Políticas chinesas de compreensão internacional e internacionalização do ensino superior (IES):

o exemplo da Universidade de Yunnan (final do século XX e início do século XXI)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n2.2024.36

Palavras-chave:

Internacionalização do ensino superior, China, Mobilidade internacional, Estudantes chineses

Resumo

As questões levantadas por nosso artigo são as seguintes: como uma universidade chinesa se encaixa nas políticas nacionais e regionais de internacionalização do ensino superior e mobilidade estudantil? Como ela está agora em posição de afirmar suas características específicas e, se necessário, demonstrar sua autonomia? Atualmente, a política de Internacionalização do Ensino Superior da China e seu incentivo à mobilidade internacional de estudantes fazem parte de uma política educacional geral que tem cinco componentes: o desejo de manter a soberania educacional da China, reduzir as desigualdades entre as regiões, dar
preferência às ciências “duras”, buscar um melhor equilíbrio entre o envio de estudantes para o exterior e o
recebimento de estudantes estrangeiros e manter um forte compromisso com as sociedades ocidentais. O artigo começa analisando o nível macro (governo central) a partir da década de 1980 (a “nova era”). As regiões estão desenvolvendo políticas específicas para a internacionalização, especialmente oferecendo condições
favoráveis para estudantes estrangeiros e para chineses que retornam do exterior após a obtenção de um diploma. Apresentamos (em nível meso) o exemplo da região de Yunnan (sudeste da China). A terceira parte é dedicada à investigação da internacionalização do ensino superior e da política de mobilidade estudantil no nível de uma universidade em particular: a Universidade de Yunnan (nível micro). O principal método utilizado é uma síntese de textos chineses não conhecidos fora do país e a análise de conteúdo de documentos e sites oficiais de políticas em três níveis: governo central, uma região e uma universidade.

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

LU, Meijuan ; ZHAO, Jing; ROBERT, André Désiré.
Políticas chinesas de compreensão internacional e internacionalização do ensino superior (IES): : o exemplo da Universidade de Yunnan (final do século XX e início do século XXI)
. Cadernos de Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 1–23, 30 Jun 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23831. Acesso em: 11 nov 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Ensinar e aprender na universidade"