TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO MUSICAL:

o uso de softwares e ferramentas digitais para o ensino e aprendizagem da música

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.33

Palavras-chave:

educação musical, tecnologias educacionais, metodologias ativas, softwares.

Resumo

As medidas de isolamento social, amplamente adotadas para combater a propagação do novo coronavírus, levaram à aplicação imediata de modalidades de ensino não presencial em todo o país. Em um contexto de ensino e aprendizagem remoto/virtual em música, em que o caráter tátil do processo pedagógico é ainda mais evidente, torna-se essencial refletir sobre o papel desempenhado pelas tecnologias da educação como dispositivos atenuadores das distâncias e das barreiras para o aprendizado em música. O presente trabalho é, portanto, uma revisão bibliográfica com objetivo de apresentar as tecnologias da educação como suporte e estratégias aos educadores e de refletir sobre sua importância para a educação e para a sociedade como todo. Dessa forma, será exposto um breve panorama sobre metodologias ativas existentes, tais como a “Sala de Aula Invertida”, a “Gamificação” e ferramentas digitais como Google Meet, em uso no atual momento. Nessa discussão, será dada especial ênfase à proposta dos softwares como mecanismo facilitador do ensino e da aprendizagem musical, sua aplicabilidade no contexto educacional e suas principais características, entendendo que esses programas apresentam imensas vantagens para o ensino e para a continuidade do ensino de música no momento atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Rodrigues de Sousa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduada em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Maranhão. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade - PGCULT- UFMA.

Ricieri Carlini Zorzal, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade - PGCULT/UFMA.

Referências

Bibliografia:

ALVES, Lynn Rosalina Gama; MINHO, Marcelle Rose da Silva; DINIZ, Marcelo Vera Cruz. Gamificação: diálogos com a educação. In: FADEL, Luciane Maria et al. (Org.). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.

ALVES, Márcia Maria; TEIXEIRA, Oscar. Gamificação e objetos de aprendizagem: elementos da gamificação no design de objetos de aprendizagem. In: FADEL, Luciane Maria et al. (Org.). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico prática. Porto Alegre: PENSO, 2018.

BARROS, Matheus Henrique da Fonsêca. Educação musical, tecnologias e pandemia: reflexões e sugestões para o ensino remoto emergencial de música. Revista Ouvirouver. v. 16, n. 1, 2020.

BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Trad. Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: LTC, 2018.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; ALBUQUERQUE, Odla Cristianne Patriota; COUTINHO, Clara Pereira. Whatsapp e suas aplicações na educação: uma revisão sistemática da literatura. Revista EducaOnline. v. 10, n. 2, mai./ago. 2016.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; SANTOS, Camila Gonçalves. Revisão sistemática da literatura de dissertações sobre a metodologia WebQuest. Revista EducaOnline, v. 8, n. 2, mai./ago. 2014.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Série Cadernos Pedagógicos. Cultura Digital. Mais Educação, 2013.

BRASIL, Ministério da Educação. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União. Seção 1, p. 39.

BUSARELLO, Raul Inácio; ULBRICHT, Vania Ribas; FADEL, Luciane Maria. A gamificação e a sistemática de jogo: conceitos sobre a gamificação como recurso motivacional. In: FADEL, Luciane Maria et al.(Org.). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.

CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso Ltda, 2018.

CIELAVIN, Sandra Regina; MENDES, Adriana N. A. A aplicação de tecnologias digitais no canto coral de adultos e suas múltiplas possibilidades. Revista da Abem, v. 28, p. 46-64, 2020.

COUTINHO, Clara Pereira. Whatsapp e suas aplicações na educação: uma revisãosistemática da literatura. Revista EducaOnline, v. 10, n. 2, mai./ago. 2016.

CRUZ, José Anderson Santos; BIZELLI, José Luís. Educação, Tecnologias e mediação pedagógica. 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/281359461_Educacao_Tecnologias_e_mediacao_pedagogica. Acesso em: 28 out. 2021.

DIAS, Diogo Angnalo. ZORZAL, Ezequiel Roberto. Desenvolvimento de um Jogo Sério com Realidade Aumentada para Apoiar a Educação Ambiental. Workshop on Virtual, Augmented Reality and Games In: XII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital. 2013. Disponível em: http://www.sbgames.org/sbgames2013/proceedings/workshop/WorkshopVAR-18_Full.pdf. Acesso em: 08 ago. 2021.

