POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ESCOLAS DO CAMPO:
reflexões em diálogo com o cotidiano docente
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.21Palavras-chave:
Políticas educacionais do campo, Escola do campo, Atuação docente, Cidadania.Resumo
Este texto apresenta os resultados de uma investigação envolvendo as políticas educacionais que foram implementadas no contexto de mudança das escolas do campo, antes compreendidas como escolas rurais. Nesse complexo, discute-se como, no cotidiano da escola do campo, os profissionais percebem e (re)conhecem essas mudanças na sua relação com o currículo escolar e a atuação docente. Para tanto, a questão que se propõe no debate intenta investigar de que maneira as políticas educacionais para escolas do campo são compreendidas pelos docentes e relacionadas com o currículo escolar e sua atuação na escola? A reflexão tem um caráter teórico-bibliográfico e documental, entrecortado por uma investigação empírica realizada a partir de questionários aplicados em escolas localizadas no sul e oeste de SC, na região de abrangência da UFFS-campus Chapecó-SC. A pesquisa permite inferir que há, ainda, poucos debates e compreensões sobre as políticas que interferem na atuação docente na escola do campo.
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