ATIVIDADES AVALIATIVAS E INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM:
percepção das tutoras de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas a distância
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.35Palavras-chave:
Educação a distância, Planejamento, AvaliaçãoResumo
A tarefa de planejar as atividades didáticas torna-se indispensável na prática docente. Contudo, na maioria das vezes, a escolha das atividades é realizada de forma intuitiva e pouco fundamentada na real influência delas na aprendizagem. Desse modo, sob a ótica das tutoras a distância, objetivamos categorizar e compreender o impacto das atividades avaliativas na aprendizagem. Para isso, utilizamos um estudo de caso explicativo, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário online enviado via e-mail às tutoras de três turmas de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Para cada atividade foi pontuado o grau de influência na aprendizagem, tendo o cordel, criação e alimentação de blog, seminário e teatro as que tem maior impacto na aprendizagem. Complementarmente, foi destacado como pontos positivos das atividades: a criatividade, síntese, ferramenta, produção, conhecimento, interação, ludicidade e material; e os negativos: o uso correto e adequado das ferramentas, qualidade da atividade desenvolvida, sobretudo quando relacionado ao conteúdo, texto escrito e/ou aparência final do produto, seguir as diretrizes de correção e qualidade e acesso à internet. Tomando por base os resultados obtidos, é possível identificar, na percepção das tutoras, as atividades que possuem melhor impacto na aprendizagem dos estudantes, bem como inferir sobre os principais erros e dificuldades dos estudantes nas demais atividades, o que possibilita a reflexão e reformulação dos planejamentos das atividades ofertadas nos cursos.
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