O manual Noções de Didática Especial, de Theobaldo Miranda Santos (1960): vestígios de saberes para ensinar

Autores/as

Palabras clave:

Manual pedagógico. História da educação matemática. Repositório de Conteúdo Digital

Resumen

O presente artigo, apresenta resultado parcial de pesquisa de mestrado. Nesta esteira, este trabalho tem por objetivo destacar os saberes para ensinar, e busca responder a questão norteadora: quais vestígios de saberes para ensinar podem ser apreendidos no manual Noções de Didática Especial, de Theobaldo Miranda Santos? Trata-se de uma pesquisa histórica, apoiada nos estudos de Certeau, Julia, Hofstetter e Schneuwly, que mobiliza inicialmente os conceitos de saberes a ensinar e saberes para ensinar. Dessa forma, verificadas as orientações metodológicas, pode-se, através dos resultados obtidos, apreender os saberes para ensinar, mobilizados a partir do manual Noções de Didática Especial; ter a indicação de uso do material concreto para as ideias abstratas de número, ou seja, iniciar o ensino com materiais concretos e gradativamente  deixá-los à parte ao longo da trajetória  da aprendizagem; realizar o ensino sequencialmente, avançando de maneira simples, e, aproveitar situações cotidianas, tornando os objetivos de cada lição ou exercício como atividades da vida real.

 

The Handbook of Special Didactics, by Theobaldo Miranda Santos (1960): traces of knowledge for teaching

 

Abstract This article presents a partial results of a master’s research. In this context, this work aims to highlight the knowledge to teach, and seeks to answer the guiding question: what traces of knowledge to teach can be apprehended in the manual Noções de Didática Especial, by Theobaldo Miranda Santos? This is a historical research, supported by the studies of Certeau, Julia, Hofstetter and Schneuwly, which initially mobilizes the concepts of knowledge to teach and knowledge for teach. Thus, after checking the methodological guidelines, it is possible, through the results obtained, to apprehend the knowledge for teach, mobilized from the Noções de Didática Especial manual; having the indication of the use of concrete material for abstract number ideas, that is, starting teaching with concrete materials and gradually leaving them apart throughout the learning trajectory; carry out teaching sequentially, advancing in a simple way, and taking advantage of everyday situations , making the objectives of each lesson or exercise as real life activities.

Keywords: Pedagogical textbook. History of mathematics education. Digital Content Repository

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Janine Marques da Costa Gregorio, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Educação Científica e Tecnológica (UFSC).

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professor da
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Citas

ALMEIDA FILHO, O. J. A estratégia da produção e circulação católica do projeto editorial das coleções de Theobaldo Miranda Santos: (1945 – 1971). 2008, 368 f. Tese (Doutorado – Educação: História Política Sociedade) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2008.

ARAUJO, E. A construção do livro. 2. ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editorial, 2008.

ARGON, M. F. M. Catálogo da Correspondência. Entre Alceu Amoroso Lima e Theobaldo Miranda Santos 1935-1956. São Paulo: Editora Reflexão, 2014.

BERTINI, L.F.; MORAIS, R.S.; VALENTE, W.R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos para a formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

BURKE, Peter. O que é a história do conhecimento? Tradução de Cláudia Freire. São Paulo: Editora Unesp, 2016.CERTEAU, M. A Escrita da História. 3.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013. Tradução de: Maria de Lourdes Menezes.

CERTEAU, M. A Escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

CHOPPIN, A. O historiador e o livro escolar. História da Educação. Pelotas. n. 11, abr. 2002. p. 5-24.

CHOPPIN, A. O manual escolar: uma falsa evidência histórica. Traduação de Maria Helena Bastos. Revista História da Educação, Pelotas, v. 13, n. 27, p. 09-75, 2009.

COSTA, D.A.; VALENTE, W.R. O repositório de conteúdo digital nas pesquisas de história da educação matemática. Revista Ibero-americana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, v. 1, n. 1, p. 96-110, 2015.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R. VALENTE, W. R. (Org.). Saberes em (trans) formação: tema central a formação de professores. 1 ed. São Paulo: Editora da Física, 2017, p. 113 – 172.

JESUS, E.M. O grupo escolar Castro Alves em Jequié-Bahia (1934-1971): uma investigação histórica sobre o ensino de matemática. 2017. 244 f. Dissertação (Mestrado) –Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2017.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, SP, n. 1, 2001, p. 9-43.

ROBALLO, R.O.B. História da educação e a formação de professoras normalistas: as noções de Afrânio Peixoto e de Theobaldo Miranda Santos. 2007. 163 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná., Curitiba, 2007.

SANTOS, T.M. Noções de Didática Especial. v. 7 São Paulo: São Paulo Editora, 1960. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/168703.

SILVA, V.B. Uma história de leitura para professores – análise na produção e circulação de saberes especializados nos manuais pedagógicos (1930-1971). Revista Brasileira de História da Educação, Maringá/PR, n.6, p. 29-57, jul./dez. 2003.

SILVA, V.B. Saberes em viagem nos manuais pedagógicos: construções da escola em Portugal e no Brasil (1870-1970). Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 35, p.268-277, maio/ago. 2007.

TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 14, p. 61-88, 2000.

VALENTE, W.R. Oito temas sobre História da educação matemática. REMATEC, Natal (RN) Ano 8, n.12/ Jan.-Jun. 2013.

VALENTE, W. R. et al. A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990. São Paulo: FAPESP, 2017.

Publicado

2021-03-13

Cómo citar

GREGORIO, Janine Marques da Costa; COSTA, David Antonio da.
O manual Noções de Didática Especial, de Theobaldo Miranda Santos (1960): vestígios de saberes para ensinar
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 5, n. 2, p. 68–79, 13 mar. 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/16309. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a