Colonialidade pedagógica na Amazônia brasileira: educação para o sistema-mundo moderno/colonial

Educación para el Sistema/Mundo Moderno/Colonial

Autores

Palavras-chave:

Amazônia, colonialidade pedagógica, educação

Resumo

O objetivo deste texto, que parte de um levantamento que mapeou aspectos históricos, sociológicos, econômicos e políticos da Amazônia brasileira, é discutir como a colonialidade adquiriu uma dimensão pedagógica que se estruturou nos sistemas de ensino, buscando encobrir as complexas culturas desenvolvidas pelos diferentes povos e populações amazônicas e suas alternativas sistêmicas às sociedades neoliberais. Trata-se de um estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa, centrado nas relações de poder que se impõem e se sustentam na Amazônia, mesmo após o fim dos regimes coloniais formais, sobretudo nos modos de produção do conhecimento, e nas relações antidialógicas que sustentam as políticas públicas homogeneizadoras, que configuram o que designamos de Colonialidade Pedagógica. Os dados produzidos mostram que ainda há nessa região instituições que reforçam e se orientam por padrões civilizatórios ocidentalizados, denotando a lógica colonial que persiste na desvalorização, estigmatização e subordinação dos conhecimentos das populações locais no ambiente escolar. Quando estes referenciais sociais são retratados, aparecem de forma esporádica e através da folclorização. A configuração do ambiente e a organização dos espaços, por terem como eixo conhecimentos hierarquizados, apresentam-se descontextualizados, pois estão desconectados das experiências, dos modos próprios de socialização e identidades dos diferentes povos amazônicos. Contudo, identificamos processos de resistência e luta protagonizados pelas populações locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Albert Alan de Sousa Cordeiro, Universidade Federal do Amapá

Pedagogo, mestre e doutor em educação, docente da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), atuando no curso de Licenciatura em Pedagogia – Campus Santana e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UNIFAP), coordenando a linha de pesquisa Educação, Culturas e Diversidades.
E-mail: albert.cordeiro@unifap.br

Nonato Câncio, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Licenciado em Letras (português), mestre e doutor em Educação. Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT). É docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e Práticas Educativas (PPGEPE/UFMA).
E-mail: raimundo.cancio@ufnt.br

Referências

ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

APINAGÉ, Cassiano Sotero. Escola, meio ambiente e conhecimentos: formas de ensinar e aprender na teoria e na prática entre os Apinajé. 2017. 184f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente, Palmas, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/11612/861. Acesso em: 11 ago. 2024.

BUSCARONS DA SILVA, Endrigo. Amazônia brasileira: vulnerabilidades e atividades que potencializam as ameaças à soberania nacional. A Defesa Nacional, [s. l.], v. 849, 8 dez. 2022. Disponível em: http://www.ebrevistas.eb.mil.br/ADN/article/view/11262. Acesso em: 31 dez. 2022.

CANDAU, Vera Maria. Sociedade Multicultural e Educação: tensões e desafios. In: CANDAU, Vera Maria (org.). Didática Crítica Intercultural: aproximações. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

CÂNCIO, Raimundo Nonato de Pádua. Colonialidade do saber e mal-estar acadêmico: práticas dissidentes e tensões sociais de estudantes indígenas em uma universidade da Amazônia brasileira. Revista Cocar, [s. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6676. Acesso em: 11 set. 2024.

CÂNCIO, Raimundo Nonato de Pádua; ARAÚJO, Sônia Maria da Silva. Dominação e Resistência na Escolarização Cristianizada na Amazônia. Educação & Realidade, [s. l.], v. 46, n. 1, p. e106385, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/vk8Ldhgt8KFtZ9PsTXGvWSv/abstract/?lang=pt# Acesso em: 11 set. 2024.

CASTRO-GÓMEZ, Santiago. Ciências sociais, violência epistêmica e o problema da “invenção do outro”. In: LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires, Argentina: CLACSO, 2005.

CONRADO, Monica Prates; NEVES BARROS, Thiane de Nazaré Monteiro. A categoria “afro-indígena” na Amazônia paraense: usos, confluências e ambivalências em debate acadêmico. Horizontes Antropológicos, [s. l.], v. 28, n. 63, p. 227-246, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-71832022000200008. Acesso em: 1 jan. 2023.

DAMASCENO, Alberto; SANTOS, Emina; PALHETA, Daniel. A educação jesuítica na Amazônia Setecentista e os confrontos com o Pombalismo. Revista Linhas. Florianópolis, v. 19, n. 41, p. 259-291, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819412018259 Acesso em: 27 mai. 2024.

DUSSEL, Enrique. Oito Ensaios sobre Cultura Latino-Americana e Libertação. São Paulo: Paulinas, 1997.

ESCOBAR, Arturo. “Mundos y conocimientos de otro Modo”. El programa de investigación de modernidad/colonialidad latinoamericano. Revista Tabula Rasa. Bogotá, Colombia, n.1, p. 51-86, jan./dez. 2003. Disponível em: https://www.revistatabularasa.org/numero-1/escobar.pdf Acesso em: 27 set. 2024.

FURTADO, Lucas Antunes. Espinhos no Pé: o movimento indígena Munduruku e sua relação com a educação escolar na TI Kwatá-Laranjal/Am. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, 2022. Disponível em: https://ppgedufpa.com.br/arquivos/File/teselucasfurtado.pdf. Acesso em: 11 ago. 2024.