FADEL, Luciane Maria; ULBRICHT, Vania Ribas; BATISTA, Claudia Regina; VANZIN, Tarcísio. Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.

FARIAS, Maria Amélia Benincá de. Uso do Musescore na disciplina de Teoria musical I: pesquisa-ação em curso técnico em instrumento musical, 2018. Disponível em: https://www.academia.edu/38601618/Uso_do_Musescore_na_disciplina_de_Teoria_musical_I_pesquisa-a%C3%A7%C3%A3o_em_curso_t%C3%A9cnico_em_instrumento_musical. Acesso em: 23 out. 2021.

GOHN, Daniel Marcondes. Educação musical à distância: proposta para o ensino e a aprendizagem percussão. (Tese) Programa em Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da universidade de São Paulo. São Paulo, 2009.

JESUS Elieser Ademir de; URIARTE; Mônica Zewe; RAABE, André Luís Alice. Zorelha: utilizando a tecnologia para auxiliar o desenvolvimento da percepção musical infantil através de uma abordagem construtivista. Revista ABEM, V. 20, 69-78, set. 2008.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 3ª edição, Campinas: Papiros, 2007.

MARCZEWSKI, Andrzej. Gamificação: uma introdução simples, 2013. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=IOu9kPjlndYC&oi=fnd&pg=PA3&dq=nick+pelling+e+a+gamifica%C3%A7%C3%A3o&ots=kJJuWGfTYY&sig=kFcO2o4_4EMasxVDSrqgQC4cL3c#v=onepage&q=nick%20pelling%20e%20a%20gamifica%C3%A7%C3%A3o&f=false. Acesso em: 13 set. 2021.

MARINS, Paulo Roberto Affonso. Os sons do jogo computacionais voltados para o ensino de música. In: Congresso da ABEM. Anais... p. 365-369, 2004.

MARTINS, Valdemar; OLIVERIA, Lia Raquel. Aprender a teoria musical com o software Finale: um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico. In: V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, 2007. p. 191-201. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7149/1/finale_challenges_07.pdf. Acesso em: 23 out. 2021.

MENDONÇA, Andrade Helena. Construção de jogos e uso de realidade aumentada em espaços de criação digital na educação básica. In: BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico prática. Porto Alegre: PENSO, 2018.

MILETO, Evandro et al.. Educação Musical Auxiliada por Computador: Algumas Considerações e Experiências. CINTED, v. 2 nº 1, 2004.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus. 2006. (Coleção Papirus Educação).

MORAN, José Manuel. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico prática. São Paulo: Penso. 2018.

MOREIRA, Maria Eduarda Souza et al. Metodologias e tecnologias para educação em tempos de pandemia COVID-19. Brazilian Journal of Health Review. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/viewFile/11584/9668. Acesso em: 07 out. 2021.

MOTA, Cristiane Beviláqua. O uso de software na educação musical. Revista Educação em Foco. nº 11, 2009, p. 23-32.

NETO, Alexei Lisounenko. Composição Digital: o uso de ferramentas digitais como instrumento de composição musical. Dissertação (Mestrado em Mídia e Tecnologia) Programa Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2020.

OLIVEIRA, Cláudio de; MOURA, Samuel Pedrosa; SOUSA, Edinaldo Ribeiro de. TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação. v 7, n 1, 2015.

PEREIRA, Eliton Perpétuo Rosa; BORGES, Maria Helena Jayme. Softwares na educação musical escolar. Disponível em: http://projetos.extras.ufg.br/conpeex/2005/porta_arquivos/posgraduacao/ELITONPERPETUOROSAPEREIRA_SOFTWARESNOENSINOMUSICALESCOLAR_874.pdf. 2005. Acesso em: 21 out. 2021.

PONTE, João Pedro da. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios?. Revista Ibero Americana de Educación. nº 24, 2000, p. 63-90.

