

SAMPAIO, S. Dificuldades de aprendizagem a psicopedagogia na relação sujeito, família e escola. 5. Ed. Rio de Janeiro: Wak Editora. 2019.

SANTANA, A. M.; SANTOS, C.; SILVA, M. P. A. A indisciplina escolar e suas perspectivas. Revista Saberes. Paripiranga, BA, n. 8, p. 15-20, 2019.

SILVA, E. H. B.; NEGREIROS, Fauston. Dificuldades pedagógicas na Educação Infantil: uma revisão sistemática da literatura. In: Francisco Ari d Andrade; Ana Paula V. de O. Tahim; Flávio Muniz Chaves. (Org.). Educação e Contemporaneidade: debates e dilemas. 1ed.Curitiba/PR: CRV, v. 1, p. 79-90, 2017.

SOUZA, R. V. O.; SILVA, T. L.; TAVARES, E. D. Intervenção metodológica no contexto da indisciplina escolar: desafios e possibilidades. Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica (EEDIC), v. 5, n. 1, 2019.

SIQUEIRA, M. S. C. Indisciplina escolar: contribuições da família e da gestão escolar. 2017. 276f. Dissertação (mestrado em Ciências da Educação) — Escola Superior de Educação Almeida Garrett, Lisboa, PT, 2017.

THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1998.

VERONESE, M . V.; GUARESCHI, P. A. Hermenêutica de Profundidade na Pesquisa Social. Revista de Ciências Sociais Unisinos. São Leopoldo-RS, n. 2, v. 42, p. 89-93, mai./ago. 2006.

VILA, M. F.; SANTOS, S. A. O papel do pedagogo e a organização do trabalho na escola. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/641-4.pdf. Acesso em: 3 mai. 2020.

ZANETTE, M. S. Pesquisa qualitativa no contexto da Educação no Brasil. Educar em Revista, v. 65, p. 149-166. 2017.

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-05-31

Come citare

PENHA, Elaine Sousa Silva; SILVA, Silas Alves da; SILVA, Ellery Henrique Barros da; NEGREIROS, Fauston.
A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO FRENTE ÀS QUEIXAS DA INDISCIPLINA ESCOLAR
. Revista Humanidades & Educação, p. 35–46, 31 mag. 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/13940. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos