O trabalho de campo na etnografia: o Estar lá e escrever aqui

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n2.2024.23

Palavras-chave:

etnografia, pesquisa de campo, entrevista etnográfica, educação

Resumo

O processo de escrita de um texto etnográfico, ainda, é um desafio à pesquisa educacional. Clifford Geertz, “Obras e vidas: o antropólogo como autor”, nos leva a refletir sobre os processos de autoria pautados na antropologia moderna relacionando múltiplas dimensões do trabalho de campo. O presente artigo objetiva refletir sobre a descrição densa e as entrevistas etnográficas como formas de emergir as teorizações que produzimos a partir da empiria. Partimos do trabalho de Três pesquisas etnográficas, em tempos distintos, em nível de doutoramento no campo da Educação. Elas tratam de sujeitos que, muitas vezes, não são ouvidos: estudantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas e mulheres privadas de liberdade. As questões propostas são: O que é o trabalho de campo etnográfico? Qual reflexividade emerge da escrita etnográfica? O campo é o cenário da escrita etnográfica em Educação? Em etnografia o pesquisador usa dois meios de coleta de dados: observar e perguntar. O que as ações das pessoas significam para elas pode ser aparente a partir da observação, no entanto, é necessário perguntar, buscando estabelecer uma relação não
hierárquica e de respeito à fala do outro. Importante enfatizar, que, as análises são permeadas por uma miríade de olhares, vozes e sentidos para a produção de conhecimento. Optamos pela escuta atenta de pessoas em situação de exclusão aos quais tem sido negado o direito à palavra, pois não se faz pesquisa, nem política pública, nem educação, sem o sujeito para a qual essas ações se dirijam.

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Biografia do Autor

Luis Paulo Cruz Borges, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CApUerj)

Professor Adjunto do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CApUerj). Rio de Janeiro, RJ, BR. Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(Uerj). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Pedagogo pela Uerj. Procientista pelo Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística pela Uerj e Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – Faperj.

Sandra Maciel de Almeida, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ, BR. Doutora e Mestra em Educação em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) (Uerj) Pedagoga pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora do Núcleo de Etnografia, Educação e Justiça Social. Membro do Grupo de Pesquisa em Didática, formação de professores e práticas pedagógicas -Formar, associado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico - CNPq. Pesquisa a  escolarização de adolescentes cumprindo medidas socioeducativas de internação. Tem interesse nos processos pedagógicos que aproximam os estudantes das escolas, buscando compreender as dinâmicas excludentes a partir da perspectiva de alunas e alunos. 

Suziane de Santana Vasconcellos, Escola Montessoriana Maria Flor

Professora na Escola Montessoriana Maria Flor. Cabo Frio, RJ, BR. Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) com estágio sanduíche na University of Northampton, Cambridge, UK, Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico - CNPq (Mestrado e Doutorado). Bolsista Sanduiche pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -Capes. Bolsista Nota 10 pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – Faperj. Especialista em Neuropsicopedagogia e Orientação Educacional pela Faculdade São Luís. Graduada em Letras -Português/Inglês pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Facvest.

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

BORGES, Luis Paulo Cruz; ALMEIDA, Sandra Maciel de; VASCONCELLOS, Suziane de Santana.
O trabalho de campo na etnografia: o Estar lá e escrever aqui
. Cadernos de Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 1–21, 30 Jun 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23695. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Etnografia na Educação"