EVIDÊNCIAS DE VALIDADE BASEADAS NO CONTEÚDO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA LITERACIA CIENTÍFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.27

Palavras-chave:

literacia científica, avaliação, evidências de validade baseadas no conteúdo

Resumo

O estudo tem como objetivo a recolha de evidências de validade baseadas no conteúdo de um instrumento piloto de avaliação da literacia científica. A recolha foi realizada em sete etapas: definição dos domínios cognitivos, definição do universo e da representatividade do conteúdo, elaboração da tabela de especificação; construção do instrumento, análises teórica e empírica dos itens. Foram selecionados 35 itens que avaliam a compreensão, análise e avaliação das competências presentes nos principais documentos curriculares portugueses. O teste piloto foi aplicado a 176 alunos de 8 escolas da região sul de Portugal. A análise empírica revelou a presença de 14 itens muito fáceis e sete muito difíceis, os quais devem ser revistos para adequar o instrumento às competências da população-alvo.

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Biografia do Autor

Marcelo Alves Coppi, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE)

Bolseiro de investigação no Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP).

Isabel Fialho, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE)

Professora Auxiliar na Universidade de Évora - Centro de Investigação em Educação e Psicologia.

Marília Cid, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE)

Professora Associada na Universidade de Évora - Centro de Investigação em Educação e Psicologia.

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Publicado

2022-07-05

Como Citar

COPPI, Marcelo Alves; FIALHO, Isabel; CID, Marília.
EVIDÊNCIAS DE VALIDADE BASEADAS NO CONTEÚDO DE UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA LITERACIA CIENTÍFICA
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 2, p. 99–127, 5 Jul 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/17211. Acesso em: 22 dez 2024.