A EVASÃO NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n2.2022.23Palavras-chave:
evasão, Ensino Médio, Curso Técnico em Informática, integradoResumo
Este artigo apresenta resultados de um estudo que teve por objetivo conhecer as percepções de alunos, egressos, evadidos e professores do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio de um campus do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), sobre fatores que estão desencadeando a evasão ou a não conclusão do curso Técnico em Informática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia envolveu a análise documental, incluindo como fontes o projeto pedagógico desse curso e relatórios finais das turmas ingressantes de 2008 a 2016. Também foi feita uma pesquisa de campo, em 2019, com aplicação de questionários aos professores, alunos, egressos e evadidos do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio de um campus do CEFET-MG. As análises dos dados foram feitas com base na análise de conteúdo de Bardin (2016) e com auxílio do software MaxQda. Os resultados possibilitam afirmar que os fatores que desencadeiam a evasão nesse curso muitas vezes coincidem com os fatores presentes na literatura e no Documento Orientador para a Superação da Evasão e Retenção na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. No entanto, observou-se a relação professor-aluno como um dos fatores que desencadeiam o abandono do curso Técnico de Informática pesquisado, o que parece indicar que o CEFET-MG e os atores do processo educativo necessitariam planejar e implementar ações preventivas da evasão, em prol de uma formação para a cidadania e trabalho, pautada nas relações de solidariedade humana.
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