Systematic mapping of digital games for teaching chemistry in dissertations and theses

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-5777v9n1.2023.12

Keywords:

Digital Games, Digital Game-Based Learning, Chemistry Teaching

Abstract

In view of research on the use of digital games as didactic or methodological resources for teaching Chemistry, a systematic mapping was carried out in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, aiming to identify evidence and gaps in the research area. The searches returned 223 studies, to which the selection criteria were applied and only 17 works formed the corpus of this research. Three studies were about the application of games developed by third parties and fourteen were creations by researchers, programmers or students, in which the focus of analysis, in large part, centered on the product or its application. Games are understood as complementary to traditional classes and designed to develop subjects considered difficult in student learning. It was observed that there is a need for studies that do not focus only on conceptual content, but that bring critical approaches to digital games.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Junivaldo Mendoça Lemos, Universidade Federal do Maranhão

Professor da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (SEDUC - MA) e do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Mestre em Ensino de Ciência e Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Matemática (PPECEM) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Licenciado em Química pela UFMA.

Hawbertt Rocha Costa, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru). Mestre em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Licenciado em Química pela UFMA. Professor Adjunto IV da UFMA e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) da UFMA.

References

ALMEIDA, G. M. A. Jogo digital e analogias uma proposta para o ensino de Cinética Química. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado Educação para Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2015.

ALVES, D. F. S.; SILVA, J. F. M. Jogos digitais: uma revisão sobre definições, fundamentos e aplicações no ensino de ciências. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, Foz do Iguaçu, v. 4, n. 1, p. 14, 2020.

ALVES, L. et al. Jogos eletrônicos e screenagens: possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem. In: SILVA, E. M.; MOITA, F. M. G. S. C.; SOUSA, R. P. Jogos eletrônicos construindo novas trilhas. Campina Grande: EDUEP, 2007.

BARDIN, L. Análise do Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BATTAIOLA, A. L. Jogos por computador–histórico, relevância tecnológica e mercadológica, tendências e técnicas de implementação. Anais da XIX JORNADA DE ATUALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA, SBC, Anais... 2000, p. 83-122.

COLAGRANDE, E. A. Desenvolvimento de um jogo didático virtual para o aprendizado do conceito de mol. 2008. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência) – Instituto de Química, Instituto de Biociências e Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

COSTA, L. T. Abordagens lúdicas e digitais para o ensino da classificação periódica dos elementos químicos. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado Educação em Ciências) – Instituto de Ciência Básica e da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula, Química Nova na Escola, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 92-98, 2012.

CUNHA, M. B.; FIORESI, C. A.; LAYTER, M. B.; SILVA, V. M. Jogos no Ensino de Química: uma análise dos trabalhos apresentados no ENEQ. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2012, Salvador. Anais... Salvador, 2012.

CUNHA, M. B. O movimento Ciência/Tecnologia/Sociedade (CTS) e o ensino de ciências: condicionantes estruturais. Varia Scientia, Cascavel, v. 6, n. 12, p. 121-134, 2006.

DUARTE, D. W. A. Q-memória um jogo digital para o estudo de química. 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado em Computação aplicada) – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2017.

FELIZARDO, K. R. et al. Revisão Sistemática da Literatura em Engenharia de Software: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

FERNANDES, M. Aplicação do jogo ludo atomística no ensino de química. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Centro de Ciência Exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.

ALMEIDA, G. M. A. Jogo digital e analogias uma proposta para o ensino de Cinética Química. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado Educação para Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2015.

ALVES, D. F. S.; SILVA, J. F. M. Jogos digitais: uma revisão sobre definições, fundamentos e aplicações no ensino de ciências. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, Foz do Iguaçu, v. 4, n. 1, p. 14, 2020.

ALVES, L. et al. Jogos eletrônicos e screenagens: possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem. In: SILVA, E. M.; MOITA, F. M. G. S. C.; SOUSA, R. P. Jogos eletrônicos construindo novas trilhas. Campina Grande: EDUEP, 2007.

BARDIN, L. Análise do Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BATTAIOLA, A. L. Jogos por computador–histórico, relevância tecnológica e mercadológica, tendências e técnicas de implementação. Anais da XIX JORNADA DE ATUALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA, SBC, Anais... 2000, p. 83-122.

COLAGRANDE, E. A. Desenvolvimento de um jogo didático virtual para o aprendizado do conceito de mol. 2008. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência) – Instituto de Química, Instituto de Biociências e Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

COSTA, L. T. Abordagens lúdicas e digitais para o ensino da classificação periódica dos elementos químicos. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado Educação em Ciências) – Instituto de Ciência Básica e da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula, Química Nova na Escola, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 92-98, 2012.

CUNHA, M. B.; FIORESI, C. A.; LAYTER, M. B.; SILVA, V. M. Jogos no Ensino de Química: uma análise dos trabalhos apresentados no ENEQ. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 2012, Salvador. Anais... Salvador, 2012.

CUNHA, M. B. O movimento Ciência/Tecnologia/Sociedade (CTS) e o ensino de ciências: condicionantes estruturais. Varia Scientia, Cascavel, v. 6, n. 12, p. 121-134, 2006.

DUARTE, D. W. A. Q-memória um jogo digital para o estudo de química. 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado em Computação aplicada) – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2017.

FELIZARDO, K. R. et al. Revisão Sistemática da Literatura em Engenharia de Software: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

FERNANDES, M. Aplicação do jogo ludo atomística no ensino de química. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Centro de Ciência Exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.

RODRIGUES, I. A. O uso das TICs como estratégia para promover o conhecimento em Tabela Periódica. 2019. 172f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química) – Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

ROSA, T. F. O processo de construção de um game para o reconhecimento dos níveis de alfabetização científica e tecnológica no ensino de Química. 2018. 151 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

SALEN, K.; ZIMMERMAN, E. Regras do jogo: principais conceitos. São Paulo: Blucher, 2017.

SCHELL, J. A arte de game design: o livro original. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

SILVA FILHO, S. M. Desenvolvimento de jogos digitais por alunos do ensino médio para o desenvolvimento de conceitos químicos. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.

SILVÉRIO NETO, G. Desenvolvendo jogo educativo para o ensino de química um material didático alternativo de apoio ao binômio ensino - aprendizagem. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) – Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2017.

SOUZA, F. L.; GONÇALVES, T. V. O. Bases epistemológicas subjacentes ao enfoque CTS no ensino de química. Acta tecnológica, São Luís, v. 6, n. 2, p. 30-36, 2012. https://doi.org/10.35818/acta.v6i2.55

TODOR, R. Taxonomia de Games Educativos. 2015. 181 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

VAN ECK, R. Digital game-based learning: Still restless, after all these years. Educause Review, v. 50, n. 6, p. 13, 2015.

WEIZMAN, A. Designing casual serious games in Science. The case of “Couch Potatoes Defense”. EAI Endorsed Transactions on Serious Games, v. 1, n. 3, 2014. https://doi.org/10.4108/sg.1.3.e6 WU, W.-H. et al. Re-exploring game-assisted learning research: The perspective of learning theoretical bases. Computers & Education, v. 59, n. 4, p. 1153-1161, 2012. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2012.05.003

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZAMBONI, G. O ensino de propriedades periódicas através do lúdico. 2013. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química) – Centro de Ciência Exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.

Published

2023-12-10

How to Cite

LEMOS, Junivaldo Mendoça; COSTA, Hawbertt Rocha.
Systematic mapping of digital games for teaching chemistry in dissertations and theses
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 9, n. 1, p. e1223, 1–17, 10 Dec. 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/21745. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)