v. 30, n. 2, abr./jun. 2023

					Visualizar v. 30, n. 2, abr./jun. 2023
Publicado: 2023-12-06

Edição completa

Expediente e Sumário

Artigos

  • PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE DIVERSIDADE, DIFERENÇA E A RACIONALIDADE NEOLIBERAL NO MERCADO DE TRABALHO

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.18
    Ana Paula Speck Feijó, Paula Regina Costa Ribeiro
    9-30
  • A RELAÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO COM JEAN PIAGET

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.19
    Fernando Aparecido de Moraes, Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
    31-53
  • A APRENDIZAGEM NO SISTEMA PRISIONAL: o extracurricular

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.20
    Rochana Basso, Arnaldo Nogaro, Daniel Pulcherio Fensterseifer
    55-75
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ESCOLAS DO CAMPO: reflexões em diálogo com o cotidiano docente

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.21
    Carina Copatti, Adriana Maria Andreis
    77-100
  • ENSINO DE DIDÁTICA: um estudo sobre concepções e práticas

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.22
    Josélia Maria da Silva Farias, Silvana Malusá, Roberto Bernardino Júnior
    101-121
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE: qualidade de vida e dignidade ao aluno adolescente

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.23
    Fernanda Cristina Foss de Zorzi, Jaqueline Copetti
    123-143
  • PRÁTICAS DOCENTES INCLUSIVAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM CONTEXTOS ESCOLARES

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.24
    Maria do Socorro Santos Leal Paixão, Ana Valéria Marques Fortes Lustosa
    145-169
  • INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE ARTE COM O USO DA FERRAMENTA TECNOLÓGICA WEBQUEST

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.25
    Alessandra Dutra, Ana Paula Herrero, Givan José Ferreira dos Santos, Marilu Martens Oliveira
    171-190
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: reflexões sobre a resolução de problemas

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.26
    Malcus Cassiano Kuhn
    191-211
  • PROTAGONISMO DE ESTUDANTES DO ENSINO SECUNDÁRIO NO SUL DE MATO GROSSO: histórias e memórias de 1920 a 1960

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.27
    Adriana Espindola Britez, Jacira Helena do Valle Pereira Assis
    213-231
  • O CONTEXTO HISTÓRICO BRASILEIRO DA UNIVERSIDADE E O LUGAR DA EDUCAÇÃO POPULAR

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.28
    Fernanda dos Santos Paulo, Jaime José Zitkoski
    233-260
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: uma experiência em ensino de química no curso técnico em eletrotécnica integrado ao ensino médio.

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.29
    Aline Barbosa de Oliveira, Mali Raiol da Silva, Vânia Mondego Ribeiro, Kiany Sirley Brandão Cavalcante
    261-278
  • EDUCAÇÃO, NEOCONSERVADORISMO E BARBÁRIE EM TEMPOS DE CRISE DO CAPITAL

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.30
    Celso do Prado Ferraz de Carvalho
    279-301
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.31
    Líllian Franciele Silva Ferreira, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
    303-321
  • CURRÍCULO SOCIOAMBIENTAL E HORTA ESCOLAR: perspectivas de ensino sobre uma escola em Belém (PA)

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.32
    Ana D’Arc Martins de Azevedo, Rita de Cássia Mendes Ribeiro Gomes
    323-341
  • TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO MUSICAL: o uso de softwares e ferramentas digitais para o ensino e aprendizagem da música

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.33
    Adriana Rodrigues de Sousa, Ricieri Carlini Zorzal
    343-369
  • ATIVIDADES AVALIATIVAS E INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM: percepção das tutoras de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas a distância

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.35
    Germana Costa Paixão, Jones Baroni Ferreira de Menezes
    397-413
  • RESERVA DE VAGAS NO COLÉGIO PEDRO II da educação básica à pós-graduação

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.36
    Naira Muylaert, Alicia Bonamino
    415-440
  • FOUCAULT, DELEUZE, ALMODÓVAR: cartografias de Julieta

    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.37
    Tiago Amaral Sales
    441-461