ENSINO DE HISTÓRIA E CARTOGRAFIA: o uso de mapas para estudantes com deficiência visual

Autores

  • Eliana Duarte Nunes Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Rita de Cássia Grecco dos Santos Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Palavras-chave:

Ensino de História. Prática de ensino. Educação inclusiva. Deficiência visual.

Resumo

A aprendizagem e o uso de mapas são extremamente importantes para todos os sujeitos. Ressaltando que, com o passar do tempo, tal recurso foi se desenvolvendo e se tornando acessível a diferentes extratos sociais, contribuindo para a ampliação da percepção da realidade e favorecendo a mobilidade, especialmente das pessoas com deficiência visual. Atualmente, a cartografia tátil é capaz de elaborar e confeccionar mapas e outros produtos cartográficos para serem lidos com as mãos. Nas disciplinas de História e Geografia, esses mapas são importantes para localizar fenômenos geográficos e lugares. Assim, é importante trazer à discussão a relevância do mapa como recurso didático no ensino de História, porque, além de o mapa viabilizar a localização, apresenta uma atividade temporal e seus processos  socioeconômicos e políticos. A pesquisa de caráter qualitativo que está sendodesenvolvida utiliza revisão bibliográfica, bem como observações e entrevistas, tendo como foco identificar e analisar como ocorre o ensino de História para estudantes com deficiência visual, levando em consideração a inclusão, as metodologias de ensino e os materiais didáticos dos professores, em especial os mapas. Como objetivos específicos, tem como caminho reconhecer quais são as dificuldades, aprendizagens e perspectivas dos professores em relação ao ensino de História e à inclusão de estudantes com deficiência visual em escolas públicas da cidade do Rio Grande/RS; identificar as metodologias de ensino realizadas pelos professores, considerando os materiais didáticos, especificamente o mapa, em detrimento do ensino de estudantes com deficiência visual; e avaliar as condições materiais de trabalho do professor de História.

Palavras-chave: Ensino de História. Prática de ensino. Educação inclusiva.
Deficiência visual.

TEACHING HISTORY AND CARTOGRAPHY: the use of maps for visually impaired students

Abstract

Learning and the use of maps is extremely important for all subjects. Emphasizing that, with the passage of time, this resource has developed and made accessible to different social strata, contributing to the broadening of the perception of reality and favoring mobility, especially for people with visual impairments. Currently, tactile cartography is capable of drawing and making maps and other cartographic products to be read by hand. In the disciplines of History and Geography, these maps are important for locating geographic phenomena and places. Thus, it is important to bring to the discussion, the relevance of the map as a didactic resource to the teaching of History, because in addition to the map making location possible, it presents a temporal activity and its socioeconomic and political processes. The qualitative research that is being developed will use a bibliographic review, as well as observations and interviews, focusing on identifying and analyzing how history teaching for visually impaired students occurs, taking into account the inclusion, the methodologies of teaching materials and teaching materials, especially maps. As specific objectives it has the way to recognize what are the difficulties, learning and perspectives of the teachers in relation to the teaching of History and inclusion of students with visual impairment in public schools in the city of Rio Grande / RS; identify teaching methodologies carried out by teachers, considering teaching materials, specifically the map, to the detriment of teaching students with visual impairments; and evaluate the material working conditions of the history teacher.

Keywords: History teaching. Teaching practice. Inclusive education. Visual
impairment.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Duarte Nunes, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em Geografia e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande –  PPGH/ICHI/FURG, Rio Grande/RS.

Rita de Cássia Grecco dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Socióloga e Pedagoga, Doutora em Educação. Professora do Instituto de Educação – IE e do PPGH/ICHI/FURG.

Referências

ALMEIDA, Diones Carlos de Souza; MELO, Adriany de Ávila. O ensino de Geografia para alunos com necessidades educacionais especiais: o caso dos alunos cegos e com baixa-visão. Universidade Federal de Uberlândia. p. 1-24, 2007.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da educação nacional. Brasília, dezembro de 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: História / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998. 108 p.

CARNEIRO, Moacir Alves. O acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns: possibilidades e limitações. Petrópolis: Vozes, 2007.