REPSOLD, Mônica. Tecnologias da informação e comunicação no Ensino de Música na Educação Básica: iniciando uma revisão bibliográfica. In: Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. nº 5, 2018, Anais... V SIMPOM, 2018. Disponível em http://seer.unirio.br/index.php/simpom/article/download/7721/6672. Acesso em: 23 out. 2021.

RIBEIRO, Milton. MEC lança jogo que ajuda na alfabetização. Portal Cultura. Disponível em: http://www.portalcultura.com.br/node/54789. Acesso em: 30 set. 2021.

RICCIO, Nicia Cristina Rocha; SANTANA, Cora Maria Bender de; ASSIS NETO, Edgard Rebouças de. Panorama da educação à distância e da utilização do ambiente virtual Moodle na UFBA. 2016. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18827. Acesso em: 25 set. 2021.

ROSSIT, Fernando Henrique Andrade. Educação Música à distância: base de conhecimento docente para o ensino de teclado. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação Do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos, 2014.

SALAME, Marcos Filipe Alves; ROCHA, Francisco Edson Lopes da. SiAEM: Uma ferramenta web de auxílio à educação musical. In: Simpósio Brasileiro de Computação Musical. 2011. Disponível em: http://compmus.ime.usp.br/sbcm/2011/papers/sbcm-paper-2011-2.pdf. Acesso em: 25 set. 2021.

SANTOS, Leonardo Paulo dos; LEME, André Tognini; LIMA, Alex de; PANINI, Murilo de Campos. A informática no show business: aplicações dos softwares pro tools e reason em apresentações musicais ao vivo. Revista computação aplicada. v. 1, n. 1, 2012.

SATURNO, Ares. Ministro da Cultura apresenta novas políticas para a indústria gamer na game XP. 2018. Disponível em: https://canaltech.com.br/governo/ministro-da-cultura-apresenta-novas-politicas-para-industria-gamer-na-game-xp-122218/. Acesso em: 26 set. 2021.

SCHRAMM, Rodrigo. Tecnologias aplicadas à Educação Musical. Revista Renote. v. 7 nº 2, 2009.

SILVA, José Augusto Medeiros. AMORIM, Wellington Lima. Abordagem histórica e contribuições do NEAD/UFMA: a educação a distância no Estado do Maranhão. POIÉSIS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – Universidade do Sul de Santa Catarina. v. 7, n. 11.

SIMÕES, Carlos Vicente Roupeta. O uso do software de edição áudio Audacity 2.0.5: aprendizagens decorrentes de sua utilização, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10362/14667. Acesso em: 24 out. 2021.

WESTERMANN, Bruno. Fatores que influenciam a autonomia do aluno de violão em um curso de Licenciatura em música à distância. Dissertação (Mestrado em Educação Musical) – Programa de Pós—Graduação em Música da Escola de Música da Universidade da Federal da Bahia, p. 124, 2010.

II) Figuras:

Figura 1: Imagem do Band-in-a-Box. Site: amazon.com.mx. Disponível em: https://www.amazon.com.mx/PG-Music-Band-Ultrapak-Windows/dp/B08XXSGK3S. Acesso em: 28 out. 2021.

Figura 2: Imagem do software Finale. Site: Malavida.com. Disponível em: https://www.malavida.com/br/soft/finale/#gref. Acesso em: 28 out. 2021.

Figura 3: Imagem do Software Pro Tools. Site: TechTudo.com.br. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/pro-tools.html. Acesso em: 28 out. 2021.

Figura 4: Earmaster. Site: Thomann.de. Disponível em: https://www.thomann.de/gb/earmaster_earmaster_7.htm. Acesso em: 28 out. 2021.

Figura 5: Cakewalk. Site: homestudio.com. Disponível em: https://www.homestudio.com.br/single-post/2018/05/11/o-cakewalk-sonar-agora-e-gratis. Acesso em: 28 out. 2021.

Figura 6: SoundCanva. Site: Roland.com. Disponível em: https://www.roland.com/br/products/rc_sound_canvas_va/. Acesso em: 28 out. 2021.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

SOUSA, Adriana Rodrigues de; ZORZAL, Ricieri Carlini.
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO MUSICAL: : o uso de softwares e ferramentas digitais para o ensino e aprendizagem da música
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 2, p. 343–369, 30 Jun 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18317. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos