CURRÍCULO SOCIOAMBIENTAL E HORTA ESCOLAR:

perspectivas de ensino sobre uma escola em Belém (PA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.32

Palavras-chave:

Geografia, Agronomia, Ciências Biológicas.

Resumo

O presente artigo que faz recorte de uma pesquisa de dissertação de Mestrado Profissional realizada no período de 2019 a 2020, pertencente ao Programa de Pós-Graduação Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental  -  PPGC/UNAMA, intitulado “Currículo socioambiental e horta escolar para oferecer proposta pedagógica de ensino para uma escola em Belém (PA)”, apresenta e discute perspectivas de práticas pedagógicas, por meio do entrelaçamento do currículo socioambiental e horta escolar. Tratou de uma pesquisa de campo exploratória e descritiva de abordagem qualitativa e quantitativa. O instrumento da pesquisa aplicado foi o questionário semiestruturado aplicado para 23 participantes, sendo 4 professores da Educação Infantil, 12 professores do Ensino Fundamental séries iniciais, 6 coordenadores e 1 gestor. Neste artigo, são apresentados quatro participantes. Tem como destaque, alguns resultados da pesquisa, no sentido que a escola pesquisada não tem vivências com horta, porém dispõe de um espaço ocioso que possibilita o cultivo de diversas hortaliças. E, com ganhos de transformar esse espaço antes inativo, em ambiente agradável e favorável à construção de aprendizagens envolto em um currículo socioambiental, tornando-se laboratório vivo para os alunos, oportunizando o contato com a natureza e promovendo uma maior aceitabilidade dos alimentos produzidos na horta da escola que se beneficiará, tendo uma horta como ferramenta didático-pedagógica que aborde a necessidade de uma alimentação saudável, uma educação sustentável que vise a preservação e a conservação do meio ambiente para todos os envolvidos na comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana D’Arc Martins de Azevedo, Universidade da Amazônia - UNAMA e Universidade do Estado do Pará - UEPA.

Doutora em Educação/Currículo pela PUC/SP) (2011). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) (2007). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professora Titular do Programa Stricto Sensu em Comunicação, Linguagens e Culturas e do Programa Mestrado Profissional em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental da UNAMA. Coordenadora e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa EDUQ/UEPA. Coordenadora e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas GEPIDI/UNAMA. Vice coordenadora do Grupo de Pesquisa em Democracia e Gestão Social. Link lattes  http://lattes.cnpq.br/0257982352792085 ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4240-9579

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

AZEVEDO, Ana D’Arc Martins de; GOMES, Rita de Cássia Mendes Ribeiro.
CURRÍCULO SOCIOAMBIENTAL E HORTA ESCOLAR: : perspectivas de ensino sobre uma escola em Belém (PA)
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 2, p. 323–341, 30 Jun 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17230. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos