Exercícios pedagógicos na Universidade em dois tempos: a literatura arquitetando espaços de educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n2.2024.32

Palavras-chave:

literatura, formação de professores, Espaços pedagógicos

Resumo

Este artigo tem como objetivo construir algumas aproximações entre literatura e formação a partir
das sugestões oferecidas pela ideia de espaços de educação elaborada por Carlos Reis, professor da Universidade de Coimbra. Considerando os efeitos construtivos do espaço literário nas representações a respeito do espaço escolar e, assim, as variadas refrações do primeiro na formação de professores, discutem-se duas hipóteses que já orientaram formas de ensino em cursos de Pedagogia e Licenciatura, as quais tomaram a literatura como fator estruturante. No primeiro caso, trata-se da proposição da leitura de “A língua Absolvida”,
de Elias Canetti, e posterior elaboração de ensaios nos quais os estudantes tematizavam dimensões variadas de processos formativos. No segundo caso, apresenta-se a invenção de práticas de ensino a partir da leitura de obras ficcionais. Colocados em ação em períodos distintos, o primeiro entre a segunda metade da década de 1980 e os anos 2000 e o segundo em 2021, tais exercícios pedagógicos indicam a pertinência das aproximações entre obras de ficção, memorialísticas e/ou autobiográficas e a educação, possibilitando a criação de vínculos entre traços das biografias dos sujeitos envolvidos, suas trajetórias formativas e categorias pessoais
de percepção e de apreciação da realidade. O compartilhamento de sentidos atribuídos à sala de aula, aos alunos, à docência, entre outros, mostraram-se fecundos para a iniciação docente nas questões de ensino. Além disso, os exercícios tomaram o ensino como atividade criativa que instaura provisoriamente espaços pedagógicos.

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Biografia do Autor

Denice Barbara Catani, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Titular Emérita da Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Docente no Programa de Pós-graduação em Educação da FEUSP. E-mail: dbcat@usp.br

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

CATANI, Denice Barbara; AMPARO, Patrícia Aparecida do.
Exercícios pedagógicos na Universidade em dois tempos: a literatura arquitetando espaços de educação
. Cadernos de Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 1–20, 30 Jun 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23823. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Ensinar e aprender na universidade"