Inclusão de pessoas com deficiência e o uso de Tecnologias Assistivas (TA): percepção de docentes e discentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.51

Palavras-chave:

tecnologias assistivas, percepção, docentes, discentes, ensino superior

Resumo

A pesquisa analisa a percepção dos docentes e discentes no processo de inclusão de pessoas com deficiência sobre o uso de tecnologias assistivas no ensino emergencial remoto na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), sob o enfoque da Teoria Histórico-Cultural de Lev Vygotsky. Possui uma abordagem descritiva e quanto aos procedimentos foi do tipo levantamento, sendo a análise dos dados do tipo qualitativa-quantitativa. Foram utilizados questionários direcionados aos discentes e docentes dos cursos da área de negócios da instituição selecionada. Observa-se que apenas uma discente respondeu ao questionário. A análise dos resultados foi realizada de duas formas: por meio de estatística descritiva com auxílio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e no aspecto qualitativo, por meio da análise de conteúdo. Dentre outras informações, os resultados apontam: falta de comunicação e informação, falta de apoio técnico
e dificuldade no uso da tecnologia e fragilidade por parte da instituição para a inclusão de pessoas com deficiência nos cursos da área de negócios. 

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Biografia do Autor

Daiane Sotoriva, Universidade Federal do Rio Grande

Mestra em Contabilidade com ênfase em Educação e Pesquisa em Contabilidade pelo programa de Pós-Graduação de Contabilidade - PPGCONT da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Pós-Graduada - Especialização Ciências Contábeis - FURG. Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente atuo como Contadora Autônoma prestando Assessoria em DP com foco em eSocial (envios, conferências, fechamentos, DCTF Web), Saúde e Segurança no Trabalho (SST).

Deize Aires Neves, Universidade Federal do Rio Grande

Professora Substituta na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e membro do grupo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças (NUPECOF/FURG). Mestra em Contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2023), Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2015). Tenho interesse na área de Educação e Pesquisa em Contabilidade e pesquisas no seguintes temas: (metodologias de ensino, metodologias ativas, práticas avaliativas, tecnologias no ensino superior, competências digitais docente, inovação no ensino contábil).

Flávia Verônica Silva Jacques, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Política Social e Direitos Humanos - 2020 (Universidade Católica de Pelotas - UCPEL), Mestre em Contabilidade e Controladoria - 2011 (UNISINOS), Especialista em Gestão Pública - 2006 (Faculdade Atlântico Sul), Graduada em Ciências Contábeis (Universidade Federal do Rio Grande - FURG). Professora Adjunta - Dedicação Exclusiva do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC) da Universidade Federal do Rio Grande. Já foi Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Ciências Contábeis do ICEAC (Portaria n°: 829/2012) e Coordenadora do Curso de Graduação em Ciências Contábeis (Portaria nº 2869/2016). Áreas de Atuação em Ensino e Pesquisas: Análise de Políticas Públicas; Políticas Educacionais para Pessoa com Deficiência; Transparência; Entidades com fins sociais e Contabilidade Aplicada a área pública.

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Mestrado Acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professor do Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap). Editor e membro do Conselho Editorial da revista Sinergia (ISSN 0102-7360, ISSNe 2236-7608). Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças (NUPECOF), credenciado pelo CNPQ. Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo; Contabilidade Básica: passo-a-passo; Controle Gerencial e Educação em Contabilidade: discutindo perspectivas; e Administração Financeira em Empresas de Prestação de Serviços - Orçamento Empresarial, Capital de Giro e Análise de Demonstrações Contábeis. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Educação em Contabilidade e Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

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Publicado

2024-09-17

Como Citar

SOTORIVA, Daiane; NEVES, Deize Aires; JACQUES, Flávia Verônica Silva; QUINTANA, Alexandre Costa.
Inclusão de pessoas com deficiência e o uso de Tecnologias Assistivas (TA): percepção de docentes e discentes
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–20, 17 Set 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23630. Acesso em: 26 set 2024.

Edição

Seção

Artigos