Textos, Leitura e Memória: estudos sobre interpretação textual

Auteurs-es

  • Maria Felícia Romeiro Mota Silva

Mots-clés :

Leitura. Textos. Memória. Compreensão. Conhecimento.

Résumé

Através de nossa vivência e relação com o mundo, armazenamos informações que nos são úteis para a leitura dos mais diferentes tipos de textos. O que torna uma produção textual compreensível não é apenas o seu vocabulário, mas a representação da realidade compartilhada pelos agentes autor e leitor tanto nos aspectos da temática proposta, quanto nos estruturais. Nesse processo cognitivo, há um rastreamento de protótipos e um levantamento de variáveis e hipóteses para que a compreensão de um texto se dê de maneira satisfatória. Este artigo de revisão toma por base os estudos da Linguística Textual e tem por objetivo discutir o papel da memória para a compreensão de textos e aquisição de conhecimentos.

Palavras-chave: Leitura. Textos. Memória. Compreensão. Conhecimento.

TEXTS, READING AND MEMORY: studies on textual interpretation

Abstract

Through our experience and relationship with the world, we store information that is useful to read the most different types of texts. A textual production is comprehensible not only due to its vocabulary; it also includes the representation of the reality shared by the agents - author and reader - both including the proposed theme and structural aspects. In this cognitive process, one tracks prototypes and survey variables and hypotheses so that the comprehension of a text is satisfactory. This review paper is based on Textual Linguistics studies and aims to discuss the role of memory in text comprehension and knowledge acquisition.

Keywords: Reading. Text. Memory. Understanding. Knowledge.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Maria Felícia Romeiro Mota Silva

Graduada em Letras e Especialista em Estudos Linguísticos pela Universidade do Estado da Bahia UNEB; Mestra e Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB); Professora Adjunta de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Références

BEAUGRANDE, R. New foundations for a science of text and discourse: cognition, communication, and the freedom of access to knowledge and society. Norwood, New Jersey: Ablex, 1997. Disponível em: http://www.beaugrande.com/new_foundations_for_a_science.htm. Acesso em 20/15/2005.

BRANDÃO, M. L. B.. As Bases Fisiológicas do Comportamento. São Paulo: Atheneu, 1991.

CATANIA, A. C.. Aprendizagem: Comportamento, Linguagem e Cognição. trad. Deisy das Graças de Souza et al. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

GARDNER, H.. Estruturas da Mente: A Teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

GUYTON, A.C. Tratado de Fisiologia Médica. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.

KLEIMAN, A.. Texto e Leitor: Aspectos Cognitivos da Leitura. 8. ed. Campinas, S.P.: Pontes, 2002.

KOCH, I. G. V.. Desvendando os Segredos do Texto. São Paulo: Cortez, 2003.

MARCUSCHI, L. A. Aspectos Lingüísticos, Sociais e Cognitivos na Produção de Sentido. UFPE, 1998. Texto apresentado por ocasião do GELNE (mimeo).

SMITH, F.. Compreendendo a Leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

VAN DIJK, T.A. As Macroestruturas das Narrativas: Fundamentação Lógica e Cognitiva (mimeo).

Téléchargements

Publié-e

2019-11-20

Comment citer

SILVA, Maria Felícia Romeiro Mota.
Textos, Leitura e Memória: estudos sobre interpretação textual
. Revista Humanidades & Educação, p. 49–59, 20 nov. 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/12813. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos