Arte-etnografia e o teatro do oprimido: Diálogos educacionais em espaços não formais junto ao grupo MareMoTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n2.2024.28

Palavras-chave:

educação, Etnografia, pesquisa de campo, teatro do oprimido

Resumo

O artigo foca as práticas do Teatro do Oprimido (TO) na luta pela transformação do contexto local e
das relações de poder nas comunidades do Rio de Janeiro através da etnografia de um trajeto junto ao grupo MareMoTO. No específico, a etnografia procura compreender como se dão as relações dialógicas nos trabalhos de Paulo Freire e nas produções de conhecimentos dentro de um Grupo de TO, assim busca explorar a potência
da metodologia no aprofundamento de articulações entre espaços educacionais formais e não formais, que superem a exclusão simbólica e a injustiça cognitiva ao proporem outras formas de se produzir conhecimento, que partam de narrativas polifônicas. Para tal, aprofundamos os entrecruzamentos de três conceitos característicos da etnografia e da metodologia pedagógico-político-teatral de Augusto Boal de forma a investigar como se dão as relações entre elas, e que possibilitam uma outra compreensão do real e de formas de transformá-lo. Partindo dos ensaios, apresentações e oficinas do MareMoTO, compreende-se características que integram o TO, tais como: a transformação do espectador passivo em protagonista ativo, a modificação da realidade através de linguagens invisibilizadas, a ampliação do diálogo sinestésico, a descentralização da voz que produz conhecimento e o alargamento da produção estética como indissociavelmente produtora de conhecimento.

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Biografia do Autor

Igor Federici Trombini , Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre em educação Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj. Consultor no Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – Funbio. Pesquisador nos Projetos da Educação Ambiental do Licenciamento Ambiental Federal – Ibama,  nas comunidades tradicionais em toda costa do Rio de Janeiro e na organização comunitária, incidência na formulação de políticas públicas e geração de renda (PEA Rede Observação). Foi pesquisador do Projeto Teatro dos Trabalhadores da Companhia Ensaio Aberto e no Núcleo de Etnografia e Educação- Netedu/Uerj.

Alessio Surian, Università di Padova

Doutor em Pedagogia e Ciências da Educação pela Universidade de Padova. Professor Associado de Ciências da Educação do Departamento - Fisppa e do Programa de Pós-graduação em Pedagogia e Ciências da Educação da Universidade de Padova; Diretor do Centro de Pesquisa Interdepartamental para Estudos Interculturais e de Migração - Cirsim.

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

TROMBINI , Igor Federici; SURIAN, Alessio.
Arte-etnografia e o teatro do oprimido: Diálogos educacionais em espaços não formais junto ao grupo MareMoTO
. Cadernos de Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 1–30, 30 Jun 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23694. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Etnografia na Educação"