CHAVES, Ana Paula Nunes. Ensino de Geografia e a cegueira: diagnóstico da inclusão escolar na Grande Florianópolis. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/93465/280582.pdf?sequence=1. Acesso em: 14 ago. 2020.

IACONO, Jane Peruzo; SILVA, Luiza Alves. Reflexões sobre a Política de formação de professores para a educação especial/ educação inclusiva. In: A pessoa com deficiência na sociedade contemporânea: problematizando o debate. EDUNIOESTE: Cascavel, 2006, p. 91-116.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Atlas Escolar. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/conceitos-gerais/o-que-e-um-atlas-geografico. Acesso em: 14 ago. 2020.

MEC. Planejando a próxima década. Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. 63 p. 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf. Acesso em: 14 ago. 2020.

PEREIRA, Kátia dos Santos. O PNE e os desafios da inclusão. In: Plano Nacional de Educação: olhares sobre o andamento das metas. Estudo técnico, Câmara dos deputados. p. 91-113. julho de 2017. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/estudos-e-notas-tecnicas/publicacoes-da-consultoria-legislativa/areas-da-conle/tema11/o-pne-e-os-desafios-da-inclusao. Acesso em: 14 ago. 2020.

PILETTI, Nelson. Sociologia da educação. 13. ed. São Paulo: Ática, 1993.

PINA, Carolina Teixeira. Os mapas e o ensino de História. III Seminário Internacional: História do Tempo Presente. UDESC – Florianópolis. 2017.

ROSA, Enio Rodrigues da; BORBA, Vandiana. Apontamentos sobre o movimento social das pessoas com deficiência no Brasil. In: CARVALHO. A.R.; SILVA. D. R.; ROSA. E. R.; ROSSETTO. E.; IACONO. J. P.; ROCHA. J. V.; CARVALHO. J. R.; TURECK. L. T. Z.; SILVA. L. A.; ANDRÉ. M. F. C.; ZANETTI. P. S.; BORBA. V.; SILVA. V. L. R. R. S. (Orgs.). A pessoa com deficiência na sociedade contemporânea: problematizando o debate. EDUNIOESTE: Cascavel, 2006, v. 1, p. 181-216.

ROSA, Enio Rodrigues da; DUTRA, Martinha Clarete. Pessoas cegas, trabalho, história, educação e organização no Brasil. In: HISTEDBR – História Sociedade e Educação no Brasil. VI Seminário de Estudos e Pesquisas. Campinas/SP. p. 01-26. 2006. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario7/TRABALHOS/E/Enio%20rodrigues%20da%20rosa.pdf. Acesso em: 14 ago. 2020.

SANTOS, Maria Terezinha da Consolação T. dos. PARTE II O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE. In: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar A Escola Comum Inclusiva. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. 2010. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/25849/1/A_Escola_Comum_Inclusiva.pdf. Acesso em: 14 ago. 2020.

SÁ, Elizabet Dias de; CAMPOS, Izilda Maria de; SILVA, Myriam Beatriz Campolina. Deficiência Visual – São Paulo: MEC/SEESP. – (Atendimento educacional especializado). 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dv.pdf. Acesso em: 14 ago. 2020.

SEESP. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão. 2. ed. – Brasília, DF, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/alunoscegos.pdf. Acesso em: 14 ago. 2020.

SEESP. Secretaria de Educação Especial. Portaria n°555/2007. Política Nacional de Educação de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, Janeiro de 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 01 set. 2019.

SILVA, Ainda Maria Monteiro; COSTA, Valdelúcia Alves da; JACOBO, Zardel; PRADO, Rosana; CROCHÍK, José Leon (Org.). Educação Inclusiva e direitos humanos: perspectivas contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2015.

VIEIRA, Jaqueline M.; FERRAZ, Cláudio B. Oliveira. O desafio do ensino de Geografia para deficientes visuais. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Geografia Presidente Prudente Edição Especial – XVI Semana da Geografia. Revista Geografia em Atos. p. 1-8. 2015. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/view/3864/3029. Acesso em 14 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

NUNES, Eliana Duarte; SANTOS, Rita de Cássia Grecco dos.
ENSINO DE HISTÓRIA E CARTOGRAFIA: o uso de mapas para estudantes com deficiência visual
. Revista Humanidades & Educação, p. 43–54, 1 Dez 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 19 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos