A pesquisa participante em etnografia: a importância do aluno como sujeito de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n2.2024.26Palavras-chave:
etnografia, pesquisa participante, interação face a face, aluno como sujeitoResumo
Este artigo visa compreender as interações estabelecidas pelos alunos nas salas de aula. Tem
como base uma pesquisa participante em uma Escola de Governo que, em linhas gerais, se configura como uma instituição da estrutura governamental, que forma servidores públicos graduados, para o aperfeiçoamento de suas atividades no agenciamento do Estado. Busca responder às seguintes questões: Como a
dinâmica da aula pode ser modificada, à medida que alunos e professores interagem? e quais as estratégias interacionais utilizadas pelos participantes e em que medida as intenções que movem essas interações são consideradas? Foi realizada uma pesquisa etnográfica, com base na microssociologia de Erving Goffman e na microanálise dos vídeos das aulas. A análise gerou categorias como: participação, estratégia de interação e barreiras à aprendizagem. Os resultados apontam para a necessidade de revelar a importância dos movimentos interativos motivados pelo aluno e seu papel de sujeito do próprio processo de aprendizagem.
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