A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO UM PROCESSO EXPERIENCIAL

a transformação de educadores em Boa Vista do Tupim/BA

Autores

  • Giovana Cristina Zen Universidade Federal da Bahia
  • Maria Inez da Silva de Souza Carvalho Universidade Federal da Bahia
  • Maria Roseli Gomes Brito de Sá Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n3.2022.41

Palavras-chave:

alfabetização, experiência, formação de professores, Habitus

Resumo

O estudo busca compreender como as ações engendradas no município de Boa Vista do Tupim romperam com o perverso ciclo de analfabetismo e com as proposições neoliberais de formação de professores. A pesquisa de campo foi realizada em três percursos distintos, tendo como dispositivos metodológicos as observações, as entrevistas e os encontros formativos. Os dados produzidos na pesquisa foram analisados a partir do conceito de experiência, discutido por Dewey e Larrosa; e do conceito de habitus, cunhado por Bourdieu e atualizado por Lahire. Das lições apreendidas, é possível afirmar que a formação continuada, quando concebida como um processo experiencial, potencializa de modo significativo as tensões entre o instituído e o instituinte, provocando deslocamentos no habitus de cada professor e do contexto no qual se insere. Habitus e experiência mantêm entre si uma relação de interdependência, residindo aí a potência do processo formativo, no qual os sujeitos assumem o papel de experimentadores de si mesmos e transformam coletivamente modos de ser, de pensar e de agir.

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Biografia do Autor

Giovana Cristina Zen, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Profissional em Educação (MPED), ambos vinculados à FACED/UFBA. Líder do Grupo de estudos e pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL) e membro do Grupo de pesquisa Formação em exercício de professores (FEP).

Maria Inez da Silva de Souza Carvalho, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Profissional em Educação (MPED), ambos vinculados à FACED/UFBA. Líder do Grupo de pesquisa Formação em exercício de professores (FEP).

Maria Roseli Gomes Brito de Sá, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Profissional em Educação (MPED), ambos vinculados à FACED/UFBA. Líder do Grupo de pesquisa Formação em exercício de professores (FEP).

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

ZEN, Giovana Cristina; CARVALHO, Maria Inez da Silva de Souza; SÁ, Maria Roseli Gomes Brito de.
A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO UM PROCESSO EXPERIENCIAL: a transformação de educadores em Boa Vista do Tupim/BA
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 3, 29 Dez 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19078. Acesso em: 22 dez 2024.