REVERBERAÇÕES DE APRENDIZAGENS SOBRE MEDIDAS NA PRÁTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores

  • Alessandra Rodrigues de Almeida Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS).
  • Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS).

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n.especialp106-122

Palavras-chave:

Educação matemática. Grandezas e medidas. Práticas docentes. Grupos colaborativos.

Resumo

 

Este artigo apresenta uma investigação a respeito de práticas pedagógicas desenvolvidas, por professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em formação continuada, num grupo de estudos com características colaborativas que discute o ensino e a aprendizagem da Matemática. Com o objetivo de discutir as reverberações das aprendizagens dos estudos em colaboração nas práticas docentes a respeito do tema Grandezas e Medidas, o texto foca, especificamente, as práticas de dois dos participantes em relação à medida das grandezas comprimento e tempo. Os dados foram produzidos a partir de videogravações de encontros do grupo e de narrativas escritas pelos professores. A pesquisa se desenvolveu numa perspectiva qualitativa, valorizando a descrição dos encontros, da participação dos professores e das interações ocorridas no contexto do grupo e das instituições educacionais onde os professores atuam. O enquadramento metodológico e os procedimentos de análise adotados estão de acordo com a pesquisa narrativa, como um modo de compreender a experiência vivenciada no grupo e com ele. A participação no grupo de estudos possibilitou aos docentes aprendizagens conceituais sobre as Grandezas e Medidas, e sobre seu ensino e aprendizagem nos anos iniciais da educação básica. Tais aprendizagens reverberaram nas práticas dos participantes, tornando-as mais exploratórias e problematizadoras, por meio da inserção do tema e/ou de alterações graduais nas maneiras de abordá-lo com crianças.

Palavras-chave: Educação matemática. Grandezas e medidas. Práticas docentes. Grupos colaborativos.


REPERCUSSIONS OF LEARNING ABOUT MEASURES INTO THE PRACTICE OF TEACHERS WHO TEACH MATHEMATICS 

Abstract: This article presents an investigation regarding pedagogical practices developed, by kindergarten and early Elementary School teachers in continuous education, in a study group with collaborative characteristics that discusses teaching and learning Mathematics. Aiming to discuss the repercussions of the learning from collaborative studies in teaching practices regarding the subject of Measurements and Quantities, the text focuses, specifically, on the practices of two of the participants in relation to the measurement of the quantities time and length. The data was produced from video recordings of the group meetings and narratives written by the teachers of the group. The research was developed in a qualitative perspective, valuing the description of the meetings, participation of the teachers and interactions that occurred in the context of the group and educational institutions where the teachers work. The methodological framework and adopted analysis procedures are in accordance with narrative research as a way of understanding the experience lived in and with the group. The participation in the study group allowed teachers’ conceptual learning about Measurements and Quantities, as well as about their teaching and learning in the early years of basic education. Such learning reverberated into the practices of the participants, making them more exploratory and problematizing, through the insertion of the theme and / or gradual changes in the ways of approaching it with children.

Keywords: Mathematics education; Measurements and quantities; Teaching practices; Collaborative groups.

 


REPERCUSIONES DE APRENDIZAJE ACERCA DE LAS MEDIDAS EN LA PRÁCTICA DE LOS PROFESORES QUE ENSEÑAN MATEMÁTICAS

Resumen: Este artículo presenta una investigación acerca de las prácticas pedagógicas desarrolladas por maestros de educación infantil y escuela primaria en educación continua en el estudio del grupo de investigación con características colaborativas que debaten la enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. El texto se centra específicamente en las prácticas desarrolladas por dos de los participantes en relación con la medida de longitud y tiempo. El objetivo es discutir las repercusiones del aprendizaje de los estudios de colaboración en la enseñanza de las prácticas en relación con el tema de las medidas y cantidades. Los datos se produjeron de videos grabados de las reuniones y narraciones escritas por los profesores del grupo. La investigación se desarrolló en la perspectiva cualitativa, valorando la descripción de las reuniones, la participación de los docentes y las interacciones que pasaran en el contexto del grupo y de las instituciones educativas donde trabajan los maestros. Los procedimientos de análisis y metodología adoptados están de acuerdo con la investigación narrativa como una forma de entender que la experiencia vivida en el grupo y con él . El análisis del proceso de formación indica que la participación en el grupo de estudio ha permitido a los docentes el conceptual aprendizaje sobre las medidas y cantidades, así como sobre su enseñanza y el aprendizaje en los primeros años de educación básica. Este aprendizaje ha repercutido en las prácticas de los participantes, haciéndolas más exploratorias y problematizadas, a través de la inserción de los cambios de tema y/o alteraciones graduales de las formas de lo abordar con niños.

Palabras clave: Educación matemática; Medidas y cantidades; Prácticas de enseñanza; Grupos

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Biografia do Autor

Alessandra Rodrigues de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS).

Professora Doutora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS).

Campinas/SP - Brasil

 

 

 

Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS).


Professora Doutora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS).

Campinas/SP - Brasil

 

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Publicado

2018-01-24

Como Citar

DE ALMEIDA, Alessandra Rodrigues; ANDRADE MEGID, Maria Auxiliadora Bueno.
REVERBERAÇÕES DE APRENDIZAGENS SOBRE MEDIDAS NA PRÁTICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
. Cadernos de Pesquisa, v. 24, n. esp., p. 106–122, 24 Jan 2018 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8072. Acesso em: 4 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos