DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM MATEMÁTICA NA PANDEMIA

uma análise a partir do Estado da Arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-0805v5n8.2023.5

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado Obrigatório, Pandemia, Formação Inicial, Tecnologias da Educação

Resumo

O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) é um componente essencial dos cursos de Licenciatura, que se configura como um ato educativo-formativo desenvolvido em ambiente escolar. Esse estágio abrange da observação à prática no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Neste estudo, foi realizada uma abordagem metodológica que incluiu pesquisa documental e de campo, bem como uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), do tipo Estado da Arte (ENS; ROMANOWSKI, 2006). Foram analisados ​​artigos científicos depositados na plataforma dos periódicos da Capes no período de 2020 a 2022, com o objetivo de identificar lacunas e possibilidades geradas pelo Estágio Supervisionado Obrigatório na Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Educação do Piauí (FPI), considerando as vivências do 9º período durante a pandemia de Covid- 19. Os resultados apontaram desafios enfrentados pelos participantes da pesquisa durante a conclusão do estágio e a necessidade de repensar a formação de professores(as), adotando estratégias pedagógicas e tecnologias digitais para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, interativo e significativo. Essas reflexões são fundamentais para pensar nas novas perspectivas para a formação de professores(as) no futuro, sobretudo em se tratando do contexto das novas tecnologias

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMESTOY, Michel Bordoli; POSSEBON, Natália Borba. A importância do estágio no desempenho da docência. Revista do Centro de Ciências Naturais e Exatas, v. 3, n. Ed. Especial - XII EIE- Encontro sobre Investigação na Escola, 2016, p.278– 281.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 06 de abril de 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 06 de abril de 2023.

CRISONI, Karine Alves Teixeira; SENA, Dalila Maitê Rosa. Percurso formativo em tempos de pandemia: a integração das tecnologias e construção de novas formas de ensinar. In: XV Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Anais [...]. Curitiba: PUC do Paraná, Curitiba, 2021.

COSTA, Ivanilson. Novas tecnologias e aprendizagem. 2a edição. Rio de Janeiro. Wak Editora, 2014.

ENS, Romilda Teodora; ROMANOWSKI, Joana Paulin. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, v. 6, n. 19, p. 37­ 50. set­dez, 2006.

FORMOSINHO. João. Formação de Professores. Aprendizagem profissional e ação docente. Portugal. Ed. Porto. 2009.

INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ. Resolução No 18/2015 -CONSELHO SUPERIOR. Aprova o Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado dos Cursos Presenciais de Licenciatura do IFPI. CONSUP, No 18 de 06 de novembro de 2015.

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências, Cortez Editora. São Paulo, 2009.

KIRCHNER, Elenice Ana. Vivenciando os desafios da Educação em tempos de Pandemia. In: PALÚ, J., SCHÜTZ, J. A., MAYER, L. (Orgs.) Desafios da educação em tempos de pandemia, Cruz Alta: Ilustração, 2020, p. 45-53.

MORAN, José Manuel. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21a edição. Campinas: Papirus, 2013.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3ªEdição Revista e Atualizada, Ijuí: Unijuí, 2020.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2014.

TARDIF, Maurice. Saberes docente e formação profissional. Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2023-08-21

Como Citar

SILVA, Pedro Alves da; SILVA , Joselma Ferreira Lima e.
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM MATEMÁTICA NA PANDEMIA: uma análise a partir do Estado da Arte
. Revista Humanidades & Educação, v. 5, n. 8, p. 52–65, 21 Ago 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/21268. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Dossiê