ATIVIDADES AVALIATIVAS E INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM:

percepção das tutoras de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.35

Palavras-chave:

Educação a distância, Planejamento, Avaliação

Resumo

A tarefa de planejar as atividades didáticas torna-se indispensável na prática docente. Contudo, na maioria das vezes, a escolha das atividades é realizada de forma intuitiva e pouco fundamentada na real influência delas na aprendizagem. Desse modo, sob a ótica das tutoras a distância, objetivamos categorizar e compreender o impacto das atividades avaliativas na aprendizagem. Para isso, utilizamos um estudo de caso explicativo, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de um questionário online enviado via e-mail às tutoras de três turmas de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Para cada atividade foi pontuado o grau de influência na aprendizagem, tendo o cordel, criação e alimentação de blog, seminário e teatro as que tem maior impacto na aprendizagem. Complementarmente, foi destacado como pontos positivos das atividades: a criatividade, síntese, ferramenta, produção, conhecimento, interação, ludicidade e material; e os negativos: o uso correto e adequado das ferramentas, qualidade da atividade desenvolvida, sobretudo quando relacionado ao conteúdo, texto escrito e/ou aparência final do produto, seguir as diretrizes de correção e qualidade e acesso à internet. Tomando por base os resultados obtidos, é possível identificar, na percepção das tutoras, as atividades que possuem melhor impacto na aprendizagem dos estudantes, bem como inferir sobre os principais erros e dificuldades dos estudantes nas demais atividades, o que possibilita a reflexão e reformulação dos planejamentos das atividades ofertadas nos cursos.

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Biografia do Autor

Jones Baroni Ferreira de Menezes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutor em Educação. Professor formador do curso de Ciências Biológicas a distância da Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

PAIXÃO, Germana Costa; MENEZES, Jones Baroni Ferreira de.
ATIVIDADES AVALIATIVAS E INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM: : percepção das tutoras de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas a distância
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 2, p. 397–413, 30 Jun 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18420. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos