Mapeamento sistemático de jogos digitais para o ensino de química em dissertações e teses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-5777v9n1.2023.12

Palavras-chave:

Jogos Digitais, Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais, Ensino de Química

Resumo

Vislumbrando pesquisas sobre jogos digitais como recursos didáticos para o ensino de química, realizou-se um mapeamento sistemático (MS) na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), cujo objetivo foi problematizar e caracterizar as possibilidades de inserção desses jogos no ensino dessa disciplina e, também, identificar evidências disponíveis, apontar lacunas que demonstrassem necessidades de realizar outros estudos e apresentar uma visão geral desse campo. Seguindo o protocolo de revisão do MS e a análise de conteúdo, as buscas na base BDTD retornaram 223 estudos, aos quais foram aplicados critérios de seleção e exclusão, e apenas 17 trabalhos formaram o corpus de pesquisa. Três estudos eram sobre a aplicação de jogos desenvolvidos por terceiros (não comerciais) e 14 eram criações de pesquisadores, programadores ou alunos, em que o foco de análise, em boa parte, centrava-se no produto ou em sua aplicação. As questões de pesquisa demonstraram que os jogos, mesmo que simplistas, são entendidos como motivacionais e complementares às aulas tradicionais e elaborados para desenvolver os assuntos considerados difíceis para os alunos. Observou-se que há necessidade de estudos que não foquem apenas em conteúdos conceituais, mas que tragam abordagens críticas com os jogos digitais.

Systematic mapping of digital games for teaching chemistry indissertations and theses

Abstract

Glimpsing research on digital games as didactic resources for teaching chemistry, a systematic mapping (SM) was carried out in Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), whose objective was to problematize and characterize the possibilities of inserting these games in the teaching of this discipline and also identify available evidence, point out gaps that demonstrate the need to carry out further studies, and present an overview of the field of study. Following the SM review protocol and content analysis, the BDTD database searches returned 223 studies, to which selection and exclusion criteria were applied, and only 17 studies formed the research corpus. Three studies were about the application of games developed by third parties (non-commercial) and 14 were creations of researchers, programmers, or students, in which the focus of analysis, in large part, focused on the product or its application. The research questions demonstrated that the games, even if simplistic, are understood as motivational and complementary to traditional classes and designed to develop the subjects considered difficult for the students. It was observed that there is a need for studies that do not focus only on conceptual content, but that bring critical approaches with digital games.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Junivaldo Mendoça Lemos, Universidade Federal do Maranhão

Professor da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (SEDUC - MA) e do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Mestre em Ensino de Ciência e Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Matemática (PPECEM) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Licenciado em Química pela UFMA.

Hawbertt Rocha Costa, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru). Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Licenciado em Química pela UFMA. Professor Adjunto IV da UFMA e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) da UFMA.

Referências

ALMEIDA, G. M. A. Jogo digital e analogias uma proposta para o ensino de Cinética Química. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado Educação para Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2015.

ALVES, D. F. S.; SILVA, J. F. M. Jogos digitais: uma revisão sobre definições, fundamentos e aplicações no ensino de ciências. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, Foz do Iguaçu, v. 4, n. 1, p. 14, 2020.

ALVES, L. et al. Jogos eletrônicos e screenagens: possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem. In: SILVA, E. M.; MOITA, F. M. G. S. C.; SOUSA, R. P. Jogos eletrônicos construindo novas trilhas. Campina Grande: EDUEP, 2007.

BARDIN, L. Análise do Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BATTAIOLA, A. L. Jogos por computador–histórico, relevância tecnológica e mercadológica, tendências e técnicas de implementação. Anais da XIX JORNADA DE ATUALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA, SBC, Anais... 2000, p. 83-122.

COLAGRANDE, E. A. Desenvolvimento de um jogo didático virtual para o aprendizado do conceito de mol. 2008. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência) – Instituto de Química, Instituto de Biociências e Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

COSTA, L. T. Abordagens lúdicas e digitais para o ensino da classificação periódica dos elementos químicos. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado Educação em Ciências) – Instituto de Ciência Básica e da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula, Química Nova na Escola, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 92-98, 2012.

CUNHA, M. B.; FIORESI, C. A.; LAYTER, M. B.; SILVA, V. M. Jogos no Ensino de Química: uma análise dos trabalhos apresentados no ENEQ. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2012, Salvador. Anais... Salvador, 2012.

CUNHA, M. B. O movimento Ciência/Tecnologia/Sociedade (CTS) e o ensino de ciências: condicionantes estruturais. Varia Scientia, Cascavel, v. 6, n. 12, p. 121-134, 2006.