HOWARD, Catherine Vaughan. Pawana: a farsa dos visitantes entre os Waiwai da Amazônia. In: CASTRO, Eduardo Viveiros de; CUNHA, Manuela Carneiro da. Amazônia. Etnologia e história indígena. São Paulo: NHII/ USP/ FAPESP, 1993.

GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais, [s. l.], n. 80, p. 115-147, 2008. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/3428. Acesso em: 10 set. 2024.

LEMOS, André Luiz Ferreira; SILVA, José Arimateia. Desmatamento na Amazônia Legal: evolução, causas, monitoramento e possibilidades de mitigação através do Fundo Amazônia. Floresta e Ambiente, [s. l.], v. 18, n. 1, p. 98-108, 2011. Disponível em: https://floram.org/doi/10.4322/floram.2011.027. Acesso em: 10 jan. 2023.

LOBATO, Sidney da Silva. Educação na fronteira da modernização: a política educacional no Amapá (1944 – 1956). Belém: Paka-Tatu, 2009.

MALDONADO-TORRES. Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuicones al desarrollo de um concepto. In: CASTRO-GOMES, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (org.). El giro decolonial: Reflexiones para uma diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores: Universidad Central: Instituto de Estúdios Sociales contemporâneos: Pontificia Universidad Javeriana: Instituto Pensar, 2007.

MARIA, Joaquim Parron. Novos Paradigmas Pedagógicos para uma filosofia da educação. 2. ed. São Paulo: Paulus, 1996.

MARTINS, Kézia Siméia Barbosa da Silva. Identidades amazônicas, saberes e currículo das escolas de Ensino Fundamental em Parintins-AM. 2016. 204f. Tese (Doutorado em Educação) ¬ ̶ Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5336. Acesso em: 11 ago. 2024.

MIGNOLO, Walter. D. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Tradução Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.

MOTTA, Lia. Patrimônio urbano e memória social: práticas discursivas e seletivas de preservação cultural 1975 a 1990. 2000. Dissertação (Mestrado em Memória Social) ̶¬ Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000. Disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/12610?show=full. Acesso em: 11 ago. 2024.

NAVARRO, Eduardo. Curso de Língua Geral (Nheengatu ou Tupi moderno): a língua das origens da civilização amazônica. São Paulo: Paym, 2011.

NAVARRO, Eduardo. O último refúgio da língua geral no Brasil. Estudos Avançados, [s. l.], v. 26, n. 76, p. 245-254, set. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/jpgHfzMs3Nhksmy8ftsy9qm. Acesso em: 10 ago. 2024.

NERY, Vitor Sousa Cunha. Colonialidade pedagógica na instrução pública primária da Comarca de Macapá (1840-1889). 2021. 180f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/352371343_COLONIALIDADE_PEDAGOGICA_NA_INSTRUCAO_PUBLICA_PRIMARIA_DA_COMARCA_DE_MACAPA_1840-1889. Acesso em: 24 set. 2024.

OCAÑA, Alexander Ortiz; LÓPEZ, Maria Isabel Arias; CONEDO, Zaira Esther Pedrozo. Decolonialidad de la educación. emergencia/urgencia de uma pedagogía decolonial. Santa Marta, Co: Universidad del Magdalena, 2018.

PORTA, Paula. Política de preservação do patrimônio cultural no Brasil: diretrizes, linhas de ação resultados: 2000/2010. Brasília, DF: Iphan Monumenta, 2012.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad y modernidad-racionalidad. In: BONILLO, Heraclio (org.). Los conquistados. Bogotá: Tercer Mundo Ediciones: CLACSO, 1992.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do Poder e Classificação Social. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

RIVAS, José Ignacio et al. Perspectiva decolonial de la investigación educativa y social: rompiendo con la hegemonía epistemológica. In: SANCHO, Juana María; HERNÁNDEZ, Fernando; MONTERO, María Lourdes Mesa; DE PABLOS, Juan Pons; RIVAS, José Ignacio; OCAÑA, Almudena Fernández. (coord.). Caminos y derivas para otra investigación educativa y social. Barcelona: Octaedro, 2020. p. 315.

RODRIGUES, Denise Simões. A educação como projeto de poder político e dominação na Amazônia Paraense (séculos XVIII-XX): um tributo a Cornelius Castoriadis. Ananindeua: Cabana, 2024.

SILVA, Márcio; AZEVEDO, Marta. Pensando as escolas dos povos indígenas no Brasil: o movimento dos professores indígenas do Amazonas, Roraima e Acre. In: SILVA, Aracy; GRUPIONI, Luiz (org.). A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. São Paulo: Global, 2000.

SILVA, Mara Pereira da. Percepções de acadêmicos Apinajé sobre suas experiências interculturais no curso de educação do campo da UFT/ Tocantinópolis. 2022. 235 f. Tese (Doutorado em Letras) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Letras Ensino de Língua e Literatura, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022. Disponível em: https://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/5487. Acesso em: 24 set. 2024.

STRECK, Danilo; MORETTI, Cheron. Colonialidade e insurgência: contribuições para uma pedagogia latino-americana. Revista Lusófona de Educação, [s. l.], n. 24, p. 34-48, 2013. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/4176. Acesso em: 10 ago. 2024.

Publicado

2024-12-18

Como Citar

CORDEIRO, Albert Alan de Sousa; NONATO DE PÁDUA CÂNCIO, Raimundo.
Colonialidade pedagógica na Amazônia brasileira: educação para o sistema-mundo moderno/colonial: Educación para el Sistema/Mundo Moderno/Colonial
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–27, 18 Dez 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/24630. Acesso em: 19 dez 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Escritos sobre educação na América Latina e o Caribe"