DUARTE, D. W. A. Q-memória um jogo digital para o estudo de química. 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado em Computação aplicada) – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2017.

FELIZARDO, K. R. et al. Revisão Sistemática da Literatura em Engenharia de Software: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

FERNANDES, M. Aplicação do jogo ludo atomística no ensino de química. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Centro de Ciência Exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.

ALMEIDA, G. M. A. Jogo digital e analogias uma proposta para o ensino de Cinética Química. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado Educação para Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2015.

ALVES, D. F. S.; SILVA, J. F. M. Jogos digitais: uma revisão sobre definições, fundamentos e aplicações no ensino de ciências. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, Foz do Iguaçu, v. 4, n. 1, p. 14, 2020.

ALVES, L. et al. Jogos eletrônicos e screenagens: possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem. In: SILVA, E. M.; MOITA, F. M. G. S. C.; SOUSA, R. P. Jogos eletrônicos construindo novas trilhas. Campina Grande: EDUEP, 2007.

BARDIN, L. Análise do Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BATTAIOLA, A. L. Jogos por computador–histórico, relevância tecnológica e mercadológica, tendências e técnicas de implementação. Anais da XIX JORNADA DE ATUALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA, SBC, Anais... 2000, p. 83-122.

COLAGRANDE, E. A. Desenvolvimento de um jogo didático virtual para o aprendizado do conceito de mol. 2008. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência) – Instituto de Química, Instituto de Biociências e Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

COSTA, L. T. Abordagens lúdicas e digitais para o ensino da classificação periódica dos elementos químicos. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado Educação em Ciências) – Instituto de Ciência Básica e da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula, Química Nova na Escola, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 92-98, 2012.

CUNHA, M. B.; FIORESI, C. A.; LAYTER, M. B.; SILVA, V. M. Jogos no Ensino de Química: uma análise dos trabalhos apresentados no ENEQ. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2012, Salvador. Anais... Salvador, 2012.

CUNHA, M. B. O movimento Ciência/Tecnologia/Sociedade (CTS) e o ensino de ciências: condicionantes estruturais. Varia Scientia, Cascavel, v. 6, n. 12, p. 121-134, 2006.

DUARTE, D. W. A. Q-memória um jogo digital para o estudo de química. 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado em Computação aplicada) – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2017.

FELIZARDO, K. R. et al. Revisão Sistemática da Literatura em Engenharia de Software: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

FERNANDES, M. Aplicação do jogo ludo atomística no ensino de química. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Centro de Ciência Exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.

RODRIGUES, I. A. O uso das TICs como estratégia para promover o conhecimento em Tabela Periódica. 2019. 172f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química) – Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

ROSA, T. F. O processo de construção de um game para o reconhecimento dos níveis de alfabetização científica e tecnológica no ensino de Química. 2018. 151 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

SALEN, K.; ZIMMERMAN, E. Regras do jogo: principais conceitos. São Paulo: Blucher, 2017.

SCHELL, J. A arte de game design: o livro original. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

SILVA FILHO, S. M. Desenvolvimento de jogos digitais por alunos do ensino médio para o desenvolvimento de conceitos químicos. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.

SILVÉRIO NETO, G. Desenvolvendo jogo educativo para o ensino de química um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino - aprendizagem. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) – Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2017.

SOUZA, F. L.; GONÇALVES, T. V. O. Bases epistemológicas subjacentes ao enfoque CTS no ensino de química. Acta tecnológica, São Luís, v. 6, n. 2, p. 30-36, 2012. https://doi.org/10.35818/acta.v6i2.55

TODOR, R. Taxonomia de Games Educativos. 2015. 181 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

VAN ECK, R. Digital game-based learning: Still restless, after all these years. Educause Review, v. 50, n. 6, p. 13, 2015.

WEIZMAN, A. Designing casual serious games in Science. The case of “Couch Potatoes Defense”. EAI Endorsed Transactions on Serious Games, v. 1, n. 3, 2014. https://doi.org/10.4108/sg.1.3.e6 WU, W.-H. et al. Re-exploring game-assisted learning research: The perspective of learning theoretical bases. Computers & Education, v. 59, n. 4, p. 1153-1161, 2012. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2012.05.003

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZAMBONI, G. O ensino de propriedades periódicas através do lúdico. 2013. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química) – Centro de Ciência Exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.

Downloads

Publicado

2023-12-10

Como Citar

LEMOS, Junivaldo Mendoça; COSTA, Hawbertt Rocha.
Mapeamento sistemático de jogos digitais para o ensino de química em dissertações e teses
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 9, n. 1, p. e1223, 1–17, 10 Dez 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/21745. Acesso em: 23 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)